segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DOIS SÃO MORTOS EM CASTANHAL A FACADAS E PAULADA

Duas mortes violentas foram registradas durante o fim de semana, em Castanhal, cidade do nordeste paraense. As vítimas foram mortas a paulada e a facadas. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios (DH). A primeira morte violenta ocorreu no sábado (27), por volta das 21h40min, na ocupação da "Pedreirinha", área do bairro Imperador. Segundo a polícia, um grupo de amigos passou o dia e entrou à noite ingerindo bebida alcoólica em uma casa, localizada na Travessa Roraima, quando em um determinado momento Lorran Sousa, 20, se desentendeu com Fábio da Silva Ribeiro, de 27 anos. 

Após a discussão, Fábio Silva, que é irmão de um soldado da Policial Militar, sentou-se em uma cadeira. Aproveitando-se da distração, Lorran Sousa se armou de um pedaço de pau e aplicou uma paulada violenta na nuca de Fábio, que chegou a ser socorrido, mas morreu logo que deu entrada no hospital da cidade. O assassino está foragido.

O segundo assassinato ocorreu na madrugada de domingo (28), por volta das 2h30min, na ocupação "Ana Júlia III", encravada no bairro Novo Estrela. Marcelo Wilhames Campos de Lima morreu aos 20 anos de idade após tentar assaltar uma mulher. O cunhado da vítima, identificado por Gedean de Jesus Ximenes, de 32 anos, reagiu e matou o assaltante a facadas. 
        

De acordo com informações colhidas no local pelo cabo PM Almeida, a mulher chegava em sua residência quando foi surpreendida por dois homens encapuzados que anunciaram um assalto. "Ela (vítima) retornava de um aniversário. Ao ouvir gritos de socorro, o cunhado dela saiu de uma casa ao lado e travou luta corporal conseguindo ainda desferir várias facadas em um  dos assaltantes. Marcelo Wilhames morreu na hora e seu comparsa, ainda não identificado, fugiu correndo", contou Almeida.


Gedean de Jesus também foi esfaqueado, perdeu grande quantidade de sangue e teve que ser encaminhado para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, e seu estado de saúde era considerado grave. Os bandidos pretendiam roubar uma motocicleta.

A Polícia Civil tomou conhecimento sobre os dois homicídios e trabalha para tentar prender Lorran Sousa, que matou a paulada Fabio da Silva. A Divisão de Homicídios (DH) tenta ainda identificar e prender o segundo envolvido na tentativa de assalto que resultou em morte no bairro Novo Estrela.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É ROUBADO E MORTO COM TIRO NA CABEÇA

Um latrocínio (roubo seguido de morte) foi registrado na manhã de sábado (27) na delegacia de Polícia Civil do município de Igarapé-Açu, região nordeste do Pará. A vítima, que trabalhava plantando mandioca e vendendo tucupi na feira, foi executada com um tiro na cabeça e teve seus pertences roubados pelo assassino. O principal suspeito de ter praticado o crime foi preso no dia seguinte.
        
De acordo com investigações da polícia, o agricultor Jorge Ferreira da Silva, passou a noite de sexta-feira (26) bebendo no bar do "Cuca", juntamente com o caseiro Leandro da Silva, que trabalhava em uma fazenda, situada no km 05, da rodovia PA-127, mais precisamente na Vila de Pajurá, na zona rural de Igarapé-Açu. Por volta da meia-noite, Leandro da Silva teria convidado o amigo para que os mesmos continuassem a diversão na fazenda. Atendendo ao pedido, José Ferreira comprou mais dez latinhas de cerveja e a dupla se dirigiu até a propriedade rural, onde Leandro matou Jorge e depois roubou o valor de R$ 1.000,00 (Mil reais) e fugiu na motocicleta modelo Titan, cor azul, da vítima, segundo a polícia. Antes da fuga, o assassino arrastou o cadáver pelo chão de cimento até a mata, tentando ocultá-lo.
        
O caso foi descoberto na manhã de sábado (27) depois que o proprietário da fazenda chegou procurando pelo caseiro para que o mesmo fosse alimentar os gados com capim, por volta das 8h. O funcionário não foi encontrado e a polícia foi acionada quando o fazendeiro encontrou manchas de sangue espalhadas pela casa. Buscas foram realizadas e um corpo foi encontrado com uma perfuração de bala na cabeça, em uma área de mata bem próximo da fazenda. A arma utilizada no crime, uma espingarda do tipo cartucheira calibre 20, foi apreendida. Mais tarde o corpo foi identificado como sendo de Jorge Ferreira da Silva, de 36 anos, morador da Vila de Pajurá.
        
Na manhã de domingo (28), o cabo PM Cleidivaldo obteve a informação de que o assassino se encontrava na cidade de Castanhal à espera de um ônibus pretendendo fugir para o Estado do Maranhão. Sem pensar duas vezes, o militar se dirigiu até Castanhal conseguindo prender o principal suspeito na praça da Matriz, no centro da cidade. Os investigadores Carlão e Castelo, da Polícia Civil, também participaram da prisão.
Acusado
        
O acusado, que teria confessado a autoria do crime, foi autuado por latrocínio pelo delegado que investigava o caso. Leandro da Silva se encontra custodiado à disposição da justiça no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"NEGO JUNIOR" É PRESO POR ROUBO DE MOTOCICLETA

O maranhense Luiz Carlos dos Santos Filho, mais conhecido pelo apelido de "Nego Junior", de 26 anos, foi preso sob a acusação de ter roubado uma motocicleta na comunidade do 1º Caripi, zona rural do município de Igarapé-Açu, no nordeste do Pará. Luiz Carlos é um velho conhecido da polícia por já ter praticado crimes também na cidade de Castanhal.
        
O roubo ocorreu na noite de anteontem, por volta das 22h. A vítima relatou em Boletim de Ocorrência (BO) que trafegava tranquilamente em sua motocicleta quando de repente dois homens surgiram do escuro anunciando assalto. "Um pegou a minha moto enquanto outro bandido apontava um revólver em minha direção, fazendo ameaças. Depois, a dupla fugiu tomando rumo ignorado", contou.
        
Após tomarem conhecimento do fato, os cabos Adelson, Guilherme e Ernesto entraram na viatura 0530 e saíram à caça conseguindo deter um suspeito. Em outra viatura, os soldados Giovane e Braga vasculharam a área, mas o segundo envolvido não foi encontrado. O detido, identificado por Luiz Carlos dos Santos Filho, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde negou tudo. Mas no dia seguinte foi reconhecido pela vítima como sendo um dos autores do roubo.
        
Durante interrogatório, o acusado confessou participação no crime revelando ainda onde o veículo estava escondido. Sem perder tempo, a equipe do cabo PM Cleidivaldo, juntamente com a equipe do investigador Rui, se deslocaram até o campo do "Maconhão" encontrando a motocicleta em uma área de mata. No local foram vistas folhas de sororoca que, segundo a polícia, serviam de cama para assaltantes. "À noite eles praticavam crimes, dormiam em cima das folhas de sororoca e iam em bora ao amanhecer", confirmou um dos policiais.
        
Diante das evidências, Luiz Carlos, o "Nego Junior", foi transferido ao sistema carcerário para ficar à disposição da justiça após ter sido autuado por roubo pelo delegado Cruz. O segundo envolvido no crime ainda se encontra foragido.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM QUE ATIROU EM VÍTIMA DURANTE ASSALTO É PRESO

No município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão expedido pela justiça contra Edson Renilson Gomes Miranda, 18 anos, acusado de ter efetuado um disparo de arma de fogo nas costas de uma mulher de 28 anos de idade. A bala acertou a coluna cervical e quase a vítima fica tetraplégica . O crime ocorreu no dia 5 de junho deste ano. O acusado foi preso na manhã de ontem.
        
A vítima contou à polícia que no dia do crime trafegava tranquilamente em via pública pelo bairro Vila Nova quando dois homens se aproximaram e anunciaram o assalto. Ela disse ainda que um dos assaltantes, armado de um revólver, efetuou um tiro que atingiu suas costas. Após o disparo, a dupla fugiu do local em uma bicicleta levando somente um aparelho celular. Populares socorreram a mulher que logo em seguida foi encaminhada por uma equipe de resgate para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, onde foi atendida e hoje está viva para contar a história.
        
Na época uma guarnição da Polícia Militar se dirigiu à casa do acusado, situada na 6ª Rua das Palmeiras, mas a diligência não teve êxito. A justiça decretou um mandado de prisão preventiva contra o atirador. Edson Renielson Gomes Miranda, de 18 anos, foi localizado e preso na manhã de ontem pela equipe do delegado Ronaldo Lopes. Na delegacia de São Miguel do Guamá, o preso alegou que só atirou para assustar a vítima. O acusado contou ainda que durante o assalto teve apoio de um adolescente de 17 anos. O menor infrator não foi localizado.
        
Edson Renilson Gomes Miranda já está na cadeia aguardando o dia de seu julgamento. Ele foi autuado pelos crimes de assalto a mão armada e tentativa de homicídio.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ACIDENTE MATA MOTOQUEIRO NA RODOVIA PA-318

Um acidente de trânsito com vítima fatal aconteceu na tarde de sexta-feira (19), por volta das 13h40min, na PA-318, entre o município de Marapanin e a localidade de Caratateua, no nordeste do Estado. Um jovem de 25 anos morreu após colidir sua motocicleta com uma caminhonete. Revoltados, parentes e amigos da vítima fatal tocaram fogo no carro. Com medo de ser morto, o motorista fugiu do local.
        
Segundo informações do sargento PM Deusdeth, comandante do destacamento de Marapanin, Evadelson de Castro Monteiro, conhecido por "Chibé", trafegava em sua motocicleta pela PA-318 quando em uma curva, próximo do "Igarapé do Messias", teria perdido o controle, invadido a contramão e colidido frontalmente com uma caminhonete. "Pelo menos foi isso o que informaram para mim e para minha guarnição. Ainda segundo testemunhas, o motoqueiro atendia o telefone celular ao mesmo tempo em que pilotava", informou o comandante.
        
Com o impacto da batida, Evadelson Monteiro, de 25 anos, morreu na hora. Ele estava de capacete e possuía todos os documentos necessários, tanto pessoal quanto de seu veículo, segundo a polícia. Wendeu Odinaldo Barros da Silva, conhecido por "Louro", que dirigia o carro fazendo propaganda política, fugiu do local, provavelmente com medo de ser linchado.
        
Populares quebraram e depois atearam fogo no carro. Os ânimos só foram acalmados com a chegada da Polícia Militar. Wendeu Odinaldo foi localizado e conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi
ouvido pelo delegado de plantão. O motorista deverá responder, em liberdade, por homicídio culposo no trânsito (quando não há a intensão de matar).

Reportagem: Tiago Silva

BANDO INVADE LOJA E ROUBA 421 APARELHOS DE ELETROELETRÔNICOS

Quatro homens utilizando armas de fogo (uma pistola e três revólveres) realizaram, na manhã de sexta-feira (19), um assalto cinematográfico em pleno centro comercial de Castanhal, nordeste do Pará, desafiando o serviço de inteligência e de investigação da Polícia Civil. De uma loja, uma das maiores da cidade, os bandidos roubaram diversos aparelhos de eletroeletrônicos. O prejuízo pode ter alcançado os R$ 350 mil.
        
Duas câmeras de circuito externo de outra loja registraram toda a ação dos criminosos que chegaram no local às 7h20min, em um carro com vidros peliculados modelo Línea, cor branca, e permaneceram por alguns minutos dentro do veículo, estacionado na Avenida Magalhães Barata. Às 7h52min, dois dos quatro criminosos saíram do carro, invadiram a loja e renderam o gerente e um funcionário, que já se encontravam no interior do estabelecimento. Mais cinco funcionários também foram rendidos logo que chegaram para trabalhar. Poucos minutos depois outro bandido saiu do carro e também invadiu o estabelecimento comercial. O assalto acontecia com tanta facilidade que o quarto integrante do bando saiu do veículo para lanchar enquanto seus comparsas faziam o "raspa" dentro da loja. Somente depois de uma hora, os assaltantes fugiram com seis malotes entupidos com 350 celulares, 03 Smartphones, 20 tabletes e 08 notebooks, todos caríssimos, segundo informação de um funcionário. 
        
As imagens registradas pelas câmeras mostram que três criminosos saem da loja, um por um, e guardam os malotes no porta-malas do carro Línea, cor branca. Depois, o motorista acelera e o quarteto foge no veículo tomando rumo ignorado. "Eles (bandidos) estavam todos bem trajados (de calça preta, camisa branca e sapato social), não foram agressivos, pediram para a gente ter calma e falaram que eram pais de família e que também estavam trabalhando. Depois todos nós (funcionários) fomos trancados no depósito", contou. 
        
O gerente disse ainda ao BLOG que os assaltantes se comunicavam via rádio e que sabiam a quantidade de funcionários e a função de cada um. "Parece que eles já conheciam a loja! Perguntaram porque que só tinha sete funcionários se no dia anterior tinha nove. Eles sabiam de tudo!", contou admirado.
        
Antes da fuga, dois assaltantes trocaram suas camisas com as de dois funcionários. Um dos assaltantes até esqueceu duas notas de R$ 20 no bolso. "Foi, ele levou a minha camisa e deixou a dele com quarenta reais dentro do bolso. Pelo menos deixaram o dinheiro do café", brincou uma das vítimas.
        
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil que pretende identificar os assaltantes através das filmagens para tentar prendê-los.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ACIDENTE NA BR-316 DEIXA DOIS FERIDOS E UM MORTO

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após se envolverem em um acidente automobilístico ocorrido na madrugada de ontem, por volta das 3h30min, na altura do km 73 da BR-316, em Castanhal, cidade do nordeste paraense. O motorista teria cochilado no volante, perdido o controle de um carro, invadido a mata e colidido com uma árvore.
        
Segundo informações do cabo PM Jurandir, dois homens e uma mulher se encontravam no interior do veículo modelo Picape Strada, cor prata, no momento da batida. O motorista João Edson Neres Sousa, 34 anos, morreu na hora. Cristiano Barbosa Gouveia sofreu escoriações pelo corpo e sua esposa, ainda não identificada, foi encaminhada por uma equipe de resgate para a UPA 24 horas com suspeita de fratura na clavícula. "O motorista ficou de cabeça para baixo e morreu, provavelmente por ter quebrado o pescoço", acredita o militar. Peritos removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).
        
Cristiano Barbosa contou à polícia que estava no aeroporto de Val-de-Cans, em Belém, com sua esposa e que seu amigo, João Edson, saiu à noite do município de Bragança para buscá-los. Na entrada de Castanhal o casal dormiu e só acordou com o barulho provocado pela colisão frontal do carro com uma árvore. A polícia acredita que o motorista também teria cochilado e invadido a mata.
        
O veículo foi guinchado para o pátio da Polícia
Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil ganhou o papel de investigar para descobrir o que realmente teria provocado o acidente.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

POLICIAL MILITAR REAGE E MATA LADRÃO A TIROS

Decidido em "tocar o terror", um homem armado de um revólver invadiu um estabelecimento comercial anunciando assalto, dando coronhadas para intimidar e roubar objetos pessoais de clientes, segundo testemunhas. Para o azar do assaltante, entre as vítimas estava um policial militar à paisana que reagiu e o matou a tiros. Outro bandido só não morreu porque fugiu ao perceber a reação. O fato ocorreu na cidade de Castanhal, região nordeste do Estado, por volta das 20h30min de segunda-feira (15).
        
O soldado, que preferiu não ter seu nome divulgado, mas que é lotado no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), disse ao seu comandante, ao coronel França, que após sair da faculdade se reuniu com amigos numa sorveteria e pizzaria, situada na esquina da Rua Tiradentes com a Quintino Bocaiuva, no bairro Estrela, quando de repente chegou um desconhecido anunciando assalto e tomando bolsas e celulares de homens e mulheres. Ainda de acordo com relatos do soldado, o desconhecido agrediu fisicamente e verbalmente as vítimas com coronhadas e palavras de baixo calão.
        
"Ele (bandido) nos humilhou! Nos chamou de vagabundos, deu coronhada em nossas cabeças e ainda tentou nos matar! Ele apontou a arma em minha direção e de meus amigos e atirou; o primeiro falhou e o segundo tiro atingiu a parede. Em defesa própria e de meus amigos, eu saquei a minha arma e disparei contra o individuo", disse o militar.
        
Ao ver seu comparsa caído ao chão e perdendo muito sangue, um segundo envolvido, que se encontrava do lado de fora esperando para dar a fuga, acelerou a motocicleta e fugiu em alta velocidade.
A placa, o modelo e a cor do veículo não foram anotados. O baleado agonizou por alguns minutos e morreu antes mesmo de uma equipe de resgate chegar ao local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
        
Mais tarde o morto foi identificado como Junilson Ramos de Medeiros, 24 anos, conhecido pela polícia por já ter sido indiciado duas vezes por roubo qualificado e uma vez por formação de quadrilha. Em sua mão direita, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 municiado; uma das balas estava deflagrada. A mãe de Junilson Ramos de Medeiros chorou bastante quando se deparou com o corpo de seu filho estirado no asfalto. No local também compareceram vários amigos de Junilson que, segundo a polícia, a maioria seria assaltante.
        
Após a morte do criminoso, a cidade passou a noite e a madrugada sem nenhum registro de roubo relevante. O soldado ficou de se apresentar a qualquer momento por livre e espontânea vontade na delegacia de Polícia Civil acompanhado de um advogado. O delegado responsável pelo caso entendeu que o agente da lei agiu em legitima defesa.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 16 de setembro de 2014

NO TAUÁ, PM FAZ PRISÕES E APREENDE ARMA E DROGAS

Durante o fim de semana, policiais militares lotados no destacamento de Santo Antônio do Tauá, região nordeste do estado, apreenderam drogas e retiraram de circulação uma arma de fogo que, segundo a polícia, foi e seria utilizada em crimes. Dois adultos foram presos e um adolescente foi apreendido.
        
A primeira ação combatendo a criminalidade foi na tarde de sexta-feira (12). Após obter o conhecimento de que uma pessoa estaria tirando o sossego de moradores da localidade de Borralho, zona rural de Santo Antônio do Tauá, o comandante do 12º batalhão, coronel PM Jair, cobrou a prisão imediata do denunciado. Cumprindo determinações, o capitão PM Josimar ordenou que uma varredura fosse feita em Borralho a fim de localizar Denilson Monteiro Pinheiro, de 22 anos.
        
Para dar cumprimento à missão, a sargento PM Noely, atual comandante do destacamento, convocou o cabo Nilson e os soldados Sérgio, Farias e Falcão. A equipe formada por policiais experientes rapidamente conseguiu efetuar a prisão. Denilson Monteiro foi localizado em sua residência, situada na Rua São Francisco, próximo do único cemitério de Borralho. Um revólver calibre 38, municiado, que, segundo a polícia, era utilizado em assaltos, foi apreendido em poder de Denilson. Ele foi autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e já se encontra à disposição da justiça.

TRÁFICO
        
Na manhã de sábado (13), uma guarnição formada pelos cabos Jonilson, Nascimento e pelos soldados Miranda e Mayara, apreendeu um adolescente de 16 anos pelo fato de o mesmo ter sido flagrado em poder de 58 pedras de oxi, principal substância usada durante o preparo da pasta base de cocaína. O flagrante se deu no bairro do Pina, mais precisamente na Rua Sebastião Dantas, em Santo Antônio do Tauá.
        
"Recebemos uma denúncia anônima dando conta que três pessoas estavam traficando entorpecentes em via pública. Se dirigimos até o local e conseguimos apreender as pedras de oxi. Dois indivíduos, identificados apenas pelos apelidos de 'Playboy' e 'Bruninho', correram quando avistaram a viatura. O que estava com a droga foi alcançado", relatou Jonilson. O menor seria encaminhado para um abrigo socioeducativo para responder pelo ato infracional.

TOLERÂNCIA ZERO
        
Ainda em Santo Antônio do Tauá, durante a operação "Tolerância zero", referindo-se ao tráfico de entorpecentes, crime que fomenta outras práticas delituosas e que destrói lares de qualquer família, a Polícia Militar retirou do convívio social, pelo menos por enquanto, mais um traficante.
        
Na noite de sábado (13), por volta das 21h, uma guarnição da PM, tendo a permissão do proprietário, realizou uma revista no interior de uma casa, situada no km 29 da localidade Bom Jesus, encontrando 22 petecas de pasta base de cocaína, 25 gramas da mesma substância, além de 5 cartuchos da droga conhecida por limãozinho e 1 tablete de maconha.
        
O dono da casa, Adenilson da Costa Santa Brigida, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para ser autuado criminalmente. As prisões seguem determinações do coronel Jair e do capitão Josimar. Os comandantes adiantaram que mais operações serão realizadas na tentativa de diminuir a criminalidade no Tauá.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Castanhal: homem é assassinado na frente da esposa e do filho

Márcio de Jesus Ferreira Barbosa, o "Marcinho", de 18 anos, foi assassinado com quatro tiros pelo corpo, a maioria na cabeça. O crime aconteceu na noite de quinta-feira (11), por volta das 22h, em Castanhal, no nordeste paraense. A vítima foi executada na frente da esposa e do filho recém-nascido, dentro da própria casa. É o terceiro assassinato já registrado na cidade desde quando se iniciou o mês de setembro.
        
Segundo informações do sargento PM Belém, comandante da 2ª companhia, a vítima estava em frente de sua residência, nº 136, situada na rua Benguí, no bairro Salgadinho, quando dois homens, até então desconhecidos, chegaram e desceram de uma motocicleta modelo Titan, cor preto, cada um com uma arma em punho. "Quando o 'Marcinho' viu os dois homens armados, ele correu entrando na casa. A esposa dele, do 'Marcinho', que segurava um bebê no colo, ela também correu com medo. Os desconhecidos invadiram a casa e só executaram o jovem, com vários tiros", relatou o comandante. Após efetuarem os disparos, os atiradores fugiram em alta velocidade.
        
Desesperada, a mulher colocou o filho pequeno sobre uma cama e, chorando bastante, sacudiu o corpo do marido pedindo para que ele voltasse. "Volta, amor! Volta. Não deixa a gente só, por favor!", gritava desesperadamente a jovem até a chegada da Polícia Militar. O desespero aumentou quando peritos chegaram para levar o cadáver para o Instituto Médico Legal (IML).
        
O caso foi registrado na delegacia do centro da cidade e repassado para policiais civis da Divisão de Homicídios (DH) que já deram início nas investigações. Segundo a polícia, a vítima possuía passagens pela justiça. Nenhuma hipótese é descartada, inclusive "dividas não pagas" entre foras da lei.

Reportagem: Tiago Silva

Castanhal: "Xerfan" é preso logo após fugir da cadeia

Felipe Chagas dos Anjos, 23 anos, o “Xerfan”, foragido de Justiça e que vinha cometendo assaltos a bancos tanto na região nordeste do Pará como possivelmente no Sul do país, foi detido ontem por uma equipe de policiais civis e militares, que recebeu a informação segura de que ele estava vindo de Campinas (SP) para Castanhal em um coletivo da empresa Transbrasiliana.

“Xerfan” vinha sendo investigado há quatro meses devido a assaltos para roubar carros de luxo, principalmente caminhonetes cabine dupla, que ele comercializava fora do Pará. Mas os assaltos a agências bancárias constam da maioria das acusações e que movimentaram os policiais da superintendência de Polícia da região do Salgado.

Com a informação privilegiada do paradeiro do assaltante, duas equipes policiais foram distribuídas, uma para o Terminal Rodoviário de Santa Maria do Pará, a fim de interceptar o ônibus, e a outra no Terminal de Castanhal, onde a mãe de “Xerfan” estava esperando por ele.

Foi em Santa Maria que ocorreu a detenção do acusado. Não houve reação devido à surpresa da ação dos tiras. Com o assaltante foi encontrada uma documentação falsa com as fotos dele, mas em nome de Felipe Pantoja da Silva. Assim identificado, ele comprou passagem para o Pará.

A prisão do suspeito está legalizada por um mandado de prisão expedido contra o mesmo pela Justiça de Castanhal e se refere ao roubo de uma caminhonete de luxo este ano. Ele foi autuado por uso de documentos falsos e deverá responder a inquéritos por outros delitos. Ele deverá ser ouvido por policiais paulistas sobre possíveis assaltos a banco em São Paulo. “Xerfan” está preso em Castanhal, devendo ser recolhido ao Sistema Penitenciário na manhã de hoje.

Fonte: (Diário do Pará)

Castanhal: Cocaína em líquido é apreendida em "boca de fumo"

Policiais civis da 3ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) prenderam José Fernandes Pimentel Santana, o "Nando", de 34 anos, considerado um dos maiores traficantes de Castanhal, região nordeste do estado. Na casa do acusado foi apreendida grande quantidade de entorpecentes, inclusive cocaína em líquido. A prisão ocorreu durante o fim de semana na periferia da cidade.
        
O ponto de fabricação e venda de entorpecentes, situado na ocupação "Ana Júlia III", área do bairro Novo Estrela, foi descoberto depois que diversas denuncias anônimas foram feitas ao fone 181 (disque-denuncia). Tendo certeza de que a casa denunciada era mesmo uma "boca de fumo", o delegado Luiz Xavier pediu apoio ao delegado Fernando Rocha para que uma batida fosse realizada no local. O dia escolhido foi sexta-feira (12), no final da tarde, horário que o traficante se encontrava para fabricar as drogas, segundo as denuncias.
        
Os investigadores Monteiro (chefe de operações), Nivaldo, Junior, Lima e Magno foram os convocados para realizarem o cerco. O acusado tentou fugir pulando muros e invadindo quintais, mas não conseguiu ir tão longe sendo alcançado e preso pela equipe policial. Durante
revista minuciosa feita na casa, os investigadores encontraram 200 petecas de pasta base de cocaína, já embaladas e prontas para serem comercializadas; 1 kg de maconha, além de cocaína em estado líquido (três litros). José Fernandes Pimentel Santana foi autuado, em flagrante delito, e transferido para o presídio de Castanhal, para responder pelo crime de tráfico de drogas.
        
"Nando" já possuía passagens pela justiça por assalto a mão armada. Ele ainda é suspeito de ter participado do resgate de presos da delegacia do centro de Castanhal, ocorrido no ano de 2009.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Atirou primeiro, errou a mira e morreu com 4 tiros

O delegado Patrício Pontes, titular da Divisão de Homicídios (DH), investiga o primeiro assassinato registrado nesse mês de setembro, em Castanhal, cidade nordeste do Pará. Um homem de 34 anos morreu ao ser atingido com pelo menos quatro tiros pelo corpo. O crime ocorreu na madrugada de domingo (7), por volta de 1h, no bairro da Saudade I.
        
Segundo os primeiros levantamento da Polícia Civil, Lindomar Ramos Barbosa, mais conhecido por "Baboni", invadiu o bar da Lucia, situado na rua Dr. Luiz de Almeida, efetuando vários disparos de arma de fogo em direção de um desafeto que também estava armado. Houve troca de tiros, Lindomar errou o alvo e morreu, após ser atingido com quatro tiros disparados pelo rival. Uma bala perdida atingiu o adomem de um cliente do bar, identificado por Saimon da Cruz Sales, 23 anos, que, em estado grave, foi levado por uma equipe do Samu para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua. O assassino fugiu do local levando a arma da vítima fatal. A Polícia Militar realizou buscas, mas nenhum suspeito foi encontrado.
        
Lindomar Ramos trabalhava com compra e venda de veículos em um ponto da cidade e possuía passagens pela justiça por roubo qualificado e tentativa de homicídio. O caso está sendo investigado pelo delegado Patrício Pontes que ouvirá testemunhas oculares para tentar descobrir a identidade do assassino e prendê-lo.

Reportagem: Tiago Silva

"Neguinho" confessa que matou para não morrer primeiro

Wellington Alves da Silva, conhecido no mundo do crime pelo apelido de "Neguinho", de 18 anos, foi preso na manhã de ontem, por volta das 10h, acusado de ter matado a tiros Leonardo Pereira Alves, de 23 anos. O acusado confessou o crime alegando que matou porque a vítima planejava executá-lo primeiro.
        
O assassinato aconteceu no dia 26 do mês passado, por volta das 21h, no bairro Florestal, periferia da cidade de Castanhal, região nordeste do Estado. A vítima trafegava a pé pela rua Padre Salvador Traccaiolli quando foi abordada e executada com quatro tiros na cabeça disparados por um homem que depois fugiu numa bicicleta. Durante trabalho de remoção do corpo, peritos do Instituto Médico Legal (IML) encontraram, sob a cueca da vítima, um saco plástico contendo uma pequena quantidade de pasta base de cocaína. A Polícia Civil confirmou que Leonardo Pereira comercializava entorpecentes e que poderia ter sido morto a mando de traficantes rivais.
        
Através de um trabalho intenso de investigação, ouvindo testemunhas e recebendo ligações anônimas, policiais civis da Divisão de Homicídios (DH) identificaram o principal suspeito conseguindo prendê-lo na manhã de ontem, treze dias após o ocorrido. Wellington Alves da Silva foi localizado no bairro Santa Lídia, mais precisamente na rua Lauro Sodré, bem próximo do local do crime. Uma revista pessoal foi realizada e com Wellington foi encontrado um revólver calibre 38 municiado, provavelmente a mesma arma usada na execução.
        
Na delegacia do centro da cidade de Castanhal, perante a imprensa, o preso confessou a autoria do crime. "Eu matei mesmo! Se eu não tivesse feito isso quem estava no cemitério agora seria eu. Fiquei  sabendo que ele (vítima) emprestou uma arma (revólver) para um 'maluco' me matar, ai acabei com a vida dele com quatro tiros no 'coco' (cabeça)", confessou friamente.
        
Após ser ouvido e autuado pelo delegado Patrício Pontes, Wellington Alves da Silva ou "Neguinho" foi levado para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde se encontra custodiado à disposição da justiça respondendo por assassinato.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Acidente mata jovem e deixa duas gravemente feridas

Uma mulher morreu e outras duas ficaram gravemente feridas após se envolverem em um acidente automobilístico ocorrido na noite de quarta-feira (3), em Castanhal, cidade do nordeste paraense. As vítimas estavam numa motocicleta e estariam fugindo de assaltantes quando colidiram-se com um carro.
        
O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Presidente Kennedy com a 1º de Maio, na esquina do extinto Camping Ibirapuera, no bairro Estrela. Segundo informações de amigos das vítimas, duas jovens, ambas de 21 anos, saíram de uma faculdade, onde cursavam o 8º semestre do curso de contabilidade, e retornavam para suas casas acompanhadas de uma adolescente de 15 anos. As três estavam numa motocicleta modelo Biz quando, por volta das 22h, dois homens armados teriam tentado assaltá-las. Para escapar do assalto, uma das estudantes acelerou a moto, colidindo com um carro. Os supostos assaltantes fugiram.

A colisão foi tão violenta que Pâmela Carine Nunes Gomes fraturou as duas pernas e Thaís Bruna Carvalho Silva sofreu fratura exposta no fêmur esquerdo. As duas amigas de faculdade, juntamente com a adolescente, também bastante machucada, foram socorridas por uma esquipe do Corpo de Bombeiros, sob o comando do sargento Brasil, e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

Thaís Bruna Carvalho Silva não resistiu ao gravíssimo ferimento e morreu. Pâmela Carine, na tarde de ontem, passou por uma cirurgia no Hospital Metropolitano, em Ananindeua, e seu estado de saúde era considerado grave. A menor de idade, com um coagulo na cabeça, também foi hospitalizada no Metropolitano e seu estado de saúde também é considerado crítico.
        
O corpo de Thaís Bruna chegou ontem, por volta das 17h, para ser velado em uma igreja, situada no bairro Cristo Redentor, e foi sepultado em um cemitério de Castanhal, na manhã de hoje. Amigos e familiares lamentaram a morte precoce da universitária.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Após onda de assaltos, trio é localizado e preso

Três pessoas foram presas após cometerem diversos assaltos no distrito de Apeú, no nordeste do Estado. Com o trio, a polícia recuperou objetos que haviam sido roubados e apreendeu uma arma de fogo municiada. Um dos acusados foi alvejado durante troca de tiros com policiais, mas passa bem na cadeia.
        
Primeiro, por volta das 9h, três homens invadiram uma panificadora de onde roubaram uma pequena quantia em dinheiro, além de pertences pessoais de clientes que se encontravam no interior do estabelecimento comercial. Em seguida, o trio se dirigiu até uma casa. O imóvel só não foi invadido porque o cão de guarda expulsou os bandidos latindo bastante e tentando mordê-los. Tiros foram disparados, mas, felizmente, o animal não foi atingido.
        
O terceiro alvo foi uma chácara, ainda situada no distrito de Apeú. No andamento do assalto, a polícia foi acionada, mas já era tarde quando uma guarnição da PM chegou ao local: os criminosos já haviam fugido numa motocicleta com dois aparelhos celulares, duas alianças de ouro, um par de tênis de marca, um relógio de pulso, além de R$ 750,00. Sem perder tempo, o sargento PM Barbosa saiu em diligência com sua equipe conseguindo localizar os assaltantes no bairro Titanlândia.
        
André Trindade Gomes, 18, e Eliton José da Rocha, 24 anos, foram os primeiros a serem presos. O terceiro envolvido jogou a motocicleta ao chão e invadiu uma área de mata atirando contra policiais militares que revidaram. O suspeito foi atingido com um tiro de raspão na mão esquerda. Antônio Carlos Martins, de 18 anos, recebeu atendimentos médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e posteriormente foi conduzido à delegacia do centro de Castanhal para realização dos procedimentos cabíveis.
        
De acordo com a Polícia Civil, André, Eliton e Antônio foram autuados pelos crimes de assalto a mão armada, invasão a domicílio e porte ilegal de arma de fogo. Ambos os acusados se encontram custodiados à disposição da justiça no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

Reportagem: Tiago Silva

Trio é preso sob acusação de tráfico e receptação de roubo

Policiais Civis do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e da 3ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) prenderam, na tarde de terça-feira (2), por volta das 15h, duas mulheres e um homem acusados de tráfico de droga e receptação de objeto roubado. As prisões ocorreram na cidade de Castanhal, no nordeste paraense.
        
Após um advogado comparecer à delegacia

do centro da cidade de Castanhal informando o roubo de seu aparelho celular de última geração, a equipe de investigação da Polícia Civil apurou o fato e chegou até Tayres Mayara Alves da Silva, 18 anos, flagrando-a em poder do celular roubado. Em sua defesa, a jovem alegou que havia comprado o aparelho de seu irmão não sabendo que seria produto de roubo e por isso foi autuada, em flagrante, pelo crime de receptação.
        
Em continuidade nas diligências, os investigadores Nivaldo, Junior e Monteiro localizaram uma "Boca de fumo", onde viciados trocavam objetos roubados e furtados por entorpecentes. No interior do imóvel, durante revista permitida pelos responsáveis, foram apreendidas aproximadamente 500 gramas de pasta base de cocaína. Mesmo negando serem traficantes, Rosenilton Silva e Silva, vulgo "Coxinha", e Jéssica Esteves Torres, ambos com 24 anos de idade, foram autuados pelo crime de tráfico de droga.
        
As mulheres foram transferidas para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua. O homem permanece custodiado no presídio de Castanhal.

Reportagem: Tiago Silva

Dupla é presa após roubo de veículo

Dois homens foram presos, em Castanhal, cidade do nordeste paraense, após terem roubado um carro modelo Celta, cor prata, no município de Santa Isabel do Pará, região metropolitana de Belém. O crime ocorreu no bairro do Jurunas, por volta das 21h de segunda-feira (1), quando a vítima se mudava com a família para outra residência. A dupla fugiu levando ainda dois televisores, um notebook, além da quantia de R$ 1.750,00.
        
Poucos minutos após o roubo, a polícia local foi acionada, realizou diligências, mas nenhum suspeito foi encontrado. Ao tomar conhecimento do fato, o sargento PM Barbosa deduziu que os criminosos poderiam estar na cidade de Castanhal e logo monto
u barreiras conseguindo interceptar o veículo roubado na Avenida Barão do Rio Branco, centro da cidade "Modelo". Daniel Oliveira Lopes ou "Sorriso", 25, e Paulo Nazareno Carvalho dos Santos, mais conhecido por "Turú", de 30 anos, foram presos. No interior do carro recuperado foi encontrado um revólver calibre 38 municiado de numeração raspada.
        
A dupla confessou à polícia que o proprietário do veículo havia sido abandonado (só de cueca) em um ramal da agrovila Santa Terezinha, zona rural de Castanhal. O cabo Amarildo, juntamente com os soldados Estefano e Magno, sob o comando do sargento Barbosa, após resgatarem a vítima, conduziram os assaltantes à delegacia de Santa Isabel do Pará, onde o delegado Paulo Henrique os autuou pelos crimes de assalto a mão armada, carcere privado e porte ilegal de arma de fogo.
        
Os objetos, bem como a quantia em dinheiro foram recuperados.Daniel Oliveira e seu comparsa Paulo Nazareno se encontram recolhidos à disposição da justiça em um presídio estadual.

Reportagem: Tiago Silva

Perseguição, detenções e arma de fogo apreendida

Policiais militares do grupamento Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) apreenderam uma arma de fogo municiada e detiveram três pessoas suspeitas de serem assaltantes. A apreensão da arma letal ocorreu na cidade de Castanhal, no nordeste paraense, por volta das 22h de terça-feira (2).
        
O flagrante se deu depois que uma guarnição, composta por quatro soldados, sob o comando do cabo PM Claudio, avistou três homens parados no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Travessa Inácio Koury, no bairro Nava Olinda. Ao perceber a presença da polícia, o trio saiu em disparada numa motocicleta. Durante perseguição, um dos suspeitos sacou uma arma de fogo e tentou disparar contra os agentes da lei, porém o piloto perdeu o equilíbrio do veículo ocasionando a queda dos três suspeitos.
        
Bastante machucados, sobre o asfalto, Silvio Junior Rodrigues dos Santos, Rafael Ribeiro da Silva Brito, ambos com 18 anos, e Jeferson Rodrigo Brito de Assis, de 22 anos, foram detidos e conduzidos à delegacia do centro da cidade para realização dos procedimentos cabíveis. Somente Silvio Junior teria sido autuado criminalmente por ter sido flagrado em poder de um revólver calibre 32 contendo duas munições intactas no tambor. A polícia acredita que o trio planejava cometer assaltos.

Reportagem: Tiago Silva

Bando invade farmácia e arromba caixa eletrônico

Pelo menos cinco homens fortemente armados invadiram uma farmácia e arrombaram um caixa eletrônico, após renderem quatro vigilantes. A ação criminosa ocorreu na madrugada de ontem, por volta das 2h, em pleno centro comercial da cidade de Castanhal, nordeste do Pará. O bando, segundo a polícia, teria fugido sem roubar dinheiro.
        
De acordo com o sargento PM Alex, comandante da 2ª companhia, a quadrilha chegou ao local em um carro modelo Fiorino, cor branca, logo rendendo dois vigilantes da farmácia, situada às margens da Avenida Presidente Vargas. Em seguida, outro vigilante de uma academia também foi rendido. Os seguranças particulares foram algemados com as mãos para trás (com algemas descartáveis) e jogados para o interior do carro. Percebendo uma movimentação estranha, o vigilante do hospital São José, situado ao lado da farmácia, resolveu verificar o que ocorria e acabou tendo seu revólver calibre 38 roubado depois de, também, ser imobilizado.
        
"Um dos bandidos vestiu a farda do segurança da farmácia e, sem saber que se tratava de um criminoso, o guarda do hospital se aproximou perguntando se o segurança era novato na área. Foi nesse momento que o cidadão de bem foi imobilizado", contou o sargento Alex.
        
Utilizando duas marretas e uma picareta, três quebravam a parede enquanto dois integrantes da quadrilha tomavam conta dos reféns. O buraco construído deu acesso aos dois caixas eletrônicos do estabelecimento, mas somente um foi arrombado e queimado com maçarico. "Os bandidos não teriam tido acesso ao dinheiro e, antes de empreenderem fuga, invadiram o hospital São José conseguindo roubar quatro aparelhos celulares de funcionários", informou Alex.
        
Três vigilantes foram deixados próximo do local do crime e o guarda do hospital foi abandonado na Praça do bairro Cristo Redentor. Várias guarnições da Polícia Militar realizaram incursões e barreiras foram montadas em pontos estratégicos, mas, até o fechamento dessa edição, ninguém havia sido preso. Imagens que teriam sido registradas pelas câmeras do circuito interno da farmácia deverão ser entregues à Polícia Civil para início das investigações.

Reportagem: Tiago Silva

Chácara de prefeito quase é invadida por homens armados

A chácara do prefeito de Castanhal, Paulo Titan (PMDB), situada no distrito de Apeú, nordeste do Pará, por pouco mais uma vez não foi invadida por criminosos armados. Seguranças do executivo teriam feito com que dois suspeitos fugissem na base da bala. As informações foram repassadas por policiais militares que atenderam a ocorrência.
        
Segundo o sargento PM Alex, dois desconhecidos teriam tentado invadir a propriedade de Paulo Titan, por volta das 23h de Terça-feira (2), provavelmente para cometerem assalto. A invasão só não ocorreu porque seguranças particulares, ao perceberem movimentação estranha, efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção aos suspeitos que, sem alternativa, foram obrigados a adentrar em uma área de mata. Tiros também teriam sido disparados contra os seguranças. A Polícia Civil deverá apurar o fato. 

OUTRA TENTATIVA        
        
Não é a primeira vez que tentam assaltar a chácara do "Jacaré", como é conhecido o atual gestor da cidade de Castanhal. No final do ano passado, um segurança e um bandido sofreram baleamento, sem gravidade, durante troca de tiros em tentativa de assalto contra a propriedade rural, onde o peemedebista reside. Na época, um adolescente de 15 anos foi apreendido e dois adultos foram presos. Um revólver calibre 38 municiado foi encontrado com um dos acusados.

Reportagem: Tiago Silva

Marapanin: homem é detido suspeito de ser traficante


Denis Eduardo Fernandes Costa, 35 anos, foi detido acusado de comercializar entorpecentes no município de Marapanin, nordeste do Pará. Com o acusado, a Polícia Militar teria encontrado grande quantidade de droga. A detenção ocorreu na noite de terça-feira (2), por volta das 20h. 

        
Policiais militares do 23º pelotão, ao comando do sargento Deusdeth, realizavam ronda ostensiva pelo município quando avistaram um suspeito trafegando a pé em via pública. Durante revista pessoal realizada no suspeito teriam sido encontrados dois sacos plásticos contendo, cada um, 150 gramas de pasta base de cocaína.
        
A droga foi encaminhada, juntamente com o acusado à delegacia de Polícia Civil local, onde o delegado plantonista autuou Denis Eduardo pelo crime de tráfico de entorpecente o colocando à disposição da justiça em um presídio do Estado.

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mulher morre atropelada por rolo compressor

Reginara do Socorro de Andrade Ferreira, de 24 anos, morreu após ser atropelada por um rolo compressor. A fatalidade ocorreu na tarde de ontem, por volta das 15h, no centro do município de Santa Maria do Pará, no nordeste do Estado.

Segundo informações colhidas no local, duas máquinas pesadas dirigidas por agentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) realizavam serviço de recapeamento na BR-­010 quando a mulher tentou atravessar a pista e foi atropelada por uma das máquinas. "Ela abria um bombom e não percebeu o momento em que o motorista deu a marcha ré. Ela (vítima) ainda tentou escapar, mas escorregou no asfalto úmido e foi atropelada", contou uma testemunha que preferiu não se identificar.

A mulher morreu na hora. O cadáver ficou exposto sob olhares de curiosos na BR-010, bem em frente a agência do Banco do Brasil e próximo da escola Nossa Senhora Auxiliadora. O trafego de veículos ficou congestionado, mas logo foi normalizado com a chagada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Castanhal para necropsia. A vítima residia na rua Nova Marambaia, no km 21.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Motoqueiros invadem casa e executam ex-presidiário

Durante o final de semana, em Castanhal, nordeste do Pará, uma pessoa foi assassinada e outra sofreu tentativa de homicídio. Os crimes ocorreram durante a noite e madrugada, em bairros periféricos da cidade. A polícia acredita que os crimes estejam relacionados com o mundo do crime, pois as vítimas possuíam passagens pela justiça.
        
Na noite de sexta-feira (29), por volta das 22h, Francisco Édson Gouveia da Silva, 37 anos, trafegava a pé pela rua Rita de Cássia, no bairro Jardim das Acácias, quando foi alvejado com quatro tiros disparados por um desconhecido. A vítima foi atingida com um tiro em cada perna, um tiro no braço esquerdo e outro na boca. Imaginando que a vítima estava sem vida, o atirador fugiu do local sem ser identificado por testemunhas.
        
Bastante debilitado, sem forças, por ter perdido muito sangue, Francisco Édson permaneceu jogado ao chão até a chegada de uma equipe do Samu, que o socorreu levando-o à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e, apresentando estado grave de saúde, o homem teve que ser transferido para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, para passar por cirurgias.
        
No momento em que recebia os primeiros atendimentos médicos no local do crime, para a surpresa de todos, Francisco cuspiu um dente e uma bala de revólver calibre 32. "O dente impediu que a bala perfurasse o crânio dele (vítima) e isso pode ter o salvado da morte", acredita Elizeu, sargento da PM.

MOTOQUEIROS INVADEM CASA E EXECUTAM EX-PRESIDIÁRIO
        
Na madrugada de sábado (30), por volta das 5h, dois homens armados "meteram o pé" na porta de uma casa de barro e assassinaram a tiros, Elton dos Anjos Melo, de 19 anos. O jovem dormia em cima de uma cama quando teve seu corpo crivado de balas. Após terem certeza de que o homicídio estava concretizado, os matadores fugiram em alta velocidade numa motocicleta do modelo não identificado e placa não anotada.
        
A execução ocorreu na ocupação da Propira, mais precisamente no interior de uma residência, situada na Travessa Honório Bandeira, entre as ruas Projetadas 11 e 12. Segundo a Polícia Militar, a vítima cumpria pena por roubo em um presídio do Estado e há pouco tempo se encontrava em liberdade por alvará de soltura.
        
Os dois crimes ocorridos, em Castanhal, durante o final de semana serão investigados pela Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios (DH).

Reportagem: Tiago Silva