terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DETENTOS FAZEM REBELIÃO EM PRESÍDIO

Durou pouco mais de uma hora e meia o motim realizado por detentos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I) situado no município de Santa Izabel, região metropolitana de Belém. O motim se iniciou na madrugada de ontem, por volta das 5h30min, e só terminou com a chegada da Polícia Militar, por volta das 7h.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), um grupo composto por aproximadamente vinte internos do pavilhão II ficou revoltado, depois que uma fuga em massa foi impedida por agentes prisionais. Em decorrência da situação, dois agentes prisionais foram feitos reféns, mas foram liberados após o fim das negociações entre os rebelados e policiais militares. Ninguém ficou ferido.

Homens do Grupamento Tático Operacional (GTO) e membros do Comando de Operações Especiais (COE), além de integrantes da tropa de choque, da Polícia Militar, revistaram o complexo penitenciário de Americano e acabaram encontrando uma pistola Ponto 40 com a numeração raspada. Com cautela, os militares continuaram a revista em outros blocos, pois existia a possibilidade de haver outras armas de fogo em poder dos detentos.

Cinco internos, apontados como os lideres do motim, foram conduzidos à delegacia de Santa Izabel, onde foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e cárcere privado. Em seguida, os presos foram transferidos para outras casas penais e se encontram em celas separadas.

A Corregedoria da Susipe quer saber como que a Pistola Ponto 40 foi parar nas mãos dos detentos. Uma sindicância administrativa foi instaurada para apurar o caso.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário