segunda-feira, 27 de abril de 2015

TENTOU FUGIR DE ASSALTO E MORREU COM TIRO NAS CASTAS

A polícia ainda possui poucas informações sobre um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido na cidade de Castanhal, região do salgado, onde Odair Lima de Oliveira foi morto com um tiro. Ele perdeu a vida porque se negou a entregar seu cordão para um assaltante.

O crime ocorreu ontem, por volta das 6h45min, no conjunto Fonte Boa, periferia da cidade. O jovem caminhava pela Travessa Tancredo Neves quando foi abordado por um desconhecido armado que se aproximou anunciando um assalto. Odair Lima de Oliveira entregou apenas seu aparelho celular, mas não quis dar seu cordão de ouro e correu. Foi nesse momento em que o jovem foi atingido nas costas por um disparo de arma de fogo e morreu no local. O assaltante fugiu sem ser identificado.

A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências na tentativa de prender o assassino, mas nenhum suspeito foi encontrado. O corpo foi logo removido por peritos do Instituto Médico Legal (IML) para passar por exame de praxe e depois ser liberado à família para velório e sepultamento. A vítima não teria envolvimento com o mundo do crime.

O caso foi registrado na delegacia do centro de Castanhal. A Polícia Civil poderá a qualquer momento convocar testemunhas oculares para tentar descobrir algo a mais sobre o autor do disparo que ceifou uma vida inocente.

Reportagem: Tiago Silva

"NOVO" LEVA VÁRIOS TIROS E MORRE

Na noite de sábado (25), por volta das 22h, um jovem de 24 anos foi executado com vários tiros pelo corpo. O crime aconteceu no município de Santa Maria do Pará, região do salgado. De acordo com a polícia, a vítima tinha envolvimento com o mundo do crime.

Antônio Marcos Torres da Silva, mais conhecido como “Novo”, caminhava pelo bairro Magnifico (às margens da rodovia BR-316) quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, efetuados por três homens, que estavam dentro de um carro. As pessoas que presenciaram o fato não conseguiram anotar a placa e nem o modelo do veículo que, após o crime, saiu em alta velocidade e tomando rumo ignorado.

Equipes de resgate do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas o baleado já estava sem vida. Só restou que peritos removessem o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal. “Ele (Antônio) possuía entradas na delegacia por crimes de assalto e tráfico de drogas. Era bastante conhecido da polícia”, contou o sargento PM Lira.

O caso foi registrado na delegacia de Santa Maria do Pará, para que a Polícia Civil investigue e tente prender os autores do homicídio.

Reportagem: Tiago Silva

TENTARAM ASSALTAR VAN E LEVARAM A PIOR

Dois criminosos tentaram assaltar uma van e acabaram sendo alvejados por disparos de arma de fogo, que teriam sido efetuados por um policial militar a paisana. O fato ocorreu no sábado (25), por volta das 15h, próximo a comunidade do Caju, zona do município de Marapanim (região do salgado).

O coletivo saiu de Marudá com destino a Belém. A tranquila viagem foi interrompida quando dois homens armados anunciaram um assalto. Eles não contavam com a agilidade de um passageiro, que seria um soldado da Polícia Militar a paisana e que havia acabado de largar o plantão. O policial sacou sua arma da cintura a atirou contra os assaltantes, que já começavam a colher dinheiro e objetos pessoais dos passageiros.

Mesmo ferido e sangrando bastante, um dos suspeitos conseguiu correr, mas foi detido por policiais militares. Outro suspeito permaneceu dentro do coletivo. A dupla foi transferida (entre a vida e a morte) para o hospital de urgência e emergência de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RBM) e, até o fechamento dessa edição, não se sabia o estado de saúde deles.


Os assaltantes, que ainda não tiveram seus nomes divulgados pela polícia, portavam duas armas de fabricação artesanal municiadas: um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 24 de abril de 2015

CURUÇÁ: CASAL É ENCONTRADO MORTO EM QUINTAL

Maria Madalena Pereira dos Santos, 29, e seu companheiro Edilson da Silva Alves, de 24 anos, foram encontrados mortos no quintal de uma casa (onde residiam) situada na localidade do Itajuba, zona rural do município de Curuçá, na região do salgado.

Os corpos foram encontrados ontem, por familiares das vítimas. Ainda ia dar duas horas da madrugada quando agentes do Samu acionaram policiais militares do 24º pelotão informando sobre uma mulher que havia sido morta por asfixia e que um homem havia sido morto por um disparo de arma de fogo na região do tórax.

A guarnição do cabo Vaz, formada pelos soldados Chagas e Danielson, se dirigiu até o local indicado e constatou a veracidade da informação. Os militares não encontraram a arma de fogo, que seria do tipo espingarda, e nem suspeitos às proximidades do local. Peritos removeram os cadáveres para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal, onde passariam por exame de necropsia.

De acordo com informações colhidas na cena do crime, antes do ocorrido o casal havia passado a noite ingerindo bebida alcoólica. Uma das linhas de investigação da polícia é que Edilson teria assassinado Madalena e depois cometido suicídio. Outra suspeita é que uma terceira pessoa teria executado o casal. Nenhuma outra hipótese é descartada.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É EXECUTADO COM TIRO DE ESPINGARDA NO ROSTO

A Polícia Civil está investigando um assassinato ocorrido no município de São Domingos do Capim, região do salgado, onde teve como vítima Evaldo Lopes Pontes, de 39 anos, morto na quarta-feira (22), por volta das 8h. O assassino permanece foragido.

O crime aconteceu na comunidade de Perseverança, distante a cerca de 30 quilômetros da sede de São Domingos do Capim. Segundo testemunhas, Evaldo Lopes Pontes caminhava pela Rua Campo Sales (ao lado de um cemitério) quando foi atingido no rosto por um disparo de arma de fogo do tipo espingarda cartucheira. Ele sofreu morte instantânea.

O principal suspeito de ter praticado o homicídio foi identificado como Ailton de 24 anos. Guarnições da Polícia Militar foram até a residência do acusado, depois fizeram incursões, mas não conseguiram encontrá-lo.

De acordo com a polícia, vítima e assassino tinham uma "desavença" antiga. “Segundo informações colhidas pela minha equipe, o Evaldo andava espalhando pela comunidade que um dia ainda mataria seu oponente Ailton, mas foi ele quem acabou morrendo primeiro”, contou o sargento Vilhena.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal e depois foi liberado à família da vítima para velório e sepultamento.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 23 de abril de 2015

ARMAS SÃO APREENDIDAS COM IRMÃOS SUSPEITOS

Quatro irmãos são os principais suspeitos de terem assaltado propriedades rurais do município de Tomé-Açu, nordeste do Estado. Um adulto foi preso e dois adolescentes foram apreendidos. O quarto suspeito está foragido.

Antônio Romerilton Santos Correa, 23, e os adolescentes de 14 e 16 anos foram apresentados, na tarde de anteontem, na delegacia de Polícia Civil. Eles teriam assaltado um sítio localizado na Vila Areal, zona rural. Segundo a polícia, os acusados renderam o caseiro, depois os donos do sítio e roubaram diversos objetos de valor, além de dinheiro.

O Grupamento Tático Operacional (GTO) da 14ª companhia foi acionada e, durante incursões, conseguiu prender Antônio Romerilton Santos Correa e, logo em seguida, apreender seus dois irmãos adolescentes. Todos foram reconhecidos pelas vítimas como sendo os autores do delito.

Com o trio foram encontradas três espingardas de fabricação artesanal municiadas, utilizadas para render as vítimas. Os militares estão à caça de mais um dos irmãos que participou do crime e que conseguiu fugir com os objetos roubados.

O quarteto é apontado como responsável por outros assaltos praticados contra propriedades rurais daquela região. Os acusados atravessavam um rio e, após o delito, retornavam para vender os produtos roubados no município de Tomé-Açu.

Reportagem: Tiago Silva

DUPLA É FLAGRADA COM 2 KG DE MACONHA PRENSADA

Policiais militares do 34º pelotão, sob o comando do sargento Vilhena, apreenderam três quilos de maconha prensada e detiveram dois homens que estariam envolvidos diretamente com o tráfico de entorpecente. A detenção e apreensão ocorreram no início da tarde de terça-feira (21), no município de São Domingos do Capim, nordeste do Pará.

A guarnição do cabo Barroso, formada pelos soldados Palheta e Fernandes, realizava ronda ostensiva na zona urbana de São Domingos do Capim quando avistaram dois suspeitos trafegando em uma motocicleta sem placa. Foi feita a abordagem e, durante revista pessoal, foram encontrados três tabletes de maconha, pesando um quilo cada.
Raimundo Moraes Barbosa, 27, e Anderson da Silva Pantoja, de 29 anos, receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde o delegado de plantão os autuou em flagrante por crime de tráfico de entorpecente. A dupla já se encontra custodiada no sistema penitenciário.

Reportagem: Tiago Silva

FERIADO SANGRENTO EM CASTANHAL

Na cidade de Castanhal (região do salgado) uma pessoa foi morta a tiros, duas sofreram atentado a bala e outras duas foram esfaqueadas, durante o feriado de Tiradentes. Pela manhã, no bairro Jaderlândia, Raimundo Correa Lopes Junior, 23, foi perseguido e morto com um tiro nas costas e outro na cabeça.
No início da noite, um homem identificado apenas pelo prenome de “Salomão” efetuou dois disparos de arma de fogo contra o churrasqueiro Jonas Levi Ramos Ferreira, 19. A tentativa de homicídio ocorreu dentro de uma churrascaria localizada no centro da cidade. Segundo testemunhas, o suspeito pediu uma cerveja ao churrasqueiro. Salomão se irritou porque a bebida demorou a chegar à mesa e atirou duas vezes no abdômen do funcionário, que foi transferido, em estado grave de saúde, para um hospital de Belém.

Na ocupação da “Torre”, por volta das 21h, Nelson Franco Bocem recebeu uma facada no ombro esquerdo, desferida por um homem identificado pelo apelido de “Ceará”. Quase no mesmo horário outro esfaqueamento aconteceu no conjunto Jardim das Acássias, onde Nivaldo Francisco de Paula, 38, recebeu uma facada no ombro esquerdo e outra na axila, desferidas pelo próprio cunhado. As vítimas foram transportadas para a UPA 24 Horas.
Já no final da noite, dois ladrões tentaram roubar uma motocicleta no bairro Caiçara, a vítima reagiu e efetuou disparos de revólver. Um assaltante conseguiu fugir. Fabrício dos Santos de Oliveira, 25, levou a pior: foi atingido com um tiro no pé, um nas costas e outro nos testículos. O assaltante foi levado para o hospital entre a vida e a morte.

Em todos os casos, a Polícia Militar realizou incursões, mas não conseguiu localizar nenhum acusado. Cabe agora à Polícia Civil investigar os fatos para tentar prender os autores dos crimes.

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 22 de abril de 2015

JOVEM É PERSEGUIDO E EXECUTADO COM TIRO NA TESTA

Raimundo Correa Lopes, de 23 anos, foi morto a tiros, na cidade de Castanhal. O crime ocorreu na ocupação da “Portelinha”, por volta das 10h30min de ontem. O autor dos disparos ainda não foi preso.

Testemunhas contaram, no local do crime, que Raimundo Correa Lopes estava na Travessa São José quando foi surpreendido por dois desconhecidos, que chegaram numa bicicleta. Um dos desconhecidos sacou um revólver da cintura e efetuou um tiro nas costas de Raimundo que, tentando escapar da morte, correu, mas foi perseguido e executado com mais um tiro na cabeça (testa). Em seguida a dupla fugiu de bicicleta.

Após o crime a Polícia Militar foi
Vítima
acionada. Uma guarnição permaneceu na cena do crime até a chegada de peritos do Instituto Médico Legal (IML) para o trabalho de remoção cadavérica. Outras guarnições da PM fizeram diligências na tentativa de prender os assassinos, mas nenhum suspeito foi localizado.

vítima morava há dois anos na ocupação da “Portelinha” e trabalhava em um condomínio. Ainda não se sabe o que teria motivado o homicídio ou se a vítima tinha algum tipo de envolvimento com o mundo do crime. O caso foi repassado para a equipe da Divisão de Homicídios (DH).

Reportagem: Tiago Silva

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO ROUBADA

Em Maracanã, no nordeste paraense, a Polícia Militar prendeu um adulto e apreendeu um adolescente, acusados de serem os responsáveis pela maioria dos assaltos já ocorridos no município. Com a dupla foi encontrada uma motocicleta roubada.

Na segunda-feira (20), por volta das 22h, o policial A. Costa foi avisado que duas horas antes dois homens haviam roubado uma motocicleta modelo CB 300, cor preta, no município de Igarapé-Açu e que os autores do roubo poderiam aparecer a qualquer momento no município de Maracanã.

Durante diligência, no início da madrugada de ontem, o veículo roubado foi localizado estacionado na esquina da travessa 15 de Agosto com a Fernelon Barbosa, no bairro São Miguel. Os militares, sob o comando do sargento Walace, se posicionaram em pontos estratégicos e ficaram à espera dos suspeitos.

Trinta minutos depois surgem dois homens que montam na motocicleta e tentam sair com a CB 300 cilindradas. Eles receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de polícia, onde foi descoberto que um dos acusados trata-se de um adolescente de 17 anos. Outro se chama Maycon Douglas Ribeiro da Silva, 20.

O adulto foi autuado por roubo e pagará pelo crime na cadeia. O adolescente também responderá pelo ato infracional. Após todos os procedimentos, o veículo foi devolvido ao dono.

ASSALTO

Ainda em Maracanã, um micro-ônibus foi assaltado por três homens fortemente armados. O trio embarcou em Igarapé-Açu. O assalto foi anunciado próximo de um ramal que dá acesso à vila de Santa Cruz. Após roubarem pertences e dinheiro dos passageiros, motorista e cobrador, os criminosos furaram os pneus do micro-ônibus. Eles fugiram em um carro dirigido por um comparsa.

A Polícia Militar realizou incursões, mas o quarteto não foi encontrado. Tudo aconteceu entre as 7 e às 11 horas da noite de domingo (19). As vítimas registraram boletim de ocorrência na delegacia de Maracanã.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 21 de abril de 2015

DOIS SÃO MORTOS A TIROS E TRÊS FICAM FERIDOS

Na cidade de Castanhal, região do salgado, duas pessoas foram assassinadas com vários tiros pelo corpo e outras três sofreram atentados contra a vida. Os crimes ocorreram entre o final da noite de domingo (19) e o início da madrugada de segunda-feira (20). Os autores dos crimes ainda continuam foragidos.

Uma das tentativas de homicídio ocorreu na feira da Ceasa (centro da cidade), por volta das 22h. Erivaldo de Sousa Junior, de 28 anos, recebeu uma facada nas costas. Ele foi socorrido e conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e depois teve que ser transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RBM). O quadro clínico do jovem era considerado grave.

Três horas depois, o principal suspeito de ter desferido a facada, identificado apenas pelo apelido de “Gole”, foi morto a tiros na feira da Ceasa. O assassinato foi praticado por dois desconhecidos que estavam em uma motocicleta. Um homem e uma mulher, ainda não identificados e que estavam próximo à vítima fatal, também foram atingidos pelos tiros, segundo informações da polícia. O casal foi socorrido e passa bem.

As vítimas seriam moradoras de rua. Os primeiros levantamentos feitos pela polícia dão conta que “Gole” era acostumado a esfaquear seus desafetos quando se envolvia em confusão na feira da Ceasa.

ADOLESCENTE ASSASSINADO

O segundo assassinato ocorreu no bairro Jaderlândia, por volta das 2h. Marcos Antônio Lima Araújo, de 16 anos, foi executado com pelo menos três tiros pelo corpo quando transitava pela rua Manoel Maia. Por ter sido de madrugada poucas pessoas presenciaram o crime e poucos detalhes sobre o fato foram repassados à polícia.

No Instituto Médico Legal (IML), o tio do adolescente disse à imprensa que o sobrinho tinha envolvimento com assaltos e seria usuário de drogas. A família informou ainda que por várias vezes tentou tirar Antônio Lima Araújo do mau caminho, mas que as tentativas eram em vão (sempre o menor tinha uma recaída e voltava a praticar delitos).

DILIGÊNCIAS

A Polícia Militar realizou diligências e montou barreiras na tentativa de prender os autores dos disparos, mas nenhum suspeito foi encontrado. A Polícia Civil ficou com a missão de investigar para tentar prender os assassinos.

Reportagem: Tiago Silva

CRIANÇA DE 8 ANOS MORRE AFOGADA

Uma notícia triste vem da Vila Maú, zona rural do município de Marapanim, no nordeste paraense, onde uma criança de oito anos morreu afogada. A tragédia aconteceu no domingo (19), por volta das 10h30min.

O garoto se afogou enquanto tomava banho no rio Maú. O garoto foi encontrado ainda com vida por populares e conduzido para o hospital de Curuçá, onde morreu assim que deu entrada na unidade de saúde. A mãe ficou desesperada ao saber que o filho estava morto.

Em depoimento na delegacia de polícia, a mãe do menino disse que reside no bairro do Tapanã (Belém) e que foi até o balneário da Vila Maú para participar de um "pic-nic" familiar. Ela disse ainda que deixou o filho de oito anos com uma tia, enquanto foi levar sua filha de 4 anos ao banheiro.

"O meu filho estava na beira do rio. Eu retornei do banheiro e não vi mais ele. Fiquei desesperada e passei a procurá-lo. A correnteza estava forte. Uma menina disse que tinha visto um garoto 'branquinho' se afogando, engolindo muita água. Depois descobri que era meu filho", contou.

Reportagem: Tiago Silva

"CEARÁ" É EXECUTADO COM VÁRIAS BALAS

Na noite de domingo (19), por volta das 22h, Renan Dos Santos Rocha, vulgo "Ceará", de 26 anos; foi morto a tiros no bairro da Conquista, em Marudá, Distrito de Marapanim, no nordeste paraense. O autor dos disparos ainda se encontra foragido.

Após o fato, uma guarnição da Polícia Militar se dirigiu até o local onde se deparou com familiares da vítima carregando o corpo e ao mesmo tempo gritando que não iam deixar peritos do Instituto Médico Legal (IML) tocarem no corpo. Após negociação, os familiares permitiram que o cadáver fosse removido para o IML de Castanhal.

Segundo a polícia, Renan Dos Santos Rocha possuía registro de vários delitos praticados em Marudá. Ainda de acordo com a polícia, o principal suspeito de ter cometido o homicídio teria sido um homem identificado apenas pelo prenome de Dieles, suspeito de ser traficante conhecido das policias civil e militar.

Reportagem: Tiago Silva

DUPLA É PRESA E 10 KG DE MACONHA SÃO APREENDIDOS

Policiais militares lotados em Nova Esperança do Piriá, após receberem denúncia de furto praticado em uma residência localizada no bairro Franklância, um dos mais carentes da cidade, acabaram apreendendo 10 quilos de maconha e prendendo dois suspeitos de serem traficantes.

De acordo com o delegado Francisco Adriano Costa, a guarnição do sargento Wagner, primeiro prendeu em flagrante Antônio Carlos Lira da Silva, vulgo “Cheiroso”, de 24 anos; proprietário da casa onde toda a droga foi encontrada. Em seguida foi preso Genilton Monteiro Nunes, o conhecido “Galinha”, de 26 anos. A partir de informações prestadas na delegacia a polícia descobriu que os acusados sempre colhiam a maconha das plantações existentes na zona rural de Nova Esperança do Piriá.

Na delegacia, em consulta aos sistemas de informações da polícia, foi descoberto que Genilton Monteiro era foragido da colônia penal Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Isabel do Pará. Ele já havia sido preso por crime de roubo praticado nos municípios de Breu Branco e Mãe do Rio.

Antônio Carlos Lira da Silva e Genilton Monteiro Nunes já se encontram à disposição da justiça no sistema penitenciário. O delegado Francisco Costa os autuou por crime de tráfico e associação ao tráfico de entorpecente.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 17 de abril de 2015

TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS ACUSADAS DE PRATICAREM ASSALTOS, EM CASTANHAL


A Polícia Militar prendeu três adultos e apreendeu dois adolescentes acusados de terem praticado diversos assaltos na cidade de Castanhal, nordeste do Pará. Uma arma de fogo foi retirada de circulação e um carro com registro de roubo foi recuperado. As prisões ocorreram na quarta-feira (15).


Adriano Fernandes, 19, e um adolescente de 17 anos foram os primeiros a serem apresentados na delegacia do centro da cidade. Eles foram reconhecidos como sendo os autores de um roubo de um aparelho celular ocorrido no bairro Jaderlândia, por volta das 8h. A vítima teve uma arma de fogo apontada em direção de sua cabeça.

Em menos de trinta minutos a guarnição do sargento Belém localizou os assaltantes no conjunto Rouxinol. Um dos acusados arremessou a arma de fogo para dentro de uma casa, provocando um disparo acidental que por pouco não atingiu um inocente.

O revólver calibre 38 com cinco munições intactas e uma deflagrada foi apreendido. O aparelho celular foi recuperado e entregue à vítima.

VEÍCULO RECUPERADO

No mesmo dia, a equipe do capitão Isaque recuperou um carro que havia sido roubado de dentro de uma residência situada no bairro Estrela. Anderson dos Santos Sá, 26, e Anderson Costa Moura, 24, foram presos. Uma adolescente de 16 anos, que também teria participado da ação criminosa, foi apreendida.

De acordo com a polícia, Anderson
Sá e Anderson Costa fazem parte de uma quadrilha especializada em assaltar residências. Eles ainda são acusados de, na noite de terça-feira (14), terem assaltado uma farmácia localizada no bairro Nova Olinda.

ENTORPECENTE

Ainda na quarta-feira, por volta das 16h, a guarnição do cabo S. Silva realizava ronda de rotina pela ocupação Ana Júlia, área do bairro Novo Estrela, quando avistou pessoas suspeitas dentro de uma barraca. Os suspeitos fugiram quando perceberam a viatura se aproximando. No interior da barraca de lona foram encontradas 40 "petecas" de pasta base de cocaína. "Iremos intensificar ações como essas, para tentar diminuir o índice da
criminalidade em Castanhal", disse o coronel França (comandante do 5º BPM).

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 16 de abril de 2015

REVÓLVER MUNICIADO É APREENDIDO COM DUPLA DE ASSALTANTES

Um adolescente foi apreendido e um adulto foi preso, acusados de terem roubado um aparelho celular de uma jovem no bairro Jaderlândia, periferia da cidade de Castanhal, nordeste do Pará. A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo municiada e ainda conseguiu recuperar o objeto roubado.

O crime ocorreu ontem, por volta das 8h. A vítima contou que transitava pela rua principal do bairro Jaderlândia quando foi abordada por dois homens, que já se se aproximaram anunciando um assalto. Com uma arma de fogo apontada em direção de sua cabeça, a mulher foi obrigada a entregar seu aparelho celular. Em seguida, a dupla fugiu em disparada.

Em menos de trinta minutos a Polícia Militar localizou os assaltantes no conjunto Rouxinol. Durante a fuga, um dos acusados arremessou a arma de fogo para dentro de uma casa, provocando um disparo acidental que por pouco não atingiu um inocente.

O revólver calibre 38 com cinco munições intactas e uma deflagrada foi apreendido. O aparelho celular foi recuperado e entregue à vítima. A dupla foi apresentada na delegacia do centro da cidade para a realização dos procedimentos cabíveis.

Adriano Fernandes, 19, foi autuado por crime de assalto a mão armada, além de corrupção de menor. O adolescente de 17 anos ficou de ser internado em um abrigo para adolescentes infratores.

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 15 de abril de 2015

MARAPANIM: SUSPEITO DE MATAR SECRETÁRIO CONFESSA O CRIME

Antônio José Silva Reis, o conhecido "Bond", de 34 anos; já se encontra à disposição da justiça. Ele teria sido o autor do disparo de arma de fogo que ceifou a vida de Cláudio Márcio da Silva, 41, que era secretário de habitação da prefeitura municipal de Marapanim, região nordeste do Pará.

Acusado
O crime ocorreu no dia 27 do mês de outubro do ano passado. Vítima e acusado ingeriam bebida alcoólica em um bar situado no bairro do Aterro, em Marapanim. Houve um desentendimento e o secretário de habitação foi atingido no abdômen por um tiro de pistola calibre 380. Cláudio Márcio da Silva foi socorrido, mas morreu logo que deu entrada no hospital.

Após o crime, Antônio José Silva Reis montou em sua motocicleta e fugiu em direção ao bairro Sol Nascente, onde residia. Em seguida, o acusado fugiu para outro município do interior do Estado e passou a ser procurado pelas policias civil e militar.

Seis meses depois, o principal suspeito resolveu se entregar. Na manhã de ontem Antônio José Silva Reis se apresentou espontaneamente na delegacia de polícia de Marapanim. Contra ele já existia um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca daquele município.

Vítima
Em depoimento, Antônio confessou o crime. "Eu estava discutindo política com o Cláudio. Ele me chamou de corno. Fiquei irritado e fui até minha casa para pegar minha pistola. Retornei ao bar e cometi o assassinato", contou.

Mas, segundo testemunhas, Cláudio teria colado um adesivo com a foto de um político em um dos braços de Antônio, que saiu do bar irritado e minutos depois retornou para matar seu desafeto.

Antônio José Silva Reis, o "Bond", responderá processo de homicídio doloso, provocado por motivo fútil e sem dar chances de defesa à vítima. Ele já se encontra custodiado no sistema penitenciário.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 14 de abril de 2015

TRÊS HOMENS SÃO FLAGRADOS COM ENTORPECENTES

Em quatro dias, policiais militares tiraram de circulação três pessoas que estariam praticando o tráfico de drogas no município de Santo Antônio do Tauá. Os acusados já vinham sendo monitorados pela equipe do capitão Fábio Souza Campos.

No sábado (11), por volta das 2h, Diego Luz da Paixão, vulgo ‘’Barão’’, foi abordado em via pública e com o mesmo policiais militares encontraram 15 pequenas porções de pó de cocaína e mais 28 ‘’petecas’’ de pasta base de cocaína, prontas para serem comercializadas.

A segunda prisão ocorreu durante a madrugada de domingo (12), depois que outra guarnição da Polícia Militar encontrou duas pedras de óxi em poder de um viciado. O usuário disse que havia comprado o entorpecente de um traficante de nome João Joílson Cardoso Raiol. Dentro da casa do acusado foram encontrados 4 cartuchos de maconha e mais 6 pedras de óxi.

Já na tarde de ontem, por volta das 14h, Jean Raimundo Nascimento Penha foi flagrado em poder de 25 pedras de óxi. Ele trafegava pela rua principal do bairro da Quinta quando foi abordado por policiais que realizavam ronda ostensiva em motocicletas.

Jean Raimundo Nascimento, 19, Diego Luz da Paixão e João Joílson Cardoso, ambos de 28 anos, foram autuados por crime de tráfico de drogas e já e encontram à disposição da justiça.

Reportagem: Tiago Silva

DUPLA É DETIDA SUSPEITA DE ROUBAR TÁXI

Dois jovens teriam roubado um carro no município de Igarapé-Açu. Houve perseguição e troca de tiros entre a polícia e os suspeitos, que foram detidos já no município de Castanhal. Um revólver calibre 38 foi apreendido e o veículo roubado foi recuperado.

De acordo com a polícia, Anderson Messias Travassos, de 30 anos (originário de São Miguel do Guamá), e Deivid Macedo Barreto, 20 (residente de Ananindeua), “curtiram” uma festa em Igarapé-Açu. Sem dinheiro, teriam resolvido assaltar um taxista. Chegando a Castanhal, o taxista aproveitou o sinal vermelho de um semáforo para se jogar do carro e escapar. Um dos suspeitos assumiu a direção do volante e fugiu, na companhia do comparsa.

Várias viaturas da Polícia Militar acompanharam os suspeitos e os alcançaram no bairro da Saudade. Os policiais foram recebidos a bala e revidaram. Anderson foi alvejado no braço direito e corre o risco de perder o membro. Deivid foi atingido no braço esquerdo e de raspão na cabeça. Nenhum policial ficou ferido.

Os suspeitos foram encaminhados para o hospital de urgência e emergência de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). 

Assim que receber alta médica, a dupla será transferida ao sistema prisional para responder criminalmente por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio contra os policiais.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CICLISTA PERDE A VIDA APÓS SER ATROPELADO

Na noite de sábado (11), por volta das 22h, uma carreta atropelou e matou um ciclista que trafegava na altura do km 4 da rodovia BR-010, em Santa Maria do Pará, município do nordeste paraense.

O motorista da carreta, ainda não identificado, parou para prestar socorro, mas o ciclista Antônio Dulcivaldo Teles de Oliveira, de 36 anos, já estava sem vida. As policias civil e militar auxiliaram os policiais rodoviários federais na organização do trânsito até a chegada de peritos que removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal. A vítima era natural do município de Igarapé-Açu.

O carreteiro se apresentou na delegacia de Santa Maria do Pará e responderá, em liberdade, o processo de homicídio culposo no trânsito (quando não existe a intenção de matar).

Reportagem: Tiago Silva
Vítima

SOLDADO PM REFORMADO MATA VIGILANTE COM TIRO DE PISTOLA

Rosinaldo José Carneiro Pinheiro (soldado reformado da Polícia Militar) foi preso acusado de ter assassinado o vigilante Lenilson de Sousa Garcia. O crime aconteceu no sábado (11), por volta das 23h, no centro do município de Curuçá, região do salgado.

Vítima e acusado estavam em um bar ingerindo bebida alcoólica quando se desentenderam e, durante a discussão, Rosinaldo efetuou um disparo de pistola calibre 635 contra Lenilson, que não resistiu ao ferimento e morreu no local. Os soldados Adriel e Danielson conseguiram prender o acusado e ainda apreenderam a arma com a numeração raspada e contendo duas munições intactas.

Moradores, amigos e familiares da vítima revoltados com o crime tentaram depredar a delegacia de Curuçá, onde se encontrava o acusado. O policial reformado teve que ser conduzido para o prédio da Superintendência Regional da Zona do Salgado (SRZS) para ser ouvido pelo delegado de plantão que o autuou por crime de homicídio doloso.

Após todos os procedimentos, Rosinaldo José Carneiro Pinheiro foi transferido para o presídio Anastácio das Neves, em Santa Isabel do Pará, para ficar à disposição da justiça.

Reportagem: Tiago Silva

POLÍCIA MILITAR APREENDE 10 KG DE MACONHA PRENSADA

A Polícia Militar retirou de circulação dez quilos de maconha prensada e ainda recuperou uma motocicleta com registro de roubo. A apreensão aconteceu no município de Maracanã, no nordeste paraense. Os donos da droga conseguiram escapar do cerco policial.

O sargento Walace e o cabo Silas faziam ronda ostensiva pela rodovia PA-127 quando, por volta das 19h de quinta-feira (9), avistaram dois suspeitos trafegando em uma motocicleta modelo Biz de cor dourada. Percebendo a presença da viatura, o piloto empreendeu fuga. Durante o acompanhamento policial, os suspeitos se desfizeram de uma mochila e abandonaram a motocicleta no meio da estrada. Em seguida, a dupla se embrenhou no matagal e não foi mais vista.

Dentro da mochila, os militares encontraram dez tabletes de maconha, pesando um quilo cada. Segundo a polícia, um dos donos do entorpecente seria um conhecido traficante de Maracanã, identificado como Wenderson Modesto Ferreira, vulgo "Ceará".

Os dez quilos de maconha e a motocicleta (com registro de roubo) foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Maracanã. A delegada Eliete Alves abriu inquerito para tentar descobrir o paradeiro dos donos da droga.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É EXECUTADO COM 7 TIROS DE PISTOLA PONTO 40

Antônio Ellison da Silva Vidal, o conhecido “Gordo”, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo e morreu. O assassinato aconteceu no município de Santa Maria do Pará, mais precisamente no bairro da Marambaia, por volta das 18h de sexta-feira (10).

A vítima estava em uma oficina de veículos situada na rua Leonardo, próximo a rodovia BR-316, quando foi surpreendida por dois motoqueiros, que efetuaram vários disparos de pistola calibre Ponto 40. Dois tiros atingiram as costas e um atingiu o peito de Antônio Ellison da Silva Vidal, o “Gordo”. Caído ao chão, o rapaz foi alvejado por mais quatro tiros na cabeça. Em seguida, os atiradores fugiram do local em uma motocicleta de cor preta.

As policias civil e militar compareceram na cena do crime para colher mais informações sobre o fato. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal. Os cabos Edmar e Ramos, juntamente com o soldado Paixão, realizaram diligências na tentativa de prender os autores do crime, mas nenhum suspeito foi encontrado.

VINGANÇA

Segundo a polícia, Antônio Ellison da Silva Vidal era primo de Marcelo Cleiton Batista da Silva, assassinado na frente da filha de 11 anos e da esposa gestante. O crime ocorreu na quarta-feira (8), dentro de um condomínio fechado localizado no município de Benevides.

Ainda de acordo com a polícia, Marcelo Cleiton foi quem matou um homem com um tiro na cabeça, durante uma festa de carnaval ocorrida no mês de fevereiro deste ano, em Santa Maria do Pará. Os crimes teriam sido motivados por vingança.

Reportagem: Tiago Silva

SUSPEITOS DE ROUBAR CARRO SÃO PRESOS PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL

Na noite de quinta-feira (9), três jovens foram presos após terem sido flagrados em poder de dois carros, um com registro de roubado e outro com suspeita de adulteração. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) interceptou os veículos na altura do km 10 da rodovia PA-136, estrada que liga Castanhal ao município de Terra Alta, região nordeste do Pará.

No momento da abordagem o veículo Renault Sandero, cor prata, era dirigido por Jonas Camelo de Souza, de 18 anos. Outro carro modelo Vectra, cor vermelha, era dirigido por José Alberto Espinheiro Filho, 21, e tinha como carona Warley dos Reis de Sousa, de 22 anos. Na delegacia foi descoberto que o carro conduzido por Jonas Camelo de Sousa havia sido roubado na madrugada de quarta-feira (8).

O roubo ocorreu na altura do km 342 da rodovia BR-010, no município de Santa Maria do Pará, ainda no nordeste paraense. Alguns pertences pessoais da vítima, como talão de cheque, aparelhos celulares e um pendrive, foram encontrados dentro do carro conduzido por José Alberto Espinheiro Filho. O veículo ainda apresentava visíveis sinais de adulteração. Os três jovens presos foram autuados pelo delegado Vitor Pietsch. Eles já se encontram à disposição da justiça.

De acordo com a polícia, Warley dos Reis e José Espinheiro, conhecido também como “Zezinho do Passinho”; são indivíduos considerados da mais alta periculosidade. A dupla, que estava em liberdade condicional, já responde criminalmente por vários assaltos, bem como homicídios.

Reportagem: Tiago Silva

ADOLESCENTE É ENCONTRADO MORTO COM TIRO NA CABEÇA

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado no município de Inhangapi, no nordeste paraense. A vítima, identificada como Adriel Rocha da Costa, tinha 17 anos, e já havia sido apreendida diversas vezes por atos infracionais.

Moradores do bairro Vila Nova encontraram o corpo na sexta-feira (10), por volta das 10h, na área conhecida como “Piçarreira”. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para evitar a aproximação de curiosos. Na cena do crime, os cabos Morais, Nivaldo e o soldado André informaram que o adolescente estava desaparecido desde o dia 1 deste mês. A guarnição informou ainda que Adriel da Rocha Costa possuía diversas entradas na delegacia por roubo a motocicletas e assalto a ônibus.

Na região da cabeça, peritos do Instituto Médico Legal (IML) encontraram uma perfuração de bala de uma arma de fogo do calibre ainda desconhecido. O corpo foi removido para o IML de Castanhal, onde passou por exame de necropsia e depois foi liberado a família para os preparativos do velório e sepultamento.

O fato foi registrado na delegacia de Polícia Civil e está sendo investigado pela equipe da Divisão de Homicídios (DH), que não divulgou nomes de suspeitos.

Reportagem: Tiago Silva

CAMINHÃO ATROPELA E MATA MOTOTAXISTA

Um caminhão atropelou e matou uma pessoa e deixou outra gravemente ferida. O acidente com vítima fatal aconteceu no município de São João de Pirabas. Populares revoltados tentaram fazer justiça com as próprias mãos.

Segundo informações de testemunhas, o motorista teria avançado a preferencial de um cruzamento sem sinalização e atingido um mototaxista e seu passageiro. O caminhão não parou e as rodas passaram por cima da cabeça de, Anderson Silva da Fonseca, de 28 anos, matando-o na hora. O passageiro também foi atingido, mas sobreviveu aos gravíssimos ferimentos. Ele ficou por mais de uma hora jogado no asfalto a espera de uma ambulância, que não apareceu.

O secretário de saúde de São João de Pirabas teria informado aos amigos e parentes da vítima sobrevivente que o município estava sem ambulância disponível. O acidentado teve que ser levado para o hospital em cima de uma caminhonete particular, cedida por um de vários curiosos que acompanhava o drama.

Revoltados, populares tentaram resgatar e lixar o motorista que se encontrava detido na delegacia. A unidade policial foi invadida e depredada pelos revoltosos que ainda atearam fogo em boa parte do prédio público. Para que o pior não acontecesse, policiais civis retiraram o acusado e o lavaram para uma delegacia de outra cidade.

Policiais militares dos municípios de Salinópolis e Santarém Novo foram acionados para reforçar a segurança e conter o clima tenso em São João de Pirabas. Alguns envolvidos na desordem foram presos e responderão criminalmente por danos ao patrimônio público.

Reportagem: Tiago Silva