sexta-feira, 29 de maio de 2015

JOVEM É EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS DE PISTOLA

Antônio Jorge Ribeiro dos Santos, de 24 anos, foi alvejado com pelo menos dez tiros de pistola calibre 380 e morreu dentro de sua própria casa localizada às margens da rodovia PA-127, em São Domingos do Capim, município do nordeste paraense. A polícia acredita que a vítima teria sido executada no lugar do irmão, que não se encontrava na residência.

O crime violento aconteceu na quarta-feira (27), por volta das 19h30min, no bairro Ponto Certo. A Polícia Militar informou que dois desconhecidos invadiram a casa já efetuando vários disparos de arma de fogo, sem dar chances de defesa à vítima, que não teria nenhum envolvimento com o submundo do crime. A maioria dos tiros atingiram a cabeça do rapaz. Em seguida, os assassinos fugiram em uma motocicleta, segundo testemunhas.

"Nós acreditamos que os atiradores foram para matar o conhecido 'Negue', que está em liberdade condicional por crime de tráfico de drogas. Como o 'Negue' não estava na casa, os desconhecidos acabaram matando o irmão dele", contou o sargento PM Vilhena, comandante de São Domingos do Capim. Ainda de acordo com o policial militar, "Negue" estaria envolvido no assassinato de uma mulher de 26 anos, que ocorreu no início deste mês, em São Domingos do Capim.

A Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese do que possa ter motivado a execução do jovem Antônio Jorge Ribeiro dos Santos. Buscas foram efetuadas, mas os autores do homicídio ainda não foram presos.

Reportagem: Tiago Silva

MOTOTAXISTA LEVA FACADA NO PESCOÇO E SANGRA ATÉ MORRER

Um crime de homicídio praticado contra um mototaxista, no município de Mãe do Rio, no nordeste paraense, deixou membros da categoria e moradores revoltados com tamanho ato de covardia e violência. Edilson Moura de Freitas, conhecido como "Edilson Mototaxi", 45 anos, foi degolado, no final da tarde de quarta-feira (27). O principal suspeito foi preso pelas policias civil e militar.

De acordo com informações, primeiro a vítima teria transportado um passageiro à comunidade Ponte Nova, distante a cerca de 25 km da sede de Mãe do Rio. Ao retornar, Edilson Moura de Freitas teria pego outro passageiro. Ele ainda teria se deparado com um amigo de profissão, que saia de uma fazenda. Tal amigo de prenome Aurélio informou que o passageiro de Edilson teria descido da garupa da motocicleta e ido ourinar na beira do ramal. "Depois disso, eu segui viagem. Horas depois recebi a notícia de que tinham encontrado o meu amigo morto com um corte profundo no pescoço", relatou.

Na cena do crime, a polícia percebeu que matos estavam amassados, dando de entender que a vítima teria travado luta corporal com o assassino, tentando escapar da morte. A motocicleta não foi roubada. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal, onde passou por exames de praxe.

Acusado
Após o crime, as policiais civil e militar passaram a efetuar diligências por toda a cidade e agrovilas. As intensas diligências resultaram na prisão do principal suspeito de praticar o crime. O acusado teve que ser transferido para a 12ª Seccional do Bairro Jaderlândia, em Castanhal, pois havia a possibilidade de amigos e familiares da vítima tentarem justiça com as próprias mãos.

A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) já que alguns pertences teriam sido roubados da vítima. O acusado foi autuado e já se encontra à disposição da justiça, no sistema carcerário.

Reportagem: Tiago Silva

ATIROU CONTRA A POLÍCIA E LEVOU A PIOR

No final da tarde de terça-feira (26), em Castanhal, policiais militares do serviço de inteligência do 5º Batalhão de Policia Militar (5º BPM) foram recebidos a tiros, efetuados por dois suspeitos de serem assaltantes, que se encontravam no ramal da Boa Vista. Houve reação e um dos suspeitos foi alvejado duas vezes no abdômen. Outro conseguiu fugir pela mata.

O ferido, que seria menor de idade, foi socorrido por uma equipe do Samu e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, mas teve que ser transferido para o hospital de urgência e emergência de Ananindeua, na região metropolitana de Belém (RBM) para passar por melhor atendimento médico. O adolescente ficou de passar por cirurgia para a retirada dos projeteis. Seu estado de Saúde seria estável.

Em poder do menor infrator, a policia teria encontrado um revólver calibre 32 contendo 5 munições intactas, sendo quatro delas deflagradas. Ainda no ramal da Boa Vista foram recuperadas duas motocicletas com registro de roubo, além de varias peças de outros veículos. Uma pequena porção de um pó branco, que seria de cocaína, foi apreendida e apresentada na delegacia de policia do centro de Castanhal.

A Polícia Militar informou que a cerca de duas semanas vinha recebendo denuncias anônimas dando conta que produtos de roubo estavam sendo escondias no ramal da Boa Vista. O local ainda serviria como ponto de encontro para usuários de drogas, de acordo com as denúncias.

PRESOS ACUSADOS DE APLICAR GOLPES CONTRA AGÊNCIAS BANCÁRIAS

A Polícia Militar apresentou na delegacia do município de Santa Maria do Pará, nordeste do Estado, uma dupla que seria especialista em clonagem de cartões de crédito e contas bancárias. Edicleiton Barros da Silva, 34, e Silvio Barbiery, de 43 anos, estariam em um carro modelo Siena de cor prata quando foram interceptados, na tarde de ontem.

O cabo Dias e os soldados Eduardo e Elielson apreenderam 37 cartões de créditos, sendo 12 clonados e 25 virgens; além de 6 aparelhos "Chupa Cabra" e 4 aparelhos de filmar caixas eletrônicos. Foram apreendidos ainda, para averiguação, dois cheques de R$ 2. 200,00, um notebook, duas pulseiras e um cordão banhados a ouro. A polícia acredita que a dupla pretendia aplicar golpes em Santa Maria do Pará e região do Salgado.

A polícia acredita ainda que Edicleiton Barros, originário do Estado do Maranhão; e Silvio Barbiery, oriundo do Rio Grande do Sul; fazem parte de uma quadrilha interestadual, especializada em aplicar golpes contra agências bancárias e clientes das agências.

Os acusados já se encontram à disposição da justiça. Silvio foi autuado por crimes de estelionato e falsidade ideológica, pois possuía documentos falsos. Edicleiton foi autuado por estelionato.

Reportagem: Tiago Silva

DUAS PESSOAS SÃO ASSASSINADAS EM CASTANHAL

Na cidade de Castanhal, nordeste do Pará, duas pessoas foram assassinadas a tiros e a facadas, durante o final de semana. O primeiro crime violento aconteceu na madrugada de sábado (23), por volta de 1h, no Parque dos Castanhais, onde Cleiverson da Silva Soares, de 27 anos, foi alvejado por dois disparos de arma de fogo e morreu dentro de sua própria casa.

De acordo com as primeiras informações levantadas pela Polícia Militar, dois desconhecidos bateram na porta chamando por Cleiverson, que abriu a porta e foi recebido a tiros, sendo um no abdômen e outro na cabeça. A vítima evoluiu a óbito, depois de agonizar por alguns minutos. Os autores do crime teriam fugido em uma motocicleta.

FACADAS

A segunda execução ocorreu no final da tarde de domingo (24), por volta das 17h30min, no bairro Ianetama, onde um jovem de prenome Raimundo recebeu várias facadas pelo corpo e morreu na esquina da rua Comandante Assis com a rua Maria Gorete.

Raimundo era mais conhecido como “Neguinho Pivete”. Ele teria se envolvido em uma discussão. O autor das facadas ainda não foi identificado pela polícia. Os dois casos estão sendo investigados pela equipe da Divisão de Homicídios (DH). A Polícia Civil não informou se as vítimas tinham ou não envolvimento com a criminalidade.

Reportagem: Tiago Silva

PRESOS ACUSADOS DE ASSALTAR AGÊNCIA BANCÁRIA

Uma operação conjunta entre policiais civis e militares dos municípios de Capanema e Primavera resultou na prisão de Márcio Antônio Farias Gomes, 36, e Paulo Vitor Brito de Souza, o conhecido “PV”, suspeitos de terem assaltado uma agência do Banpará. 

A ação criminosa ocorreu na última quarta-feira (20), por volta das 10h, em Primavera. Usando distintivos falsos de policiais civis, os criminosos conseguiram ter acesso a agência e roubar certa quantia em dinheiro, ainda não divulgada pela gerencia do Banpará. Em seguida, os assaltantes fugiram em um carro particular.

Marcio Monteiro Gomes é proprietário de uma fazenda, onde o bando teria se reunido para planejar o assalto. Com Marcio foi apreendido parte do dinheiro roubado e com Paulo foi encontrada uma arma de fogo municiada. O carro usado na fuga pertence à Paulo Vitor, segundo a polícia. As investigações continuam para que outros integrantes da quadrilha sejam localizados e presos.

Reportagem: Tiago Silva

VAQUEIRO É PRESO ACUSADO DE MATAR COLEGA DE PROFISSÃO

Na quinta-feira (21), a Polícia Civil deu cumprimento a mandado de prisão preventiva contra Gilmar da Silva Alves, suspeito de matar Raimundo Nonato Moura. O crime ocorreu na última quarta-feira (20), na localidade de Santa Lúcia, nordeste do Estado.

A vítima trabalhava como vaqueiro de uma fazenda, onde o corpo foi encontrado, no Km 2 da rodovia BR-308, estrada que liga Capanema a Bragança. O trabalhador estava desaparecido desde o dia 17 deste mês.

A motocicleta da vítima foi encontrada em um lago, em Capanema. No dia seguinte, policiais civis de Capanema deram inicio às investigações e o autor do homicídio, que também é vaqueiro da mesma fazenda, foi preso. Ele teria confessado o crime.

O réu confesso alegou à policia que matou porque Raimundo Nonato estaria tendo um relacionamento amoroso com sua esposa. Gilmar da Silva Alves já se encontra à disposição da justiça no sistema carcerário.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 18 de maio de 2015

POLÍCIA E LÍDERES COMUNITÁRIOS UNIDOS CONTRA O CRIME

Atendendo ao pedido da comunidade, o tenente coronel França, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), ordenou que operações saturação fossem realizadas por toda a cidade de Castanhal, principalmente no bairro Novo Estrela, que atualmente sofre com frequentes assaltos.

Durante as ações de prevenção e combate a criminalidade, realizadas nas noites de sexta-feira, sábado e domingo, quatro assaltantes e dois traficantes foram presos, cinco motocicletas com registro de roubo foram recuperadas e um revólver calibre 38 contendo seis munições intactas foi retirado de circulação. Além da Polícia Militar, participaram das operações: Guarda Municipal, Semutran e Detran, menos a Polícia Civil.

No total 186 pessoas suspeitas foram abordadas e revistadas, 3 carros e 11 motocicletas foram removidos, 39 veículos foram notificados e 9 condutores tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas; além de 7 bares irregulares que foram fechados.

REUNIÃO COM A COMUNIDADE

Uma reunião entre líderes comunitários e policiais militares foi marcada para acontecer na manhã de hoje, no auditório da Associação Comercial de Castanhal (ACIC), mas apenas quatro representantes de bairros compareceram. “Na hora de cobrar mais segurança, todos querem cobrar, mas nessas reuniões importantes poucos moradores comparecem”, lamentou Luiz Carlos, representante do bairro Propira.

Durante apresentação no auditório, um cabo da Polícia Militar disse que é comum motocicletas circularem sem placa pela cidade e que a fiscalização por parte da Semutran e do Detran e pouca. O policial contou ainda que em certo dia um vereador tentou o impedir de realizar uma abordagem contra um suspeito.

A reunião foi encerrada com a promessa de mais ronda policial nos bairros e de mais operações aos finais de semana.

Reportagem: Tiago Silva (DIÁRIO DO PARÁ E REDE DE RÁDIO ALÔ PARÁ)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E HOMICÍDIO

Na manhã de ontem foi preso, em Castanhal, durante operação efetuada pela Polícia Militar, o foragido do sistema penitenciário Dorival Fernandes da Cruz, mais conhecido por "Tocha", já conhecido das policias civil e militar pelas práticas de tráfico de drogas e assalto a mão armada. Ele ainda é suspeito de ter cometido um assassinato.

As investigações da polícia apontam Dorival Fernandes da Cruz como sendo o autor dos sete disparos de pistola que ceifaram a vida do jovem Arlan Carlos Teixeira Pinheiro, de 26 anos. O homicídio ocorreu no início da noite da última segunda-feira, na rua Marechal Deodoro, entre os bairros Santa Catarina e Jardim Modelo, na cidade de Castanhal.

A equipe do capitão Isaque, comandante da 2ª companhia, e o serviço de inteligência do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), localizaram e prenderam o acusado dentro de uma casa de vila situada no bairro Santa Catarina. Na residência foi encontrado um revólver calibre 38 e mais nove munições intactas. Enterradas no quintal, foram apreendidas 65 "petecas" de pasta base de cocaína, além de pequenas porções de maconha.

Dorival Fernandes da Cruz, o "Tocha", e a
companheira dele, Lisete Cordeiro da Silva foram conduzidos à delegacia do centro da cidade, onde foram autuados por crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e de munições. Além disso, Dorival foi indiciado por crime de homicídio. Ele confessou o assassinato.

Reportagem: Tiago Silva

CASTANHAL: MORADORES PEDEM MAIS SEGURANÇA

Moradores do bairro Novo Estrela, em Castanhal, não tão distante do centro da cidade, estão sofrendo com os frequentes assaltos, principalmente a residências. A população clama por mais ronda policial. A área está necessitando de uma operação de forma conjunta entre as forças de segurança pública, para que a criminalidade possa ser inibida.

Não é difícil encontrar uma vítima da violência no bairro Novo Estrela. Ontem mesmo, no final da tarde, dois marginais, um deles armado de um revólver, roubaram uma motocicleta na rua Princesa Isabel e ainda roubaram todo o dinheiro da semana da vítima, que trabalha como ajudante de pedreiro. O alarme foi acionado e, três quarteirões depois, o veículo foi abandonado. Os criminosos fugiram correndo.

ASSALTO A RESIDÊNCIAS

Casas são invadidas com frequência, principalmente aos finais de semana, por quadrilhas armadas que roubam joias, dinheiro e veículos. Em um caso mais recente, um cidadão pai de família (dentro de sua casa) travou luta corporal com um assaltante e quase morreu ao ser atingido por um disparo de arma de fogo no pescoço. "Eles tocam o terror: ameaçam de morte, agridem fisicamente, amarram com cordas ou fita isolante e fogem, depois de conseguir tudo o que querem", contou uma vítima, que preferiu ter seu nome preservado.

"Infelizmente não temos estrutura suficiente para darmos segurança a todos os cidadãos de bem. Os índices do bairro Novo Estrela podem ser trabalhados para serem reduzidos. Vamos modificar alguns procedimentos operacionais para assistir o bairro, sabendo que um outro será alvo. Mas o nosso trabalho irá continuar em prol do coletivo", disse o tenente coronel França, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM). A população (amedrontada) aguarda uma resposta positiva.

Reportagem: Tiago Silva

CARRETA ATROPELA E MATA MOTOCICLISTA NA BR-316

Um gravíssimo acidente de trânsito, envolvendo uma carreta e uma motocicleta, aconteceu no final da tarde de ontem, na cidade de Castanhal, nordeste do Pará. O motociclista sofreu sérios ferimentos e morreu.

De acordo com informações de testemunhas, o motorista da carreta seguia viagem em velocidade compatível pela rodovia BR-316 sentido ao município de Santa Maria do Pará quando o sinal do semáforo mudou para a cor amarela, indicando atenção. Não teria dado tempo de frear e o carreteiro teria feito uma conversão proibida para pegar a rua Lauro Sodré, momento em que colidiu e saiu arrastando uma motocicleta até bater em um poste.

O condutor da motocicleta ficou debaixo da carreta e teve a perna
esquerda arrancada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, com a ajuda de um guincho e de um trator, conseguiu levantar o carro pesado e retirar a vítima. Francisco Ivonaldo da Silveira, de 51 anos, foi transportado com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. Ele não suportou aos ferimentos e evoluiu a óbito.

O motorista da carreta, causador do acidente, teria sido detido pela Polícia Rodoviária Federal e conduzido à delegacia de Polícia Civil. Ele deverá responder, em liberdade, o processo de homicídio culposo, ou seja, quando não há a intenção de matar.

Reportagem: Tiago Silva

NETO TENTA MATAR OS AVÓS COM VÁRIAS FACADAS

Erick da Silva Santa Brígida, de 18 anos, tentou matar a facadas os próprios avós e acabou sendo detido, em flagrante delito, por crime de tentativa de homicídio. O fato ocorreu por volta do meio-dia de ontem, no município de Maracanã, região nordeste do Pará.

Segundo a polícia, Erick tentou agredir com socos a avó, que tem 57 anos de idade. Raimundo Raiol Lopes (avô de criação do agressor), 64 anos, defendeu a companheira e aplicou uma terçadada na cabeça de Erick. O jovem se armou de uma faca e desferiu três facadas no idoso. Francisca Pimentel da Silva tentou defender o marido e também acabou sendo esfaqueada pelo neto no braço esquerdo.

Uma vizinha e amiga do casal acionou a Polícia Militar, que foi até o bairro São Miguel e prendeu o acusado na rua Fenelon Barbosa. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o hospital de urgência e emergência de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RBM). O quadro clínico de Raimundo Raiol é considerado delicado. Francisca Pimentel passa bem.

A guarnição do sargento PM Wallace, comandante de Maracanã, conduziu Erick da Silva Santa Brígida à delegacia de Polícia Civil, onde o delegado de plantão o autuou por crime de tentativa de homicídio. Ele ficou de ser transferido para um presídio do Estado.


“O Erick, quando adolescente, deu muito trabalho na escola. Ele mora com os avós e já havia sido detido várias vezes pela prática de delitos. É considerado perigoso”, contou o sargento PM Wallace.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 14 de maio de 2015

ESTÁ PRESO SUSPEITO DE MANDAR MATAR MULHER

Um homem de prenome “Michel” foi preso, no município de São Domingos do Capim, por crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Ele ainda é suspeito de ser o mandante da morte de uma mulher de 26 anos de idade, que também seria traficante e sua concorrente.

O assassinato aconteceu no início da noite de segunda-feira (11), no bairro Ponto Certo, em São Domingos do Capim. Glaucinalva Teixeira Piedade caminhava na rua de sua casa quando foi surpreendida por dois homens encapuzados. Um sacou um revólver da cintura e matou Glaucinalva com um tiro na cabeça. A dupla fugiu em uma motocicleta, segundo testemunhas.

Na tarde de ontem, parentes e amigos da jovem depredaram e tentaram atear fogo na casa de “Michel”. Ele acionou a Polícia Militar pedindo socorro. O que o acusado não imaginava era que a guarnição policial ia fazer uma revista minuciosa no imóvel. No local foram encontrados 100 gramas de cocaína pura, 100 gramas de pasta base de cocaína e mais 150 gramas de maconha.

Dentro da residência ainda foram apreendidos um revólver calibre 38 contendo cinco munições intactas, uma espingarda cartucheira calibre 20 e 11 cartuchos do mesmo calibre; além de uma balança de precisão e certa quantia em dinheiro, possivelmente fruto da venda de entorpecentes.

“Michel” foi conduzido à delegacia de polícia, onde foi autuado por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e de munições. O preso
negou ter contratado alguém para matar Glaucinalva Teixeira Piedade. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a acusação.

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 13 de maio de 2015

BRAGANÇA: PM PÕE DOIS NA CADEIA E APREENDE ARMAS DE FOGO

Sete policiais militares, sob o comando do capitão Armando Jofre, do 33º Batalhão de Polícia Militar (33º BPM), efetuaram uma operação no município de Bragança, região nordeste do Pará, que resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de seis armas de fogo e de muita munição.

Os pontos alvos foram duas residências situadas na comunidade de Santo Antônio dos Monteiros e no alto de Urumajó, distantes a cerca de 50 km da sede de Bragança. A operação foi cansativa, durou pouco mais de 7 horas, mas o resultado foi positivo.

No total, cinco espingardas e um revólver calibre 38 foram apreendidos. Vinte e quatro cartuchos de calibres 32 e 36, além de quatro balas de revólver calibre 38 também foram encontrados no interior das residências. “Na casa de um dos acusados ainda encontramos dois papagaios. Tudo foi apresentado na delegacia de Polícia Civil”, contou o capitão Armando Jofre.

Francisco Brito de Oliveira, vulgo “Chico Cabeludo”, e Moisés da Silva Sampaio foram presos sob a acusação de caça ilegal contra animais silvestres e ainda foram autuados por crimes de posse ilegal de armas de fogo e de munições. Francisco e Moisés ficaram de ser transferidos para um presídio do Estado.

Os dois pássaros foram entregues à representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). As armas apreendidas estão sob o poder da justiça e depois deverão ser destruídas.

Reportagem: Tiago Silva

CONCÓRDIA DO PARÁ: PRESO POR TRÁFICO E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Através de denúncia anônima, a Polícia Militar efetuou a prisão de um homem, que estaria praticando o crime de tráfico de drogas no município de Concórdia do Pará. Dentro da casa do acusado foram encontradas porções de entorpecente e uma arma de fogo, além de munições.
Os cabos Sérgio e Giovani encontraram (dentro da casa denunciada) uma arma de fabricação artesanal e dois cartuchos de espingarda calibre 28. Ainda no interior da residência foram encontradas 7 “petecas” de pasta base de cocaína, além de produtos químicos e apetrechos usados durante o preparo da droga, como: solda caustica, um rolo de linha, fita adesiva e três tesouras.

Josiel Santana Alves (proprietário do imóvel) recebeu voz de prisão. Ele e um usuário de drogas foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde o delegado de plantão autuou Josiel por crime de tráfico de entorpecente e liberou o usuário. Josiel Santana Alves já se encontra custodiado e à disposição da justiça.

“Um aparelho celular, um aparelho de DVD e duas caixas de som também foram apreendidos durante a batida policial. Esses objetos, possivelmente, foram deixados na ‘boca de fumo’ em troca de cigarros de maconha ou petecas de noia”, contou o cabo Giovani, comandante da guarnição.

Reportagem: Tiago Silva

ARMAS E DROGAS SÃO APREENDIDAS EM CAPITÃO POÇO

As Polícias Civil e Militar apreenderam seis armas de fogo, cinco delas de fabricação caseira, além de drogas e munições, durante operação, realizada nesta terça-feira, 12, em Capitão Poço, nordeste paraense.

Coordenada pela Superintendência da Região Integrada de Segurança Pública do Caeté, a ação policial resultou ainda nas prisões de seis homens envolvidos em crimes no município. Denominada de “Induá”, a operação efetuou os flagrantes na localidade conhecida como Vila Santa Luzia, zona rural do município.

Entre os seis presos, está Antônio Alciclei Silva Santos, de apelido “Sirclei”, acusado de envolvimento em crimes de pistolagem e tráfico de drogas. Com ele, um revólver calibre 38, com cinco munições, além de uma balança de precisão, 300 gramas de maconha e uma moto roubada, foi apreendidos. Os objetos foram encontrados na casa do preso.

Os policiais civis estouraram ainda outra casa, onde foram apreendidas cinco armas, entre armas de fabricação caseira e outra de calibre 22 com numeração raspada, além de munições de calibres 22 e 38. Na casa, estavam três homens conhecidos como Zuca, Joel e Francisco. Segundo o delegado Augusto Damasceno, o preso “Zuca” tem diversas passagens pela Polícia por envolvimento em assaltos e homicídios.

Além de Antônio Alciclei, foram presos Israel da Silva Barbosa da Rocha; Fabrício do Nascimento Nunes; Daniel Farias Galdino e Joel Farias Galdino. No total, 25 policiais civis e militares estiveram em atuação na operação.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É EXECUTADO COM SETE TIROS DE PISTOLA

Neste ano de 2015, pelo menos trinta assassinatos já foram registrados na cidade de Castanhal, área da 3ª Região Integrada de Segurança Pública (3ª R.I.S.P), ou simplesmente Zona do Salgado. Na noite de segunda-feira (11), por volta das 19h, Arlan Carlos Teixeira Pinheiro, de 26 anos, foi executado com sete tiros de pistola.

O corpo ficou estirado por poucas horas na rua Marechal Deodoro, entre os bairros Santa Catarina e Jardim Modelo, considerados áreas de risco. Depois foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por exame de necropsia. Os autores do homicídio ainda não foram presos.

Informações colhidas pelo BLOG na cena do crime dão conta que Arlan Carlos Teixeira Pinheiro estava em uma motocicleta. Ele parou o veículo para atender ao telefone celular quando foi surpreendido por dois desconhecidos, que estavam em uma bicicleta. O garupa foi quem efetuou os disparos fatais, sem dar chances de defesa à vítima.
A mãe do jovem disse que o filho já havia sido apreendido na época em que o mesmo era menor de idade. Outras pessoas comentavam no local que Arlan teria se envolvido com uma mulher casada. Já a Polícia Militar informou que a vítima tinha entrada na delegacia por crimes de tráfico de drogas e "Maria da Penha".

O delegado Paulo Benício, da Polícia Civil, disse que todas as informações serão analisadas e repassadas para a equipe da Divisão de Homicídios (DH). Quem souber do paradeiro dos assassinos pode ligar para o disque denuncia (181) ou Ciop (190).

Reportagem: Tiago Silva

MULHER É ASSASSINADA COM TIRO NA CABEÇA

Um feminicídio foi registrado em São Domingos do Capim, na zona do Salgado. Glaucinalva Teixeira Piedade, de 26 anos, foi alvejada por um disparo de arma de fogo e morreu logo que deu entrada no hospital.
O crime aconteceu no bairro Ponto Certo, por volta das 21h30 de segunda-feira. A vítima caminhava tranquilamente pela décima rua do bairro Ponto Certo quando, chegando à sua residência, foi surpreendida por dois homens encapuzados. Um deles sacou um revólver da cintura e deu um tiro fatal na cabeça de Glaucinalva. A dupla de criminosos fugiu em uma motocicleta, segundo testemunhas.

TRÁFICO DE DROGAS

De acordo com a polícia, a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas no município de São Domingos do Capim. A Polícia Civil investiga o caso.

Reportagem: Tiago Silva

TOCOU FOGO NO AMIGO E DIZ QUE FOI BRINCADEIRA

Valdecir Rodrigues de Andrade, 47, ainda se encontra internado no hospital de urgência e emergência de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (R.B.M). Ele foi queimado vivo e sofreu queimaduras de 2º e 3º graus por quase todo o corpo. O acusado, que tem 60 anos de idade, está preso.

A barbárie aconteceu no final da tarde de sábado (9), véspera do Dia das Mães, na cidade de Castanhal. A vítima estava nas dependências de uma oficina de veículos situada na rua principal do bairro Jaderlândia. O acusado de prenome Evaldo saiu de um bar, jogou um líquido altamente inflamável em Valdecir e ateou fogo, segundo o delegado Rodrigo Zambardino, da Polícia Civil.

Com o corpo em chamas, Valdecir saiu correndo desesperadamente pelas ruas e gritando por socorro. Ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. Devido a gravidade da situação, o paciente teve que ser transferido para um hospital de Belém.

Após incursões, o borracheiro Evaldo, de 60 anos de idade, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar. Na delegacia, Evaldo alegou que apenas fez uma brincadeira e que não pretendia ferir o amigo. Ele foi autuado por crime de tentativa de homicídio. A vítima sofre de distúrbios mentais, segundo a família.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 12 de maio de 2015

MOTOCICLISTA MORRE APÓS ACIDENTE

Em Castanhal, cidade do nordeste paraense, no início da madrugada de sábado (9), próximo ao parque de exposições da feira agropecuária, um rapaz de prenome Carlos morreu vítima de atropelamento. Testemunhas contaram à polícia que Carlos estaria em uma motocicleta e que o mesmo teria saído da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e sido atingido violentamente por um carro.

Ainda de acordo com testemunhas, o motorista do carro particular ainda não identificado estaria em alta velocidade e teria feito uma conversão perigosa, para sair da rodovia BR-316 e pegar a rua da UPA. Carlos não resistiu aos ferimentos. O corpo foi sepultado na manhã de domingo (10), em pleno Dia das Mães. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO


Ainda na cidade de Castanhal Jakson Baía Reis, de 27 anos, se feriu gravemente em um acidente automobilístico ocorrido na noite de domingo (10), por volta das 23h. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Jakson conduzia uma motocicleta quando, na altura do km 19 da rodovia PA-136, foi atingido por um carro de passeio.


A batida foi tão violenta que Jakson Baía Reis teve a perna esquerda arrancada. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e levado para a UPA 24 Horas de Castanhal. Em seguida, o jovem foi transportado para o hospital de urgência e emergência de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (R.B.M). O quadro clínico do paciente é considerado delicado.

Reportagem: Tiago Silva

"FOGUINHO" LEVA A PIOR EM TIROTEIO COM POLICIAIS

No município de São Miguel do Guamá, nordeste do Estado, um rapaz identificado apenas pelo vulgo de "Foguinho" morreu em confronto com a polícia. A refrega ocorreu no início da noite de domingo (10), após um assalto frustrado praticado contra um estabelecimento comercial situado no bairro das Palmeiras.
A Polícia Militar foi acionada e impediu que o assalto fosse consumado. O suspeito teria efetuado um disparo de escopeta calibre 12 contra a guarnição policial que foi obrigada a revidar. "Foguinho" foi atingido por balas de pistola Ponto 40 e morreu. A espingarda do assaltante foi apreendida e apresentada na delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Ainda no município de São Miguel do Guamá, por volta das 20h de domingo (10), um jovem, que ainda não teve o nome revelado pela polícia, foi alvejado no tórax por um disparo de arma de fogo do calibre ainda desconhecido. O atirador, que seria filho de um diretor de uma escola do município, ainda não teria sido preso.

A tentativa de homicídio ocorreu próximo ao campo do Vila Nova, mais precisamente na ocupação do "Grêmio". A vítima foi socorrida e precisou ser transferida para o hospital metropolitano, em Ananindeua.

Reportagem: Tiago Silva

"DICO" É EXECUTADO COM TRÊS TIROS NA CABEÇA

No município de Santa Maria do Pará, zona do salgado, um homem foi executado com três tiros na cabeça. O crime violento aconteceu no bairro da Marambaia, mais precisamente na Rua do “Pânico”, por volta das 20h de domingo (10).
Segundo informações da polícia, Raimundo Charles Lima Gomes, mais conhecido por “Dico” estava no presídio respondendo por crime de tráfico de drogas. Ele foi beneficiado com um indulto para passar o feriado do Dia das Mães com a família e acabou sendo perseguido e assassinado com três tiros na cabeça. O atirador fugiu do local em uma motocicleta modelo Broz de cor vermelha.

Ailton dos Santos Sales, que seria amigo de “Dico”, foi alvejado no pé direito, mas não corre risco de perder a vida. O homicídio está sendo investigado pela Polícia Civil.

Reportagem: Tiago Silva

TIROS, PAULADAS E FACADAS MATAM MAIS DOIS EM CASTANHAL

Mais dois homicídios foram registrados em Castanhal. Na noite de domingo (10), Dia das Mães, por volta das 23h, Naélio Ferreira Seabra, de 20 anos, foi morto com vários tiros pelo corpo. O crime aconteceu no bairro Novo Caiçara, mais precisamente na rua 7 de Setembro. Um amigo de Naélio, identificado como José da Costa Castro, 32, foi atingido na perna direita e passa bem.

Na manhã de ontem, por volta das 6h30, na ocupação da Portelinha, área do bairro Jaderlândia, Marcos José Ferreira da Silva, de 19 anos, foi morto a facadas e pauladas. Uma espingarda de fabricação caseira foi encontrada ao lado do corpo.

No local, a “lei do silêncio” prevaleceu: moradores e familiares da vítima não quiseram falar com a imprensa, talvez por medo de represálias.

ASSALTO A RESIDÊNCIA

Na noite de sábado (9), dois assaltantes invadiram uma casa situada no bairro Novo Estrela, roubaram certa quantia em dinheiro e uma motocicleta modelo CB 300 cilindradas.

O dono da casa travou luta corporal com um dos assaltantes e acabou sendo alvejado no pescoço por um disparo de arma de fogo.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 8 de maio de 2015

HOMEM É ASSASSINADO COM CINCO TIROS

Mais um crime chocante foi registrado na cidade de Castanhal (zona do Salgado). No início da noite de quarta-feira (06), um homem identificado por Haroldo Martins, de 43 anos, foi assassinado com cinco tiros. Dois disparos teriam atingido a cabeça da vítima, segundo informações da Polícia Militar.

Haroldo estava em via pública, mais precisamente na Rua Floriano Peixoto, no bairro Pirapora, área situada atrás do quartel do Corpo de Bombeiros (2º GBM), quando foi alvejado. Um homem desconhecido teria se aproximado e realizado os disparos. O atirador fugiu em uma motocicleta.

A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas morreu ao dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Castanhal. O corpo foi encaminhado ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves para a realização da necropsia.

Haroldo Martins era irmão de uma radialista, que é bastante conhecida na cidade. Ele seria o autor de um homicídio praticado no ano de 2007, contra um agricultor da agrovila Iracema, zona rural de Castanhal.

A morte de Haroldo está sendo investigado pela Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios (DH).

Reportagem: Tiago Silva

MOTOCICLISTA MORRE AO ATINGIR CAMINHÃO

José Guilherme Gondin, 43, morreu na noite de terça-feira (5), por volta das 21h, após colidir frontalmente com um caminhão. A batida ocorreu na rodovia BR-316, na cidade de Castanhal, região nordeste do Pará.
De acordo com informações colhidas no local, a vítima saiu de um bar situado no bairro do Cristo e seguiu pela pista na contramão, momento em que colidiu violentamente com um caminhão, que transportava garrafas de refrigerante. Alguns clientes do bar informaram que antes de sair do estabelecimento, José Guilherme Gondin havia comentado que ia se matar.

Familiares informaram à polícia que José Gondin havia se desentendido com a esposa e que sofreria de depressão. Ele também teria comentado com a família que um dia tiraria a própria vida. A polícia entendeu que o motorista do caminhão não teve como evitar a colisão.

Reportagem: Tiago Silva

TENTOU ASSALTAR E LEVOU TIRO NA PERNA

Na cidade de Castanhal, nordeste do Pará, por volta das 18h30min de terça-feira (5), dois homens armados tentaram assaltar uma panificadora situada no bairro do Milagre, mas não conseguiram graças à ação rápida de um desconhecido, que efetuou vários disparos contra os criminosos. Um dos assaltantes conseguiu fugir. Outro não teve a mesma sorte: foi alvejado na perna e acabou preso.
O acusado Marcos Roberto Brito, 32, contou ao BLOG que sacou um revólver da cintura e anunciou o assalto. Antes de começarem a recolher as mercadorias, Marcos e seu comparsa foram surpreendidos por um cliente, que se aproximou e efetuou vários tiros de pistola. Marcos foi atingido na perna esquerda e permaneceu dentro da panificadora. Seu comparsa conseguiu fugir em uma motocicleta.

O acusado, que disse residir no conjunto Parque Verde (Belém), também atirou contra o cliente. “Era matar ou morrer! Eu descarreguei a arma em cima dele, mas não acertei nenhum tiro”, contou Marcos Roberto Brito. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu e conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Castanhal.

A arma de fogo, um revólver calibre 38 com seis munições deflagradas no tambor, foi apreendido pela Polícia Militar. Após receber alta médica, Marcos será autuado por crime de porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. Durante o tiroteio, as balas atingiram o muro de uma casa e a porta lateral de um carro, que estava estacionado em frente a residência.

Reportagem: Tiago Silva

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMAS DE FOGO E ENTORPECENTES

Em poucos dias, policiais militares lotados no 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) prenderam pessoas, que estariam envolvidas com crimes de tráfico de drogas e assaltos na região do Salgado. Armas e entorpecentes foram apreendidos.

No município de Terra Alta, dentro de uma casa, a guarnição do sargento Eufrásio encontrou 7 “petecas” de pasta base de cocaína e um revólver de fabricação artesanal, além de 4 cartuchos de espingarda calibre 36. O proprietário do imóvel, identificado por “Nelson”, conseguiu fugir. Ainda em Terra Alta, um homem foi flagrado com 6 “petecas” de pasta base de cocaína, mas teria sido liberado quando, na delegacia, confessou ser apenas usuário de drogas.
Em Maracanã, a equipe do sargento Wallace cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pela justiça contra os irmãos Renato Pimentel Barros, 25, e Rosivan Pimentel Barros, de 27 anos. Na casa deles foi encontrada uma arma de fabricação caseira, além de 38 papelotes de maconha. Durante incursões, a guarnição ainda recapturou José Luiz Alves Leitão, de 40 anos, foragido do sistema penal desde o mês de março deste ano. O trio é suspeito de praticar assaltos contra comércios e micro-ônibus.

Em Curuçá foi preso Nirlando José Souza dos Santos, conhecido da polícia pela prática de furtos, assaltos e tráfico de entorpecentes. Com Nirlando, a equipe do sargento Brito encontrou 27 “petecas” de pasta base de cocaína. Ele ainda tentou fugir, mas de muleta não conseguiu ir tão longe.

Já no município de Magalhães Barata, um motorista de prenome “Joel” foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e de munições. Dentro do carro do acusado foi apreendido um rifle calibre 44 com 12
munições, sendo 4 delas deflagradas.

Os presos se encontram à disposição da justiça. O tenente coronel França, comandante do 5º BPM, informou que mais prisões ocorrerão nos próximos dias.

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 6 de maio de 2015

PACIENTE TOMA INJEÇÃO E MORRE EM POSTO DE SAÚDE

Uma mulher morreu aos 54 anos de idade, após tomar vacina contra a gripe H1N1 ou influenza A. O fato ocorreu em Castanhal, no nordeste paraense. Ainda não se sabe o que realmente provocou a morte da paciente, que era hipertensa.



Leonice Borges Carneiro, dona de casa, foi até o posto de saúde do bairro do Milagre e, por volta das 11h de ontem, tomou a injeção. Trinta minutos depois, desmaiou. Ela foi socorrida e levada para uma sala de observação. Uma equipe de resgate do Samu tenteou reanimá-la, mas a mulher já estava sem vida.

Familiares da vítima não quiseram gravar entrevista. A coordenadora do posto de saúde também não falou com a imprensa. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). A causa da morte está sendo apurada.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 4 de maio de 2015

TRIO ASSALTA PRÓXIMO A DELEGACIA E SE DÁ BEM

Na madrugada de sábado (2), na cidade de Castanhal, três homens armados invadiram um supermercado, roubaram uma arma de fogo, munições, dois rádios comunicadores e ainda arrombaram um caixa eletrônico. O que chama mais a atenção é que o estabelecimento comercial fica quase em frente a sede da Superintendência de Polícia Civil, onde também funciona a delegacia da cidade.

O primeiro vigilante foi rendido no estacionamento. O segundo foi rendido dentro do supermercado situado na Rua Floriano Peixoto (centro). Os dois vigilantes foram amarrados e mantidos em um compartimento. Os três criminosos utilizando um maçarico arrombaram um caixa eletrônico e depois fugiram em um carro. O valor saqueado ainda não foi divulgado. A ação criminosa teria durado mais de três horas.

Após o ocorrido, policiais civis de plantão foram até o supermercado para interrogar os vigilantes. Depois pediram que a Polícia Militar realizasse incursões pela cidade para tentar localizar os assaltantes. A PM passou a madrugada efetuando ronda ostensiva, montou barreiras nos pontos de entrada e saída de Castanhal, mas os criminosos não foram encontrados.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É EXECUTADO NO MEIO DA RUA COM TRÊS TIROS NA CABEÇA

Ontem o clima foi tenso no conjunto Bom Jesus, periferia da cidade de Castanhal (região do Salgado), depois que um homem de 26 anos foi morto a tiros. Até agressão física rolou contra a equipe de reportagem. Um investigador da Polícia Civil também tentou impedir que imagens fossem registradas no local de crime (em via pública). Somente com a presença da Polícia Militar, a imprensa conseguiu trabalhar sossegada.

Adelson Ramos Nascimento da Silva, 26, foi alvejado por três disparos de arma de fogo na cabeça e morreu na Rua Vasco da Gama, por volta das 12h30min. Testemunhas contaram à polícia que dois homens, ainda não identificados, passaram em uma motocicleta de cor vermelha e efetuaram vários tiros contra Adelson.

Após o crime, moradores do bairro Bom Jesus acionaram a equipe do BLOG, via telefone celular, para fazer a cobertura do homicídio. No local, um irmão da vítima, supostamente com o teor alcoólico alterado, partiu para cima da reportagem e aplicou um tapa, provocando a queda da câmera fotográfica ao chão. Um investigador da Polícia Civil (de plantão) disse que imagens não poderiam ser feitas em via pública. A “ordem” foi quebrada, depois que o pai da vítima permitiu que fotos e filmagens fossem feitas.

O irmão de Adelson Ramos Nascimento estava bastante nervoso e foi convidado para se retirar da cena do crime, para evitar mais problemas. Duas guarnições da Polícia Militar foram acionadas e garantiram a segurança de todos, até o corpo ser removido para o Instituto Médico Legal (IML).

Os cabos Almir, Moreira e Albertino de serviço nas viaturas 0518 e 0512, com o apoio do soldado Lobo, efetuaram diligências na tentativa de prender os autores do crime, mas nenhum suspeito foi encontrado.

O delegado Paulo Benício deu a devia atenção à imprensa, informando que o caso será investigado pela Divisão de Homicídios (DH) e que tentará descobrir se a vítima fatal tinha ou não envolvimento com o mundo do crime.

Reportagem: Tiago Silva