segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ASSASSINO DE PROFESSOR AINDA ESTÁ FORAGIDO

O delegado Temmer Khayat, titular da Delegacia de Homicídios (DH), informou que a Polícia Civil já possui pistas sobre o assassino do Professor de Educação Física e personal trainer Gilberto Oliveira, que não teve a idade revelada, morto com cinco tiros, a queima-roupa, na noite da última sexta-feira (28), em Castanhal, no nordeste do Pará.

Vítima
“Ouvimos relatos de pessoas próximas à vítima e já temos uma forte indicação da motivação e até mesmo da autoria do crime, mas nada que possamos divulgar ainda, para não atrapalhar o andamento das investigações, porém todas as medidas já foram tomadas e as investigações já estão bastante avançadas”, disse o delegado Temmer Khayat, ontem em entrevista ao BLOG.

Gilberto Oliveira era professor de Educação Física e trabalhou por 15 anos como personal trainer em uma academia, localizada no bairro do Cristo, em Castanhal. Na noite de sexta-feira (28), ele e uma amiga de trabalho saíram da academia acompanhados de outra mulher, que seria aluna. Os três saíram na motocicleta da vítima. A possível aluna foi deixada na casa dela. Já em frente a residência da amiga de trabalho, localizada na Alameda Iracema com a Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Nova Olinda, Gilberto Oliveira foi executado com cinco tiros efetuados por um homem que trajava bermuda e camisa escura. A execução ocorreu por volta das 22h.

Essas informações estão no Boletim de Ocorrência (BO), que foi registrado na delegacia do centro de Castanhal, pela funcionária da academia, que estava próximo ao personal, no momento em que ele foi assassinado. Ela, que iremos preservar o nome, disse que não conseguiu identificar o executor, porque ficou de costas quando os tiros foram efetuados. “Quando chegamos em frente de minha casa, o assassino já estava parado, em cima de uma motocicleta, acho que uma Titan de cor preta, ao lado de um poste com a luz apagada”, relatou a testemunha.

Ela relatou ainda que o suspeito puxou uma arma da cintura e foi em direção ao personal trainer dizendo que não se tratava de um assalto e, em seguida, efetuou os disparos fatais. A vítima ainda teria pedido para que o suspeito tivesse calma. Em seguida, o atirador fugiu tomando rumo ignorado e ainda não foi preso.  O corpo do professor foi velado no sábado, em Castanhal. Ao meio-dia seguiu para Belém, onde foi sepultado.

Nas redes sociais, amigos da vítima lamentaram a morte e pediram paz. “Onde vamos parar com tanta violência, em Castanhal? Nós, do ‘Programa Corpo Saudável’ lamentamos a perda do professor ‘Beto’, escreveu Rosângela Mota. “Era com um sorriso que ele me recebia todos os dias na academia. Não só eu, mas também todos os seus alunos, lembrou Karina Monteiro. “Ele me dava aula de educação física no Ceadep Castanhal quando eu era criança. Sempre foi uma boa pessoa”, disse Mateus Silva.

Já o Guarda Municipal Amyntas escreveu em sua página do Facebook que “O governo pode fazer algo (para combater a insegurança), só que não faz. Não sei por quê. Para a gente ver o descaso basta ir à delegacia fazer um boletim de ocorrência que a gente se sente como se nem existisse! Os bandidos agem e se organizam igual a um relâmpago”, criticou o agente público.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

BALAS PERDIDAS MATAM CRIANÇA DE 4 ANOS EM CASTANHAL

A cidade de Castanhal, no nordeste do Estado, ficou consternada com mais um crime violento. Na noite da última quarta-feira (26), por volta das 20h30, no bairro Santa Lídia, uma criança de apenas quatro anos de idade morreu, após ser baleada por dois homens. Os pais da menina também foram atingidos, mas não correm risco de morte. A morte provocou muita comoção e revolta.


O caso foi registrado na delegacia do centro de Castanhal, onde se encontrava de plantão o delegado Rodrigo Venoso Zambardino, da Polícia Civil. Consta no Boletim de Ocorrência (BO) que, antes da tragédia, dois homens passaram em uma motocicleta pela rua 13 de Maio e atiraram contra um rapaz, identificado por Bruno Felipe Portela, que não foi atingido. Ele forneceu as informações para o B.O. Em seguida, de acordo com o que está registrado no B.O., Bruno foi à rua Antônio Horácio e passou a conversar com um casal, próximo a um posto médico, quando novamente surgiu a dupla na motocicleta. Mais tiros foram disparados e Bruno, mais uma vez, não foi atingido.

Contudo, os tiros acertaram os braços de Wellington Branco Galeno, 24, e de Jéssica da Silva e Silva, 20. Ela carregava no colo sua filha, Bruna Natacha da Silva, de 4 anos. A criança acabou levando três tiros, um deles na cabeça. Mãe e filha foram socorridas pela guarnição do sargento Cesar, composta pelo cabo Célio e pelo soldado Tadson. Elas foram levadas dentro da viatura da Polícia Militar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, onde a criança não resistiu aos ferimentos e morreu. Jéssica precisou ser transferida com seu esposo, Wellington, para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, de Ananindeua.

Bruno Felipe Portela, que seria o alvo dos assassinos, foi convidado a comparecer na delegacia para prestar esclarecimentos e informou os nomes dos atiradores. Ele relatou que estava sendo ameaçado de morte, mas não deu mais detalhes sobre as ameaças.

O corpo de Bruna Natacha da Silva foi removido pra o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame de necropsia e depois foi entregue aos familiares. Na manhã de ontem, foi velado na casa dos avós maternos, situada na primeira rua do bairro Jaderlândia, e sepultado às 9h de hoje no cemitério daquele bairro. Consternados com o ocorrido, familiares preferiram não gravar entrevista.

"Dessa vez uma linda criança foi vítima fatal de um ato covarde. É claro que muita coisa precisa melhorar, mas tenham certeza de que nossos policiais estão se esforçando ao máximo para atender a população", informou o coronel França, comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM). O oficial PM acrescentou que a Polícia Civil já iniciou as investigações e já tem informações sobre os acusados que, entretanto, até o fechamento dessa edição, ainda não haviam sido presos.

CRIANÇA MEIGA

A escola Rita de Cássia, onde Bruna Natacha estudou por seis meses, amanheceu com um pano escuro colado no
portão, simbolizando o luto. "Ela era uma menina meiga e bastante inteligente. Infelizmente mais uma vida inocente foi ceifada de forma trágica", lamentou a professora Lilian Cavalcante.

"Ela gostava muito de estudar e já até tinha aprendido a escrever o próprio nome", acrescentou Lucicleide Maria, diretora da escola. Outros funcionários da unidade escolar lagrimaram quando visualizaram algumas fotos da aluna praticando atividades em sala de aula.

Reportagem: Tiago Silva

IRMÃOS SÃO ASSASSINADOS A TIROS DENTRO DE CASA

Uma mãe que ouviu seus dois filhos serem assassinados com vários tiros, a maioria na cabeça, efetuados por desconhecidos e ela não pôde fazer nada para defendê-los, somente gritar por socorro. O duplo homicídio aconteceu na noite de terça-feira (25), no bairro Ianetama, periferia da cidade de Castanhal, no nordeste do Estado. As vítimas foram identificadas como Jhony Nascimento Gonçalves, 18, e Cristiano Nascimento Gonçalves, de 26 anos.

Em depoimento prestado na delegacia do centro de Castanhal, a mãe dos dois rapazes assassinados, que pediu para não ser identificada, contou que estava assistindo televisão em sua residência de madeira, localizada na rua Sebastião Bispo, próximo a um canal, quando, por volta das 23h30min, a porta da cozinha foi arrombada por dois homens encapuzados. “Eles chegaram dizendo – ‘polícia, polícia’ – eu ainda tentei fugir pela janela com o Cristiano, mas outro homem encapuzado, que estava do lado de fora, mandou a gente voltar”, contou.

A dona de casa foi separada pelos desconhecidos, sendo confinada em um dos compartimentos da casa, enquanto que seus dois filhos foram levados para outro quarto e executados com vários tiros a queima-roupa. Os corpos manchados com sangue ficaram jogados sobre uma cama. Em seguida, os executores fugiram em um carro de cor escura. “O bairro Ianetama está muito perigoso! Na semana passada um assaltante matou uma idosa de 63 anos com cinco facadas. Agora esses dois irmãos foram mortos de forma cruel”, comentou um morador, na cena do crime.

Antes, Cristiano Nascimento Gonçalves residia no município de São Miguel do Guamá, onde havia sido preso duas vezes por envolvimento com o tráfico de drogas e uma vez por roubo, segundo a própria mãe dele. Já Jhony Nascimento Gonçalves, 18, que recentemente havia adquirido um carro, através de um sorteio, não teria qualquer tipo de envolvimento com a criminalidade.

O duplo homicídio foi registrado pelo delegado Rodrigo Galende. O policial civil informou que irá investigar para tentar descobrir o que realmente teria motivado as duas mortes. Até o fechamento dessa edição, os assassinos ainda não haviam sido presos e nem identificados.

Reportagem: Tiago Silva

SALINÓPOLIS: TRÊS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS

Mais três pessoas que, segundo a polícia, estariam envolvidas direta e indiretamente com o comercio ilegal de entorpecentes no município de Salinópolis, região do Salgado, foram detidas pela Polícia Militar, no início da tarde de anteontem. A guarnição do major Josimar Leão, composta pelos soldados Lucas, Pereira e Glauber, estava em ronda pelo bairro João Paulo II quando recebeu um chamado para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas na baixada da Vila da Paz.

Os policiais militares se dirigiram até o endereço informado e se depararam com um grupo de pessoas suspeitas em frente de uma residência. Os suspeitos saíram correndo quando perceberam a presença da polícia. Com isso, a guarnição resolveu adentrar na casa que, de acordo com denuncias, funcionaria como uma “Boca de Fumo”. Dentro do imóvel foi encontrada uma vasilha plástica com 12 “petecas” de pasta base de cocaína e mais R$ 85, 00 em cédulas miúdas, possivelmente fruto do comercio ilegal.

Foram presos os adultos: Arison Douglas Figueiredo, conhecido por “Dodô”; Maurício da Silva Costa, vulgo “Bife”; e Ricardo Vitor Barros da Silva. Todos foram conduzidos na viatura 6109 até a delegacia de Polícia Civil. “A casa é minha, mas essa droga não é minha”, negou Maurício. Arison e Ricardo também negaram qualquer tipo de envolvimento com a comercialização ilícita. “Todos negam, mas existem denuncias contra eles, inclusive conhecidos usuários de drogas estavam reunidos na frente da casa do Maurício no momento em que minha equipe fez o cerco”, relatou o major Josimar Leão.

Quando os detidos eram apresentados ao delegado Fausto Bulcão, uma pessoa, que registrava um boletim de ocorrência, reconheceu o trio como sendo o autor de um assalto praticado contra um comércio localizado no centro de Salinópolis, dias antes. Ainda na delegacia foi constatado que Arison Douglas, o “Dodô”, havia sido preso durante a operação Veraneio 2015 e que Maurício já possui passagem por crime de tentativa de homicídio.

Os acusados foram autuados por crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Eles ficaram de ser transferidos para o Centro de Recuperação de Salinópolis (SRSAL) e aguardam a decisão da justiça.

Reportagem: Tiago Silva

SALINÓPOLIS: HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTELIONATO

Geovan Nunes Silva. Pelo menos foi com esse nome que ele se apresentou quando foi preso por uma equipe da Polícia Militar, no final da tarde de anteontem. Ele é acusado de falsificar documentos e fingir ser autoridade para aplicar golpes o obter lucro com o prejuízo de terceiros, segundo a polícia. Ele foi localizado e preso dentro de um kit-net localizado próximo ao Trevo do município de Salinópolis, região do Salgado, após ser denunciado por dez vítimas.

“Recebemos denúncias de várias vítimas que teriam sido enganadas, de várias maneiras diferentes, por uma pessoa que dizia ser advogado, promotor de justiça, funcionário do Estado e defensor público. Com isso, ele conseguiu alugar casas, comprar carros, contratar seguranças particulares e até mesmo empregadas domésticas, mas não pagou ninguém”, informou o major Josimar Leão, responsável pela prisão do acusado. Com Gean Nunes Silva foi encontrada uma carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de outros documentos falsificados.

Ainda de acordo com o major Josimar Leão, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o acusado se apropriou de hum mil reais e uma televisão de uma mulher para defender o filho dela na justiça. “Ele (Geovan) disse que é natural de Veneza, na Itália. No entanto, não constatamos sotaque algum de italiano. Pelo que sei, ele aplicou vários golpes também no município de Capanema”, disso o oficial.

Na delegacia, o preso preferiu não declarar nada à
imprensa. Geovan Nunes Silva foi autuado pelo delegado Fausto Bulcão, por crimes de uso de documentos falsos e estelionato, que são inafiançáveis. Então o acusado será transferido para o presídio de Salinópolis para ficar à disposição da justiça.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 25 de agosto de 2015

JOVEM É EXECUTADA COM QUATRO TIROS DE PISTOLA

Uma mulher jovem, que chamava a atenção por seus traços físicos e que perdeu a vida de uma forma trágica, para quatro tiros disparados por desconhecidos. O feminicídio aconteceu na noite de domingo (23), em Castanhal, cidade do nordeste paraense. Samara Trindade do Nascimento, de 20 anos, foi alvejada por pelo menos quatro disparos de arma de fogo e caiu morta na Alameda São José, no bairro da Saudade II. Ela estava bem vestida, pois iria a uma festa de pagode quando, por volta das 22h, foi surpreendida por dois homens, que estavam em uma motocicleta.

A vítima ainda tentou se defender colocando as mãos na frente do rosto. “O primeiro tiro atravessou as duas mãos e o pescoço da jovem. O projetil ainda transfixou o muro de uma residência. Mais dois tiros atingiram o peito, possivelmente o coração. O quarto disparo acertou na axila direita da vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu na hora”, contou o sargento Nilson, da Polícia Militar.

Os atiradores fugiram na motocicleta sem serem identificados por testemunhas. Na cena do crime, durante a remoção do corpo, peritos do Instituto Médico Legal (IML) recolheram capsulas de pistola calibre 380. “Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro dos assassinos poderá ligar para o fone 181”, pediu o delegado Temmer Khayate, Titular da Delegacia de Homicídios.

Reportagem: Tiago Silva

COMERCIANTE É MORTO COM TIRO NO PEITO

Dois homens assaltaram um estabelecimento comercial e, não satisfeito, um dos criminosos ainda efetuou um disparo de
Vítima
arma de fogo no peito do comerciante Gerson da Silva Lisboa, de 60 anos. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu logo que deu entrada em um hospital. O latrocínio (roubo seguido de morte) aconteceu no domingo (23), por volta das 19h, na comunidade de Araticumirim, zona rural do município de Marapanim, no nordeste do Pará.

Os dois assaltantes, acompanhados de mais dois comparsas, fugiram em um barco do tipo rabeta em direção ao “Quarenta do Mocooca”, no município de Maracanã. A Polícia Militar ainda realizou buscas pelas comunidades de Boa Vista e Prainha, mas nenhum suspeito foi localizado. Assaltos dessa modalidade acontecem com frequência naquelas regiões, segundo informações de moradores, que ficaram revoltados com o crime covarde.

Gerson da Silva Lisboa era uma pessoa querida no meio da sociedade e bastante conhecida. Ele era irmão do Presbítero João Lisboa. Seu corpo foi velado na casa da esposa, localizada em frente ao comércio assaltado. O enterro aconteceu no cemitério de Araticumirim.

A Polícia Civil abriu um inquérito pra apurar o latrocínio e ainda tenta identificar os autores do crime. Enquanto os suspeitos não são presos, os ribeirinhos e comerciantes daquela comunidade ficam amedrontados com a onda de assaltos violentos.

Reportagem: Tiago Silva

MULHER É FLAGRADA COM MACONHA NAS PARTES INTIMAS

Uma mulher foi flagrada tentando entrar no Centro de Recuperação do município de Salinópolis (CRSAL), no nordeste do Estado, com aproximadamente 250 gramas de maconha escondidos dentro do ânus. Foi no domingo (23), durante o horário de visita, antes do almoço. Segundo a polícia, Maria Josiele Conceição da Silva, de 36 anos de idade, pretendia entregar o entorpecente para o companheiro dela, que cumpre pena por crime de tráfico de drogas.

Antes de terem acesso ao presídio, os familiares dos detentos passam por uma revista pessoal. No caso das mulheres, elas são levadas para um compartimento, onde são revistadas por agentes prisionais do sexo feminino. Em um desses procedimentos, Maria Josiele Conceição da Silva se agachou e deixou cair uma porção de maconha de dentro do ânus dela. A droga estava prensada e enrolada em uma camisinha. A Polícia Militar foi acionada e a acusada foi apresentada na delegacia de Salinópolis, pela guarnição do sargento Rosário.

Na delegacia, a presa se queixava de fortes dores no ânus. Ela teria confessado que entregaria a droga para seu companheiro, identificado como Giovandro Monteiro Barros. “O Giovandro, mais conhecido por ‘Pica Pau’, foi preso por minha equipe no dia 12 de maio desse ano. Ele tentava transpor uma grande quantidade de pasta base de cocaína para a comunidade São Bento. Ele foi julgado e condenado a pagar oito anos de prisão em regime fechado”, contou o major Josimar Leão, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Maria Josiele foi autuada por tráfico de drogas, pelo delegado Manoel Fausto Bulcão. Ela ficou de ser transferida ainda hoje para o Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, onde ficará à disposição da justiça até o dia de seu julgamento.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

POLICIAIS FICAM FERIDOS DURANTE COLISÃO COM VIATURA

No início da tarde de ontem, em Castanhal, cidade do nordeste paraense, dois policiais militares sofreram acidente automobilístico quando tentavam prender quatro assaltantes. Os criminosos armados de revólveres e pistolas invadiram uma residência de onde conseguiram roubar um carro modelo Fox de cor preta. Depois eles fugiram em direção ao bairro do Pantanal.

A vítima conseguiu acionar a Polícia Militar ligando para o 190. Os soldados R. Silva e Rocha, de serviço na viatura 0523, se depararam com os assaltantes próximo do lixão do bairro Pantanal. A quadrilha empreendeu fuga no veículo roubado. Houve acompanhamento e troca de tiros, mas ninguém foi alvejado. Durante o acompanhamento, o condutor da viatura desviou de um caminhão que seguia no sentido contrário e acabou colidindo com um barranco. O airbag e o cinto de segurança teriam salvado a vida dos dois soldados.

Aproveitando-se da situação, os assaltantes abandonaram o Fox e fugiram pela mata. Outras guarnições da PM chegaram ao local, mas não foi possível prender os criminosos. O carro roubado foi recuperado e devolvido ao dono.

Os soldados R. Silva e Rocha sofreram apenas escoriações, principalmente na região do rosto. Eles foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros e transportados para o Hospital São José, onde receberam os atendimentos adequados para depois serem liberados

O caso foi registrado na delegacia do centro de Castanhal. A Polícia Civil abriu inquérito para descobrir quem seriam os assaltantes e também o paradeiro deles. Por enquanto a viatura 0523 permanece baixada no quartel da cidade.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É PRESO SOB ACUSAÇÃO DE TRÁFICO DE DROGAS

O objetivo principal do major Josimar Leão, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm), é combater o tráfico de drogas, no município de Salinópolis, nordeste do Estado. O oficial acredita que combatendo o tráfico de drogas outros tipos de crimes deverão diminuir naquela região. Por isso, suas equipes frequentemente realizam batidas em possíveis pontos de comercialização de entorpecentes, além de abordagens que são feitas em pessoas suspeitas em via pública.

Em uma dessas abordagens, realizada no início da tarde de ontem, no bairro do Atlântico I, foi detido Adailton José Dias de Oliveira, de 34 anos. Com ele teriam sido encontradas 15 pequenas porções de pasta base de cocaína. O major Josimar Leão informou ao BLOG que sua equipe estava em diligência pelo bairro do Atlântico I quando foi parada por uma moradora da área informando que pessoas estavam vendendo e usando drogas na rua do Açaizal, bem próximo de uma ponte.

De imediato a guarnição formada por três policiais militares foi até o local informado e constatou uma movimentação intensa de pessoas suspeitas, que empreenderam fuga ao avistarem a viatura. Somente um suspeito foi detido: o próprio Adailton José Dias de Oliveira. “Ele foi abordado e, durante revista pessoal feita no mesmo, foram encontradas as 15 ‘petecas’ de pasta base de cocaína, então ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado ao delegado de plantão”, disse o comandante da 1ª Cipm.

Na delegacia, Adailton José Dias de Oliveira negou ser traficante. Ele confessou apenas ser usuário de drogas. Mas a conversa não convenceu o delegado Manoel Fausto Bulcão, que autuou o acusado com base no Artigo 33 do Código Penal Brasileiro (CPB). Adailton ficou de ser transferido para o presídio de Salinópolis.

De acordo com a Polícia Militar, outras prisões com apreensões de entorpecentes já haviam sido efetuadas na rua do Açaizal, no bairro do Atlântico.

Reportagem: Tiago Silva

IDOSA LEVA CINCO FACADAS AO RECONHECER ASSALTANTE

Na cidade de Castanhal, nordeste do Estado, uma idosa de 73 anos foi esfaqueada dentro de sua própria casa localizada na rua Capitão Leal Sobrinho, bairro Ianetama. Ela sofreu a agressão depois que reconheceu um homem que tentou assaltá-la. O fato aconteceu por volta das 11h de ontem. Antes de ser preso, o acusado foi surrado pelos vizinhos da vítima.

Creuza dos Santos Cardoso, 73, estava de saída para a igreja quando, ao passar pelo portão da casa onde mora, foi abordada por um homem que, armado de uma faca, chegou logo anunciando um assalto. “A dona Creuza disse que conhecia o assaltante e, depois que ela falou isso, ele a empurrou e levou ela para dentro da casa, onde desferiu vários golpes nela”, contou uma vizinha, que preferiu não revelar o nome.

O agressor tentou fugir correndo. Ele foi alcançado e espancado por populares revoltados com tamanho ato de covardia praticado contra a idosa. Jean Neves Chaves, de 33 anos, só não foi morto graças a uma equipe da guarda municipal que passava pelo local e o retirou das mãos dos “justiceiros”. Ele apanhou tanto que teve que ser levado primeiramente ao hospital para receber pontos na cabeça e curativos.

Após os procedimentos médicos, Jean Neves Chaves foi conduzido à delegacia do centro da cidade, onde foi descoberto que ele já possui passagem por tentativa de homicídio. Em depoimento, Jean alegou “Quem deu as facadas não fui eu! Foi o meu comparsa, que conseguiu fugir”, se defendeu. Mas testemunhas disseram na delegacia que o crime foi praticado apenas por uma pessoa, no caso por Jean Neves Chaves.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Creuza dos Santos Cardoso foi atingida com cinco facadas nas costas, nuca e pescoço. Ela passou por atendimento na (UPA) 24 horas de Castanhal, mas por apresentar um quadro clínico bastante grave, a paciente teve que ser levada as pressas para o hospital metropolitano, em Ananindeua, onde ficou de passar por cirurgias.

A faca, ainda suja de sangue, foi encontrada dentro de um canal, pelos agentes Marlon, Adailson e F. Gomes, da guarda municipal. A arma também foi apresentada na delegacia. O acusado foi autuado, em flagrante, por tentativa de homicídio. Se a vítima não resistir aos ferimentos no hospital, o preso responderá na cadeia por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

Reportagem: Tiago Silva

SANTA MARIA DO PARÁ: HOMEM É EXECUTADO A TIROS

Um homicídio foi registrado no município de Santa Maria do Pará, na região nordeste do Estado, onde teve como vítima Gil Romão da Silva, de 23 anos, morto a tiros no bairro Mutirão, também conhecido como “Trecho Seco”. O crime aconteceu na noite da última quarta-feira (19), por volta das 21h40min, e teria sido praticado por duas pessoas ainda não identificadas.

De acordo com testemunhas, a vítima havia acabado de sair de uma quadra de esportes e passava pela Avenida Santa Maria quando foi surpreendida por dois homens desconhecidos, que estavam em uma motocicleta modelo Fan 150 cilindradas, cor vermelha. Ainda segundo testemunhas, o homem que estava na garupa da motocicleta foi quem efetuou vários disparos de arma de fogo. Pelo menos quatro tiros atingiram a vítima. Em seguida, os motoqueiros fugiram em alta velocidade e tomando rumo ignorado.

Ainda com vida, Gil Romão da Silva foi socorrido e levado dentro de uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade de Castanhal, na região do Salgado, mas ele morreu logo que deu entrada na sala de atendimento. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e, na manhã de ontem, foi liberado aos familiares para os preparativos do velório e sepultamento.

INCURSÕES

Após o crime, os cabos Edmar, Mauro e Ramos realizaram diversas incursões na tentativa de localizar os autores do crime. Barreiras também foram montadas nas possíveis rotas de fuga. No dia seguinte, a equipe do cabo Valber, composta pelos soldados Paixão e Bernardo deu continuidade nas diligências, mas ninguém foi preso ainda.

Reportagem: Tiago Silva

sábado, 15 de agosto de 2015

DUPLA É PRESA ACUSADA DE ASSALTAR CARRO DOS CORREIOS

Na manhã de ontem, por volta das 11h, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) deteve dois homens que estariam envolvidos em um assalto praticado contra um carro dos Correios. A ação criminosa aconteceu na tarde da última quarta-feira (12), no município de Bujarú, nordeste do Estado. Os presos foram identificados como Marcelo de Sousa Brito, 26, e Wilson Lopes da Silva, de 29 anos. Parte da mercadoria foi recuperada.

O subtenente Vieira, da PRE, informou ao BLOG que estava de serviço com os cabos Alan, Celson e Lima quando, na altura do km 60 da rodovia PA-140, entre os municípios de Santa Izabel do Pará e Bujarú, visualizou dois suspeitos dentro de um carro modelo Honda Civic, cor verde. Foi feita a abordagem e, a princípio, nada de irregular foi constatado, porém a dupla despertou a desconfiança dos policiais ao demonstrar bastante nervosismo. “Eles se tremiam e gaguejavam muito, então resolvemos vistoriar o veículo, onde encontramos um revólver calibre 38 contendo cinco munições intactas”, contou o subtenente Vieira.

Ainda de acordo com o policial rodoviário, dentro do carro dos suspeitos foi encontrada uma espécie de sacola com o logotipo dos Correios. Dentro da sacola estavam vários objetos, como força de som, máquinas fotográficas, aparelhos de celulares, DVDs, além de peças de roupas e frascos de perfumes. “Todos esses objetos deveriam ser entregues nas casas de pessoas que fizeram pedidos, mas tais mercadorias não chegaram às residências dos clientes por causa do assalto ocorrido em Bujarú”, ressaltou Vieira.

Marcelo de Sousa Brito e Wilson Lopes da Silva receberam voz de prisão. Eles foram conduzidos na viatura 5104 à 17ª Seccional Urbana de Santa Izabel do Pará, mas, por se tratar de um crime praticado contra um órgão federal, os acusados tiveram que ser levados para a delegacia de Polícia Federal (PF), em Belém, onde foram apresentados ao delegado Davi de Oliveira Rios.

O motorista dos Correios foi chamado e, na seda da Polícia Federal, contou que o assalto foi praticado por pelo menos quatro bandidos, que utilizavam armas de grosso calibre. “Dois bandidos apontavam as armas em minha direção enquanto outros dois criminosos pegavam as mercadorias. Eles estavam em outro carro quando me emparelharam na estrada”, contou a vítima. Os acusados negaram, mas foram reconhecidos.

Durante busca no sistema, o delegado federal Davi de Oliveira Rios descobriu que Wilson Lopes da Silva já respondia por crime de roubo praticado também contra um veículo dos Correios, no município de Tailândia. Marcelo foi autuado por crime de roubo e, além disso, Wilson foi enquadrado por posse ilegal de arma de fogo, já que ele teria confessado ser o dono do revólver encontrado dentro de seu carro. Ambos já se encontram custodiados no sistema carcerário do Pará.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FUNCIONÁRIO MORRE DENTRO DE MERCADINHO COM TIRO DE ESPINGARDA

A Polícia Civil lavrou auto de prisão em flagrante delito em desfavor de Arthur Eduardo Neres Camelo, 18, acusado de ter efetuado um tiro de espingarda calibre 16, que provocou a morte instantânea de Dymison Hegel Santos da Silva, de 25 anos. O acusado informou à polícia que o disparo ocorreu de forma acidental e que não tinha a intenção de ceifar a vida da vítima. O fato ocorreu na manhã de ontem, por volta das 11h, dentro de um mercadinho situado no bairro Novo Estrela, mais precisamente na rua Floriano Peixoto, em Castanhal, cidade do nordeste paraense.

A guarnição do cabo Pina, da Polícia Militar, foi a primeira a chegar ao local e colheu informações sobre o ocorrido. Em depoimento prestado na delegacia do centro da cidade, o cabo Pina informou que estava de serviço na companhia do cabo Serrão e do soldado Sandro e que foram acionados para se dirigirem até o "Mercadinho Camelo", onde havia uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo. A guarnição se deslocou para o endereço informado e se deparou com um rapaz todo ensanguentado e caído ao chão, nos fundos do mercadinho. Uma equipe do Corpo de Bombeiro também compareceu ao local para fazer os primeiros atendimentos, mas o rapaz já estava sem vida.
Vítima

Os policiais militares passaram a procurar a arma de fogo. O proprietário do estabelecimento comercial disse que não sabia de arma alguma e que não estava presente no momento do disparo. Somente após alguns minutos de procura, uma espingarda calibre 16 foi encontrada dentro do banheiro. Todos no local negaram ser dono da espingarda. A princípio o filho do dono do mercadinho, Arthur Eduardo Neres Camelo, de 18 anos, contou que se encontrava no banheiro quando escutou o barulho do tiro e que já encontrou a vitima no chão. Ele disse ainda que depois pegou a espingarda e a guardou no banheiro. Diante dos fatos duas funcionarias foram convidadas a comparecerem a delegacia, assim como também o patrão delas e o filho dele, Arthur.

Na delegacia, Arthur confessou que após  uma brincadeira a arma disparou acidentalmente atingindo Dymison Hegel Santos da Silva. Arthur contou também que na hora ainda tirou a camisa e tentou estancar o sangue da vítima e que desesperado ainda pensou em até se suicidar, mas  acabou desmaiando.
Arma apreendida pela polícia

Ainda na delegacia o acusado contou que a vítima era funcionário do mercadinho e que ambos estavam no deposito quando ocorreu a tragédia. A delegada Nilde Rosa ainda decidirá se o indiciado será ou não transferido para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

FUNCIONÁRIO PÚBLICO É MORTO COM TIRO NA CABEÇA

Antônio de Jesus Lima, 50 anos, foi morto na manhã de ontem com um tiro na testa. O crime aconteceu na Agrovila Bacabal, zona rural de Castanhal, nordeste do Pará, local onde a vítima morava. Antônio era funcionário da prefeitura da cidade, onde ocupava o cargo de motorista.

Em menos de uma hora, um suspeito de envolvimento no crime foi detido por uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo cabo J. Cunha e composta ainda pelos soldados Souza e Machado. Os policiais militares informaram que estavam de serviço na viatura 0517 quando policiais do Núcleo Integrado de Operações (Niop) passaram uma circular, via rádio, dando conta que dois carros, sendo um Saveiro Cross, cor vermelha, e um Celta da mesma cor, estavam em fuga pela rodovia PA-136 em direção à cidade de Castanhal. A informação ainda dava conta que os ocupantes dos veículos haviam acabado de assassinar uma pessoa.

Vítima
Durante as buscas feitas pelos policiais no bairro Imperador, periferia de Castanhal, um Saveiro Cross foi abordado na rua Grão Pará com a travessa Amapá. Ao ser questionado, o motorista, identificado como José Marques de Andrade, informou aos policiais que realmente presenciou o baleamento e que o autor do disparo teria sido um taxista, que possui ponto de táxi em frente ao Terminal Rodoviário de Castanhal. Já na delegacia, José Marques informou ainda que havia sido contratado pelo taxista para fazer uma mudança da Vila de Bacabal até a zona urbana de Castanhal. No Boletim de Ocorrência (BO) consta que um mototaxista e mais um terceiro homem também haviam sido contratados para o serviço de mudança.

Ao chegarem à casa de Antônio de Jesus Lima (vítima), teria havido uma discussão e, em determinado momento, o taxista sacou uma arma de fogo e atirou na vítima, que morreu na hora. “A motivação do crime teria sido uma negociação entre a vítima e o acusado, envolvendo uma casa e um carro. O acusado não teria quitado a divida e então a vítima quis desfazer o negócio. O acusado não teria concordado e resolveu matar a vítima”, explicou o soldado PM Souza.

Por outro lado, o cabo PM J. Cunha foi com sua equipe até a casa do principal suspeito, localizada na travessa Tirandentes, no bairro São José, mas ele não estava no imóvel. Todas as informações até agora obtidas sobre o crime serão repassadas ao delegado Temmer Khayat, titular da Delegacia de Homicídios (DH), para que o caso seja investigado. Até o momento somente uma pessoa foi detida.

Reportagem: Tiago Silva

JOVEM DE 18 ANOS MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NO TRÂNSITO


Duas mortes foram registradas na cidade de Castanhal, nordeste paraense, onde uma pessoa foi assassinada a facadas e outra perdeu a vida em um acidente de trânsito. O acidente fatal aconteceu no bairro Ianetama, por volta das 23h de domingo (9). A vítima, identificada apenas como Wesley, de 18 anos, conduzia sua motocicleta modelo Broz quando, na rua Honório Bandeira, colidiu violentamente com uma motocicleta modelo Biz, que era ocupada por duas mulheres.

Wesley estava sem capacete. Ele caiu, bateu com a cabeça no chão e morreu ainda no local, após sofrer traumatismo craniano. As duas mulheres, que ainda não foram identificadas e que também estariam sem capacetes no momento do acidente, segundo a Polícia Militar,
foram socorridas por uma equipe do Samu e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Castanhal e, em seguida, foram transferidas para o hospital metropolitano, em Ananindeua. O estado de saúde delas era considerado gravíssimo.

O corpo de Wesley, que era filho único, foi velado na casa da mãe, no bairro Jaderândia, e sepultado às 9h de ontem no cemitério do bairro Jaderlândia. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Civil.

HOMICÍDIO 

Na madrugada de ontem, por volta das 2h, um homem foi assassinado com cinco facadas, sendo duas nas costas, duas na cabeça e uma debaixo do braço esquerdo, segundo informações repassadas pelo sargento Ed Lito, da Polícia Militar. O corpo foi encontrado por populares, estirado no meio da rua Francisco Quintal, no bairro São José.

A vítima foi identificada apenas pelo apelido de “Nego Junior”. Mais detalhes sobre o crime moradores da área não souberam informar à polícia, já que ocorreu durante a madrugada. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios (DH).

Reportagem: Tiago Silva