segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CORPO DE ENGENHEIRA É ENCONTRADO CARBANIZADO

Um crime misterioso e que está sendo investigado abalou os moradores do ramal Roda D’água, na área rural no município de Tomé-Açu, na região nordeste do Pará. Karina Sayuri Hanawa Konagano, de 22 anos, foi encontrada morta e com o corpo carbonizado em uma área de difícil acesso, próximo à localidade de Quatro Bocas, onde a jovem morava com a avó.
Karina era filha do presidente da Cooperativa Mista de Tomé-Açu (Canta), Michinori Konagano e, segundo as informações repassadas pelo delegado Luis Xavier, superintendente da Polícia Civil na Região do Salgado, a jovem saiu no sábado (24), por volta das 15h da casa onde morava, em uma motocicleta, com destino à casa de um familiar, e não mais retornou.
“Como ela não retornou hoje (ontem), pela parte da manhã, os parentes começaram a procurá-la em possíveis casas de parentes e amigos que ela pudesse estar. As buscas continuaram e eles acabaram encontrando o corpo da moça já carbonizado”, confirmou Luis Xavier.
O delegado disse ainda que chama a atenção o fato de nada ter sido roubado da vítima. A perícia criminal encontrou as sandálias e pertences arrumados perto do corpo e a motocicleta de Karina Konagano com a chave no contato. “As evidências nos levam a descartar, a princípio, o crime de latrocínio (roubo seguido de morte)”, informou ainda o policial civil.
O corpo de Karina foi encontrado ontem por volta das 14h e o local foi preservado até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística de Castanhal, que levantaram evidências que serão repassadas para as investigações da Polícia Civil. O superintendente da Polícia Civil da Região do Salgado formou uma força tarefa com os delegados Cláudio Fonseca e Gomes, da delegacia de Polícia Civil de Tomé-Açu, e Gersica Raphaela Veiga, da delegacia de Quatro Bocas, para apurar o crime.
“Estamos investigando todas as possibilidades, mas não queremos adiantar nada para não atrapalhar as investigações”, acrescentou Luis Xavier. O corpo de Karina Sayuri Hanawa Konagano foi submetido à necropsia e será liberado hoje, para sepultamento. 
PALESTRANTE
O pai da jovem, Michinori Konagano, é um palestrante de reputação internacional. Ele profere palestras sobre sistema agro florestal em países da América do sul e da Ásia. Karina Sayuri Hanawa Konagano era graduada em Engenharia de Produção. O Consul do Japão, em Belém, teria ligado para o Governador do Estado pedindo o total empenho da polícia, para que o caso seja desvendado o mais rápido possível e que o autor ou autores do bárbaro crime sejam presos e condenados.
Reportagem: J.R Avelar e Tiago Silva

MULHER É MORTA COM 3 TIROS AO SAIR DE IGREJA

No Distrito de Quatro Bocas, pertencente ao município de Tomé-Açu, no nordeste paraense, uma mulher morreu após ser alvejada por três disparos de arma de fogo efetuados por dois homens ainda não identificados pela polícia. Dos três tiros, dois atingiram as costas e um acertou o braço esquerdo de Suely Almeida Pinto, que não teve a idade revelada. O feminicídio aconteceu na noite de sexta-feira (23), por volta das 21h. A vítima havia saído da igreja e estava a caminho de casa.

Manoel de Nazaré Leão Pinto, em depoimento prestado na delegacia de Polícia Civil, disse que sua filha Suely Almeida Pinto estava acompanhada de uma amiga quando, na rua Saborishiba, próximo da agência do Banco do Brasil de Quatro Bocas, as duas foram atacadas por dois desconhecidos, que estavam em um carro. “Eles efetuaram vários tiros contra elas e depois fugiram em alta velocidade. A Suely chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Sespa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu”, contou.

A amiga de Suely, ainda não identificada, também foi atingida por um tiro e teve que ser transferida para o Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano, em Ananindeua. Seu quadro clínico seria considerado crítico. A Polícia Civil não passou mais informações sobre o caso que está sendo investigado pela delegada Gersica Raphaela Veiga da Silva. Uma mulher, que teria sido mandante do crime, foi presa, mas seu nome ainda não foi revelado pela polícia.

Reportagem: Tiago Silva

ASSASSINADO EM POSTO DE COMBUSTÍVEIS DO APEÚ

Lucian Alex Evangelista da Cruz, de 23 anos de idade, foi alvejado por um disparo de arma de fogo na cabeça e morreu nas dependências de um posto de combustíveis localizado às margens da rodovia BR-316, no Distrito de Apeú, em Castanhal, região do nordeste paraense. A Polícia Civil possui poucas informações sobre como teria ocorrido o crime.

A investigadora Josiete estava de plantão na delegacia do centro da cidade de Castanhal quando, por volta das 4h43min de sábado (24), recebeu informações de policiais do Núcleo Integrado de Operações (Niop) dando conta que, naquele instante, havia acontecido um homicídio e que o corpo da vítima estava jogado no banheiro de um conhecido posto de combustíveis situado na altura do km 58, da rodovia BR-316. Logo peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram acionados e removeram o corpo.

Mais tarde foi descoberto que a vítima se chamava Lucian Alex Evangelista da Cruz, 23 anos, morador do bairro Nova Olinda. “Segundo informações colhidas no local, o rapaz estava acompanhado de um grupo de amigos e, em determinado momento, se ausentou para ir ao banheiro, onde acabou tendo sua vida ceifada por um desconhecido”, informou o Major Prata, da Polícia Militar. No local acontecia uma festa que, após o crime, foi encerrada pela polícia.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O delegado Rodrigo Zambardino abriu inquérito para que o caso seja apurado. A Polícia Civil não informou se a vítima possuía algum tipo de envolvimento com a criminalidade.

Reportagem: Tiago Silva

JOVEM É MORTO COM TRÊS TIROS EM IGARAPÉ-AÇU

A Polícia Civil está investigando um homicídio que aconteceu na madrugada de sábado (24), no município de Igarapé-Açu, região nordeste do Pará. Pedro Henrique França da Silva foi morto, aos 23 anos de idade, com 3 tiros, sendo que 2 atingiram o peito e o terceiro disparo acertou no quadril, próximo das nádegas da vítima.

José Alfredo Marques da Silva foi quem compareceu na delegacia de Polícia Civil de Igarapé-Açu para comunicar o assassinato de seu sobrinho. Ele disse ao escrivão Carlos de Sousa que estava dormindo em casa, localizada na rua Lauro Sodré, no bairro Centro, quando, por volta das 5h30 de sábado acordou com o som de 3 tiros, que vinham da rua. “Fiquei com medo de abrir a porta para ver o que tinha acontecido. Poucos minutos depois um vizinho bateu na minha porta informando que meu sobrinho estava baleado e caído ao lado da casa de outro vizinho”, disse.

José foi ao local e encontrou Pedro, que estava de bruços, já morto sobre o chão. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na tentativa de prender o atirador, mas nenhum suspeito foi encontrado. Há 6 meses, Pedro Henrique foi alvo de um atentado, mas conseguiu escapar da morte. Ele não teve a mesma sorte na madrugada do último sábado.

O delegado Marcus Cruz, titular do município, informou que já abriu inquérito policial para que o caso seja investigado. O assassino permanece foragido.

Reportagem: Tiago Silva

PRESO 2º SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM LATROCÍNIO

O delegado Marcio Murilo Carvalho de Freitas prendeu, na manhã de sábado (24), Eliton Francisco de Oliveira Dias, de 26 anos, segundo suspeito de envolvimento no crime de latrocínio (roubo seguido de morte) que aconteceu no dia 11 último, na Ilha Santa Maria, pertencente ao município de Bujaru, no nordeste paraense. A vítima, Manoel Ubielge Bentes, tinha 71 anos.

De acordo com o delegado, 4 homens invadiram a casa do idoso para roubar uma espingarda e acabaram matando-o com um tiro de revólver. As investigações apontam que Eliton Francisco de Oliveira Dias teria sido o autor do disparo. Outro suspeito de envolvimento no crime, identificado como Manoel de Jesus da Silva Correa, de 25 anos, já havia sido preso na madrugada da última quarta-feira (21). Dentro da casa de Manoel de Jesus, localizada na ilha onde ocorreu o latrocínio, a equipe policial encontrou a espingarda da vítima e mais 5 espingardas de diversos calibres, além do revólver calibre 38 usado para matar o idoso.

Segundo o delegado Marcio Murilo, o advogado de Eliton Francisco de Oliveira Dias informou que o levaria à delegacia, para questionar sobre a decretação da prisão preventiva de seu cliente, mas apenas o advogado compareceu. “Eu pedi que o advogado levasse o acusado para interrogatório. Assim foi feito, mas após o interrogatório dei voz de prisão ao Eliton Francisco”, contou o delegado. O preso foi transferido para o Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, onde permanecerá até outra decisão da Justiça. Eliton disse que falará sobre o caso somente em juízo.

Outros dois suspeitos já identificados pela polícia estão com mandados de prisão decretados pela Comarca de Bujaru. “Já conversei com o advogado de um dos foragidos e ele também pretende se entregar. Ainda estamos à procura do quarto envolvido”, adiantou o delegado Marcio Murilo.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PRESO HOMEM ACUSADO DE ASSASSINAR IDOSO

As Polícias Civil e Militar prenderam, na madrugada de ontem, Manoel de Jesus da Silva Correa, 25 anos, acusado de ter participado de um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido no dia 11 desse mês, na Ilha Santa Maria, pertencente ao município de Bujaru, no nordeste paraense.

Segundo o delegado responsável pelo caso, quatro homens roubaram uma arma de fogo e ainda mataram Manoel Ubielge Bentes, de 71 anos de idade. “Na madrugada de ontem recebi uma informação dando conta que dois dos quatro suspeitos estariam escondidos em uma casa localizada na Ilha Santa Maria. Tão logo eu e os investigadores Cruz e Antônio fomos até o endereço para prendermos o Manoel de Jesus da Silva”, contou o delegado Marcio Murilo Carvalho de Freitas.

Dentro da casa foram encontradas seis espingardas de diversos calibres e um revólver calibre 38, além de farta munição. Entre as armas estava a espingarda roubada do idoso e o revólver calibre 38, usado para matá-lo. O filho da vítima compareceu à delegacia de polícia de Bujaru e reconheceu que a ama de seu pai havia sido modificada.

O delegado Marcio Murilo informou que dará continuidade nas investigações, já que existem outras três pessoas apontadas por envolvimento no crime. “Todos já foram devidamente identificados”,
disse. A prisão também contou com a participação do Grupamento Tático Operacional (GTO) de Tomé-Açu, comandada pelo sargento Gaia, da Polícia Militar.

Manoel de Jesus da Silva Correa, além do latrocínio, vai responder ainda por crime de posse ilegal de arma de fogo e de munições. Ele já se encontra custodiado e à disposição da justiça em um presídio da Região Metropolitana de Belém (RBM).

Reportagem: Tiago Silva

DOIS HOMENS SÃO MORTOS A TIROS E TERÇADADAS

Os homicídios não param de acontecer no interior do Estado. Na última terça-feira (20), duas pessoas foram mortas a golpes de terçado e tiros, sendo que um dos crimes aconteceu no município de Tomé-Açu e outo no município de São Domingos do Capim, nordeste paraense. Os assassinos estão foragidos.

Em Tomé-Açu, por volta do meio-dia, Jeferson dos Anjos Carvalho recebeu vários golpes de terçado e morreu no dia em que completava 31 anos de idade. Seu corpo ficou estirado no meio da rua principal do bairro da Portelinha até ser removido por peitos do Instituto Médico Legal (IML). Na delegacia de Polícia Civil de Tomé-Açu, uma sobrinha da vítima, que preferiu não ser identificada, disse ao delegado Cláudio Fonseca que foi até o local do crime para colher mais informações sobre o ocorrido, mas que ninguém soube dar detalhes do caso e nem informar a identidade do assassino.

Sobre a vida de Jeferson dos Santos Carvalho sua sobrinha informou apenas que ele era natural do município de Igarapé-Miri/PA e que atualmente trabalhava na roça. “Meu tio tinha apenas o ensino fundamental incompleto e era trabalhador rural”, contou. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O delegado Cláudio Fonseca informou que abrirá um inquérito para que o caso seja investigado.

TIROS

Já em São Domingos do Capim, por volta das 22h de terça-feira (20), Adenilzo de Sousa Almeida, 29 anos, foi alvejado por dois disparos de arma de fogo (revólver) e caiu morto na rua Gregório Vieira, no bairro Ponto Certo. Silvano de Sousa Almeida, irmão da vítima, contou à polícia que estava conversando com Adenilzo de Sousa em frente a residência dele e que em dado momento o rapaz entrou na casa para buscar água.

“Foi nesse momento que meu irmão foi surpreendido por dois desconhecidos, que já estavam dentro da casa. “Eles atiraram no meu irmão e depois fugiram correndo. Não sei como eles entraram lá”, disse. Adenilzo de Sousa Almeida saiu em busca de socorro, mas perdeu forças e caiu em frente a casa de um vizinho, onde agonizou por alguns minutos e morreu.

Um tiro atingiu o abdômen e outro acertou o peito direito da vítima, segundo informações de peritos do Instituto Médico Legal (IML), que realizaram a remoção do corpo. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Domingos do Capim.

Reportagem: Tiago Silva

MOTOCICLISTA BATE DE FRENTE COM CAMINHONETE E MORRE NA PA-136

Antônio Silveira da Natividade morreu aos 55 anos vítima de um acidente automobilístico ocorrido na rodovia PA-136, por volta das 19h de terça-feira (20). Ele conduzia uma motocicleta quando bateu de frente com uma caminhonete, segundo informações repassadas pelo cabo F. Moura, da Polícia Militar.

A batida aconteceu próximo da entrada do ramal da Vila do Livramento, zona rural do município de Inhangapi, no nordeste paraense. “O Antônio Silveira da Natividade, de 55 anos, trabalhava em uma cerâmica e residia na comunidade de Patauateua. Ele saiu do trabalho e seguia para casa, mas sua viagem foi interrompida pelo trágico acidente”, disse o cabo F. Moura.

Logo após o acidente, o motorista da caminhonete, identificado como José Íria Alves, que não teve a idade revelada, se apresentou espontaneamente na delegacia de polícia de Inhangapi. Ele deverá responder, em liberdade, o processo de homicídio culposo no trânsito, ou seja, quando não há a intenção de matar. As circunstancias do acidente serão investigadas pelo delegado Serrão, da Polícia Civil.

O corpo de Antônio Silveira da Natividade foi removido por peritos para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal e, na mesma noite, foi liberado aos familiares. O sepultamento ocorreu na tarde de ontem, em Inhangapi.

CAPOTAMENTO

Ainda na terça-feira (20), no início da manhã, três pessoas ficaram gravemente feridas depois que o carro em que elas estavam, um Pálio de cor prata, capotou na altura do km 92 da rodovia PA-320, no município de São Francisco do Pará, também na região nordeste do Estado. “Quando chegamos ao local do acidente, o Nadson de Jesus e Marcos Antônio Ferreira, ambos de 24 anos de idade, já estavam fora do veículo. Outro rapaz, que seria um Dj conhecido como ‘Pom Pom’, estava preso nas ferragens”, relatou o sargento J. Lameira, da Polícia Militar

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, sob o comando do tenente Cláudio, retirou a vítima das ferragens e a transportou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas da cidade de Castanhal. Outra equipe do Samu transportou Nadson de Jesus e Marco Antônio para a mesma unidade de saúde. Em seguida ambas as vítimas tiveram que ser transferidas para o Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano, em Ananindeua, para receberem melhores atendimentos médicos. Eles não correm risco de morte.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 20 de outubro de 2015

DUAS PESSOAS MORREM VÍTIMAS DE ACIDENTE EM CASTANHAL

Na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense, duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente automobilístico ocorrido na noite de domingo (18). Uma das vítimas fatais é o ex-jogador do Castanhal Esporte Clube, Adrian Smithi Novoa Bezerra, de 26 anos de idade, que quando adolescente também jogou na categoria de base do Santos Futebol Clube (SP).

Segundo informações do delegado Paulo Benício, da Polícia Civil, Adrian Smithi Novoa Bezerra trafegava em sua motocicleta pela rodovia Transcastanhal, entre os bairros Nova Olinda e Fonte Boa, quando, por volta das 19h30min, colidiu frontalmente com outra motocicleta conduzida por Silas da Silva Silva, de 22 anos. O impacto foi tão violento que os dois condutores morreram na hora. Eles sofreram fraturas múltiplas. “O Silas estava com mais duas pessoas na motocicleta quando se chocou com o Adrian. Todos estavam sem capacete”, informou o delegado Paulo Benício.

Smithi

Silas
Ana Paula Aragão de Abreu sofreu traumatismo craniano e se encontra em estado gravíssimo de saúde no Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano de Ananindeua. Outro passageiro identificado como Rai Dalvan dos Santos, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e transportado com um ferimento no rosto para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Castanhal, mas já recebeu alta médica. As circunstancias do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O local onde ocorreu a tragédia não possui iluminação pública.

O presidente do Castanhal Esporte Clube, Hélio Junior Paz lamentou a morte do jogador Smithi. “Não fazia mais parte do elenco, mas tinha grande laço fraternal com todos do Japiim. No próximo jogo iremos homenagear o atleta”, disse. A outra vítima, Silas da Silva Silva também disputou alguns campeonatos pelo clube, mas foi pelas categorias sub 17 e sub 20.

Reportagem: Tiago Silva

JOVEM É EXECUTADO A TIRO EM VIA PÚBLICA

Na cidade de Castanhal, nordeste paraense, José Maurício Reis Santos, de 23 anos, morreu após ser alvejado por um disparo de arma de fogo efetuado por um homem ainda não identificado pela polícia. O tiro atravessou o braço esquerdo, as costelas e perfurou o pulmão da vítima, segundo informações repassadas por peritos do Instituto Médico Legal (IML), que fizeram a remoção do corpo. O crime aconteceu na ocupação da “Portelinha”, área do bairro Jaderlândia, periferia da cidade. Foi no sábado (17), por volta das 19h.

O pai da vítima, Raimundo Nonato de Souza Santos contou na delegacia de Polícia Civil do centro de Castanhal que seu filho saiu de casa para urinar em um banheiro público, que fica em frente da residência, quase no meio da travessa Júlio Vasconcelos, quando foi surpreendido por um homem moreno, baixo e magro que chegou ao local em uma bicicleta. “Ele chegou e logo efetuou o primeiro tiro e errou. O segundo disparo atingiu o meu filho, que ainda correu cerca de 50 metros, mas sem forças caiu ao chão e morreu minutos depois”, contou Raimundo Nonato.

Após os disparos, o atirador fugiu do local na bicicleta sem ser identificado por testemunhas. Ele ainda teria ameaçado a esposa de José Maurício dizendo que ela seria a próxima vítima se caso falasse algo à polícia. Guarnições da Polícia Militar fizeram buscas pela área, mas nenhum suspeito foi encontrado e, até o fechamento dessa edição, o assassino continuava foragido.

Familiares do morto disseram ao delegado João Ricardo que desconhecem se a vítima possuía inimigos ou se devia algo para alguém. Afirmaram apenas que José Maurício Reis Santos já havia sido preso por crime de porte ilegal de arma de fogo e que estava há seis meses em liberdade. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.

Reportagem: Tiago Silva

TRIO É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA E TRÁFICO DE DROGAS

Três pessoas foram presas, na cidade de Castanhal, nordeste paraense, por crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. As prisões ocorreram no bairro da Saudade II, por volta das 20h30min de quarta-feira (14). Assim que receberam a informação de que um homem armado estaria ameaçando moradores da Alameda São Francisco, o cabo Jorge e o soldado Esdras, com o apoio do sargento Lopes, foram até o local averiguar a denúncia.

“Abordamos o suspeito e, durante revista pessoal, encontramos com ele um revólver calibre 38 contendo quatro munições intactas no tambor”, informou o cabo Jorge. O suspeito foi identificado como Ezivaldo Barros Gama, mais conhecido por “Gigante”, de 19 anos. “Ele é de altíssima periculosidade, inclusive, quando adolescente, trocou tiros com guarnições da PM. Em uma dessas trocas de tiros, ele foi atingido no abdômen, mas sobreviveu”, contou o cabo Jorge.

Ainda de acordo com o policial militar, o suspeito seguia em direção de uma residência apontada como ponto de preparo e distribuição de entorpecentes. Dentro da casa, os policiais militares teriam encontrado uma pedra de oxi e mais 36 “pacotinhos” de pasta base de cocaína, além de apetrechos utilizados durante o preparo da droga, como barrilha leve, solução de bateria, sacos plásticos, linha, tesoura, baldes e balança de precisão.

Mirelli Sousa Rocha, 22, (dona da residência) e o amigo dela, Anderson Vilhena Veloso, de 21 anos, que tentou se esconder embaixo de uma cama, também receberam voz de prisão. Todos e o material apreendido foram levados para a delegacia de polícia do centro de Castanhal, onde foram apresentados ao delegado Paulo Benício, da Polícia Civil.

Ezivaldo Barros Gama foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. Mirelli Sousa Rocha e Anderson Vilhena Veloso ficaram de ser autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 13 de outubro de 2015

TRIO É PRESO APÓS ASSALTO A CASA LOTÉRICA

Três homens fortemente armados assaltaram uma Casa Lotérica situada no centro comercial do município de Garrafão do Norte e depois fugiram em um carro modelo Golf, cor preta, com a placa de Goiânia. Contudo, logo em seguida eles foram localizados e presos já no município de Santa Maria do Pará, região nordeste do Estado.

As prisões foram efetuadas pelas equipes dos sargentos Lira e S. Viana, formadas ainda pelos cabos Lopes, Carvalho e soldado Oliveira, da Polícia Militar. Os acusados foram identificados como Fernando Costa Silva, 18, natural de Bragança; Valber Wallace da Silva Alves, 24, oriundo de Ananindeua, e Juscelino Silva Castelo, de 29 anos de idade, residente no município de Capitão Poço. Com eles teriam sido encontradas, segundo relatos dos policiais militares, 3 armas de fogo municiadas, sendo 2 pistolas calibre 380 e um revólver calibre 38.

“Conseguimos recuperar pouco mais de R$ 15 mil roubados da Casa Lotérica de Garrafão do Norte, além de dois cordões de ouro subtraídos de clientes”, informou o sargento PM Lira. Na delegacia de Polícia Civil de Santa Maria do Pará, os acusados não quiseram gravar entrevista e nada falaram à imprensa.

Reportagem: Tiago Silva

TRÁFICO DE DROGAS LEVA 5 PESSOAS PARA A CADEIA

No último final de semana, policiais militares do município de Salinópolis, no nordeste paraense, prenderam 5 pessoas e apreenderam maconha e pasta base de cocaína. A primeira prisão aconteceu no bairro Porto Grande, onde, dentro de uma casa localizada na rua Pedro Alvares Cabral, Rosa Cilene Pinheiro dos Santos, 36 anos, teria sido flagrada em poder de oito “pacotinhos” de pasta base de cocaína.

“Uma testemunha achou anormal que na casa da Rosa Cilene havia grande movimentação de pessoas suspeitas e resolveu denunciá-la. Com a permissão dela, eu e os cabos Leal e Ruberval entramos na casa e acabamos encontrando os entorpecentes dentro de um recipiente plástico, que estava embaixo de uma pia”, Informou o capitão Antônio Sousa. Foram ainda apreendidos R$ 1.400,00.

Após outra denúncia anônima, Douglas Cunha dos Santos, 19, Carlos Dias da Silva, 20, e Vanda Socorro Cardoso, de 21 anos de idade, também foram presos sob a acusação de comercializarem drogas no bairro João Paulo II. Dentro da casa em que eles estavam, os cabos Marinalvo, Robson e Mesquita teriam encontrado 72 cigarros de maconha e mais 700 gramas de maconha prensada, divididos em sete porções. “Os três foram apresentados para a delegada Ariane Magno Gomes e autuados em flagrante”, disse o sargento Valdir.

Por último foi preso Pedro do Mar Santos. Dentro da casa dele, onde funciona um pequeno comércio, localizada no bairro São João, mais precisamente na rua Fluminense, os cabos Inaldo Valles, Ornildo e soldado Braga afirmam terem achado uma considerável porção de maconha. “Ele saiu correndo quando percebeu a nossa chegada, mas foi alcançado e detido”, contou o cabo PM Inaldo Valles.

Os 5 acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Salinópolis, onde foram autuados em flagrante. Os homens estão custodiados no presídio de Salinópolis e as mulheres ficaram de ser encaminhadas para o Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua.

Reportagem: Tiago Silva

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ENCONTRADOS 24 CELULARES EM PRESÍDIO DE CASTANHAL

Na manhã de ontem, agentes da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susip) e policiais do 5ª Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), sob o comando do Tenente Coronel França, fizeram uma revista geral nas carceragens do Centro de Recuperação da cidade de Castanhal (CRCAST), no nordeste do Estado.

A revista ocorreu das 8h até às 12h. No total foram encontrados 24 aparelhos celulares, 15 carregadores e 16 estoques (facas fabricadas manualmente por internos dentro de presídios). Segundo o Tenente Coronel França, nenhum tipo de entorpecente foi encontrado. “Essas revistas são realizadas periodicamente pela Susip em parceria com a PM. Dessa vez, drogas não foram encontradas na casa penal”, informou o comandante do 5º BPM.

Enquanto os agentes da Susip faziam as chamadas dos detentos, uma equipe do Grupamento Tático Operacional (GTO) ficava de prontidão dando cobertura. Já a guarnição do capitão Jorge, formada por seis policiais militares, fez a revista pessoal nos detentos os levou, um por um, até a área do “banho de sol”.

Os internos retornaram às celas, após os aparelhos celulares, carregadores e estoques serem achados. Todo o material foi apresentado
na delegacia de polícia do centro de Castanhal. A Polícia Civil deverá abrir inquérito para tentar descobrir de que maneira os objetos apreendidos foram parar dentro do CRCAST.

Reportagem: Tiago Silva

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA QUADRILHA EM CASTANHAL

A Polícia Civil de Castanhal, nordeste paraense, prendeu cinco homens por crimes de associação criminosa, tráfico de drogas, posse ilegal de munição e alteração de sinal identificador de veículo. As prisões foram efetuadas na manhã de ontem, depois que investigadores da Superintendência Regional da Zona do Salgado (SRZS) receberam uma denúncia anônima dando conta que criminosos se encontravam dentro de uma residência planejando praticar um sequestro ou até mesmo um grande assalto em Castanhal.

Dez investigadores acompanhados de mais três delegados se deslocaram até o endereço informado e fizeram o cerco no imóvel, não dando chances de fuga aos denunciados. Dentro da casa, durante uma revista, os policiais civis teriam apreendido 15 “pacotinhos” de pasta base de cocaína, uma quantidade considerável de pó de cocaína pura, além de cartuchos de espingarda calibre 16. Ainda dentro da casa teriam sido encontrados dois pares de algemas plásticas e um rádio HT com a frequência do Núcleo Integrado de Operações (Niop). “Através desse rádio HT, os suspeitos ficavam sabendo de toda a movimentação da Polícia Militar”, disse o delegado Victor.

Foram presos: Antônio Fernandes da Costa Filho, Warley dos Reis de Sousa, Agnaldo Peixoto de Alencar, Kerbeson Deyb Rodrigues Campelo e Raimundo Baia. Alguns deles já possuem entradas na delegacia por tráfico de drogas, assalto a agências bancárias e homicídios. Em poder da quadrilha foram apreendidos ainda dois carros, sendo um modelo Toyota e outro modelo Corola com os chassis alterados.

Após serem autuados, em flagrante, os acusados foram transferidos para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde permanecerão custodiados até a decisão da justiça.

Reportagem: Tiago Silva

MOTOTAXISTA É ASSASSINADO A TIROS EM CASTANHAL

Os homicídios seguidos que vêm acontecendo com frequência na cidade de Castanhal, no nordeste paraense, estão deixando a população amedrontada e dando muito trabalho para a Polícia Civil, que tem o papel de investigar para elucidar os crimes e prender os autores. Nove pessoas foram assassinadas no mês passado, somente nos primeiros 7 dias de outubro, já foram 3 homicídios e uma tentativa de feminicídio. Os autores do crime estão foragidos.

A mais recente vítima foi o mototaxista Cláudio Santos Araújo, conhecido pelos amigos como “Zé Comeia”, de 34 anos de idade, morto com pelo menos cinco tiros, distribuídos nas costas, peito e cabeça. Uma mulher, identificada como Enira de Jesus Andrade, de 40 anos, que estava na companhia do mototaxista, foi atingida com quatro tiros. Ela foi socorrida e transportada para o Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano de Ananindeua. O quadro clinico de saúde da paciente era considerado delicado.

Vítima
O homicídio e a tentativa de feminicídio ocorreram na madrugada de ontem, por volta de 1h30min, na terceira rua do bairro Jaderlândia. “Segundo informações do próprio filho da mulher baleada, o Cláudio e ela estavam conversando em frente da casa dela quando surgiram dois rapazes a pé e armados. Eles chegaram logo efetuando vários disparos de arma de fogo contra o casal”, contou Jorge Miranda, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Castanhal. “Vale a pena ressaltar que Cláudio era um homem trabalhador", disse o sindicalista. Os atiradores só levaram a motocicleta da vítima para fugirem e logo em seguida abandonaram o veículo.

De acordo com o delegado Paulo Benicio, Claudio Santos Araújo e Enira de Jesus Andrade tinham um relacionamento amoroso há pouco mais de dois anos. “Ela deixou do marido e passou a se relacionar com o mototaxista. Tudo será apurado pela Delegacia de Homicídios”, informou o delegado.

Cláudio Santos Araújo deixou três filhos pequenos. O corpo dele foi velado no Ginásio Poliesportivo do bairro Jaderlândia e sepultado no cemitério do bairro. “Nós vamos fazer uma mobilização na cidade e pedir que a Polícia Civil não deixe mais esse crime impune. Queremos justiça!”, pediu Jorge Miranda.

Reportagem: Tiago Silva

HOMEM É MORTO COM TRÊS TIROS EM CASTANHAL

A violência segue, no município de Castanhal, nordeste paraense, em alta voltagem. A população mal se recuperou do choque causado pelo assassinato de Fabrício dos Santos Oliveira, 24 anos, no domingo (04), no bairro do Cariri, e já está às voltas com outro crime brutal. Dessa vez a vítima foi Daniel Siqueira de Almeida, de 19 anos. Ele levou 3 tiros e morreu na hora, no bairro de Jaderlândia, periferia da cidade.

“O primeiro tiro atingiu o abdômen do rapaz , o segundo o acertou nas costelas e o terceiro foi no pescoço”, informou o sargento Almir, da Polícia Militar. Segundo informações do delegado Fábio Veloso de Castro, da Polícia Civil, o homicídio teria sido praticado por um desconhecido que, após dar os tiros, fugiu com um comparsa em uma motocicleta. 

“As poucas testemunhas falaram apenas que a vítima caminhava pela travessa da Campina II quando foi surpreendida por seus algozes”, disse o delegado. Ainda de acordo com informações colhidas na cena do crime, após receber o primeiro tiro, Daniel correu e tentou se esconder dentro de uma casa em construção, mas foi perseguido, alcançado e assassinado. 

O corpo ficou sob os olhares de curiosos por alguns minutos e depois foi removido por peritos do Instituto Médico Legal (IML). Antônio Benedito, irmão de criação da vítima, disse ao DIÁRIO que Daniel não possuía casa própria e nem emprego. “Ele andava pelas casas dos familiares e amigos pedindo comida”.

Reportagem: Tiago Silva

terça-feira, 6 de outubro de 2015

JOVEM É MORTO COM TIROS NO PEITO E ROSTO

Fabrício dos Santos de Oliveira, de 24 anos, foi morto com dois tiros, sendo um no lado direito do rosto e outro no peito. O crime aconteceu no domingo último (4), por volta de 12h30, na passagem do Arame, bairro do Cariri, periferia da cidade de Castanhal, nordeste paraense. Policiais civis e militares estiveram no local para colher indícios do crime, mas a “lei do silêncio” prevaleceu e pouco se apurou. Alguns curiosos comentaram apenas que os disparos teriam sido efetuados por um desconhecido, que teria fugido em uma motocicleta.

Em depoimento prestado na Delegacia de Polícia Civil do centro de Castanhal, a companheira da vítima, que pediu para não ser identificada, disse desconhecer se Fabrício estaria recebendo ameaças de morte ou se ele possuía inimigos. Ela informou ainda que, há 3 meses, Fabrício dos Santos de Oliveira sofreu um atendado. Levou um tiro na perna esquerda e estava se recuperando.

A jovem disse ainda que “um dia antes de ser assassinado, Fabrício pegou a bicicleta e saiu dizendo que precisava se movimentar. Quando retornou, contou que estava com medo, pois achou estranho que, de dia, um homem em um carro de cor escura ter jogado luz alta do farol em sua direção”.


Ontem, a vítima mais uma vez saiu de casa. Disse que iria encontrar um amigo, que não foi identificado, e não mais retornou com vida. O delegado Rodrigo Galende, da Polícia Civil, informou apenas que “um inquérito já foi instaurado para que o caso seja investigado".

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

JOVEM É EXECUTADO COM TRÊS TIROS NO IANETAMA

Na cidade de Castanhal, nordeste paraense, Everton Gabriel Silva de Souza, de 19 anos, foi morto com pelo menos três tiros de espingarda calibre 12. O crime aconteceu na noite de terça-feira (29), próximo da casa onde a vítima morava com a mãe e o padrasto, na rua Eufrazino de Andrade, bairro do Ianetama.

Informações de testemunhas repassadas à Polícia Militar dão conta que Everton Gabriel Silva de Souza passava (a pé) próximo ao Campo de Futebol Guarany quando, por volta das 21h, foi encurralado por dois homens desconhecidos, que chegaram ao local em uma bicicleta. “A vizinhança nos informou que o carona desceu da bicicleta com uma espingarda calibre 12 nas mãos e efetuou pelo menos três tiros contra o Everton”, relatou Junior, subtenente da Polícia Militar.

Vítima
Atingido com o primeiro tiro no peito, o jovem tentou escapar da morte correndo em direção ao Campo de Futebol Guarany, mas, bastante debilitado, não conseguiu ir tão longe. O rapaz foi alcançado e executado com mais dois tiros à queima-roupa, pelas costas. Logo em seguida, o atirador e seu comparsa saíram tranquilamente, pedalando juntos na bicicleta como se nada tivesse acontecido.

Na delegacia, em depoimento, Natanael da Costa Pereira, padrasto de Everton, disse que nem imagina quem possa ter sido o responsável pela morte de seu enteado.

Foi o segundo assassinato registrado, nesse mês de setembro, na mesma rua do bairro Ianetama. Na noite de domingo (20), Felipe de Sá Ramos, de 20 anos de idade, foi morto com pelo menos cinco tiros pelo corpo, por volta das 23h, em frente a uma casa de shows. Os dois casos estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios (DH). Ninguém foi preso ainda.

Reportagem: Tiago Silva

PRESO SUSPEITO DE VIOLENTAR MENINA DE 8 ANOS

Na tarde de ontem, a Polícia Civil de Nova Esperança do Piriá, nordeste do Estado, prendeu Francisco dos Santos Magalhães, 57, acusado de ter abusado sexualmente de uma menina de apenas oito anos de idade. De acordo com o delegado Francisco Adriano Costa, uma conselheira tutelar recebeu uma denúncia anônima de que uma menina de apenas oito anos vinha sendo abusada sexualmente por um homem há vários meses. Segundo a denúncia, a menina entrava na casa do acusado sempre no início da tarde e só saia no final da noite.

O delegado e os investigadores Eduardo e Ariolino foram até a residência do acusado, localizada no bairro Cidade Nova, um dos mais carentes de Nova Esperança do Piriá. Dentro da casa, os policiais civis encontraram a criança dormindo em uma rede e segurando uma cédula de dois reais. Ainda dentro da casa do suspeito a polícia apreendeu uma blusa feminina, possivelmente de outra vítima, assim como um pano azul, com um líquido seco semelhante a esperma.

Atendida por duas conselheiras tutelares, a criança, que chorava muito, disse que o acusado havia tirado suas roupas e esfregado o órgão genital dele nas partes íntimas dela. O delegado encaminhou a menina para o hospital, a fim de submetê-la a exame de constatação de conjunção carnal e/ou ato libidinoso, assim como ao serviço de atendimento psicológico prestado pelo Centro de Referencia de Assistência Social (Cras). O parecer de uma psicóloga teria confirmado o abuso sofrido pela criança.

Francisco dos Santos Magalhães foi autuado em flagrante delito e está preso na carceragem da delegacia de Nova Esperança do Piriá, aguardando autorização judicial para ser encaminhado a um presídio estadual. O delegado Francisco Adriano explicou que crimes dessa natureza podem trazer sequelas à vítima para o resto da vida e que por isso devem ser combatidos pelas autoridades com o máximo rigor possível. “Todos têm o dever de denunciar às autoridades fatos praticados por pedófilos e as autoridades devem dar o máximo de atenção e empenho aos casos, disse.

O policial civil informou ainda que a mãe da criança era muito negligente na criação da filha e que, inclusive, ela também poderá ser indiciada.

Reportagem: Tiago Silva