quarta-feira, 18 de maio de 2016

VIGILANTE DE RUA É MORTO A TIROS EM CASTANHAL

Mais um vigilante de rua foi morto a tiros na periferia da cidade de Castanhal, nordeste paraense. Dessa vez, a vítima foi Oziel Alencar de Holanda, de 25 anos. O crime aconteceu na madrugada de anteontem, no bairro Cariri. Já é o terceiro da categoria assassinado em pouco mais de um mês.

“Oziel estava sozinho em sua motocicleta realizando ronda pelo bairro do Cariri quando, na esquina da rua Magalhães Barata com a Quinta do Bosque, foi alvejado por pelo menos três tiros, um deles na cabeça, bem próximo do ouvido direito”, disse o delegado Victor Fontes, da Polícia Civil. Outros dois tiros atingiram as costas e em uma das penas da vítima, que morreu no local. Não teve testemunha, pois o crime ocorreu pela madrugada. Não se sabe quantos participaram do homicídio e nem em qual tipo de veículo fugiram.

Policiais militares estiveram na cena do crime colhendo informações sobre o ocorrido, bem como a equipe do BLOG. Moradores da área disseram apenas que, por volta das 3h, acordaram com o barulho os disparos. “Escutei três tiros, mas não tive coragem de sair para ver o que tinha acontecido”, disse um dos moradores que, por medo, não quis se identificar. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). Homens da Polícia Militar realizaram buscas pela área, mas não encontraram nenhum suspeito. Nada foi roubado da vítima. “A hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) está descartada, já que a motocicleta e nenhum outro objeto foi subtraído. Acreditamos que possa ter sido uma execução”, desconfia o delegado Victor Fontes.

Oziel de Alencar, 25, era irmão do também vigilante Paulo de Alencar, de 31 anos, que, em 3 de fevereiro deste ano, foi assassinado com seis tiros, na rua Doutor Moraes, localizada no bairro Novo Horizonte, município de Marituba, região Metropolitana de Belém. Na época, segundo levantamento feito pelo delegado Roberto Gaspar, que estava de plantão na Seccional Urbana de Marituba, Paulo de Alencar pode ter sido morto devido uma suposta desavença que teria tido com um desconhecido em uma festa. O assassino de Paulo não foi preso. Após a morte do irmão, Oziel mudou-se para Castanhal, onde também foi assassinado. A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios (DH), tenta descobrir se os crimes têm ligação um com outro.

MAIS 2 VÍTIMAS

Além de Oziel, em pouco mais de um mês, outros dois vigilantes de rua foram assassinados a tiros na periferia da cidade de Castanhal. Na noite de terça-feira (3 de abril), no bairro Santa Catarina, Josué Rodrigues Pinto, de 43 anos, foi executado com cinco tiros de revólver, a maioria na cabeça. Já na noite de sexta-feira (6 de abril), no bairro do Milagre, Jeferson Monteiro da Silva, de 19 anos, teve sua vida ceifada ao ser atingido com quatro tiros. Josué e Jeferson tiveram suas armas de fogo roubadas pelos assassinos. Membros da categoria estão temerosos, pois acreditam que existe algum criminoso matando para roubar armas de vigilantes de Castanhal. Ninguém foi preso.

Reportagem: Tiago Silva

Um comentário: