sexta-feira, 31 de março de 2017

Adolescente é apreendido pela PM após assalto a van na entrada da Colônia do Prata


Uma informação repassada via Niop Castanhal por volta das 15h15 da última quarta-feira (29), acionou os policiais militares do Pelotão de Santa Maria do Pará, cidade do nordeste paraense. A notícia era a de que havia ocorrido um assalto a uma van, passando a entrada da Colônia do Prata, na BR-316, sentido  Castanhal / Santa Maria.

A guarnição se deslocou até o ponto de referência e localizou a  van, onde as vítimas informaram que o assaltante tinha entrado na Fazenda Princesa, situada as margem da rodovia. Os policiais fizeram o cerco e pela rodovia estadual que dá acesso à Colônia do Prata, avistaram um suspeito próximo a um matagal. Quando o mesmo percebeu que não tinha saída, entrou em uma lagoa para tentar se esconder, porém, foi encontrado pela guarnição.


No momento da prisão, ele não estava com a arma e nem os pertences das vítimas, pois, tinha escondido em outro lugar, bem distante do local onde foi preso. Mais uma vez os policiais realizaram buscas e encontraram os objetos. Entre eles, a arma tipo caseira, calibre 38 e sem munição, dois celulares, uma bolsa com vários documentos e outros pertences das vítimas. Tudo apresentado na UIPP para procedimentos cabíveis.

O acusado é um adolescente de 17 anos, oriundo de Santo Antônio do Tauá, que estava residindo na Colônia do Prata. A guarnição que garantiu a apreensão do menor e a recuperação dos pertences foi composta pelo sargento Tavares, cabos Carvalho e Jader, e soldado Cunha.

Redação NV1 (Com informações do repórter Tiago Silva / Rota Castanhal)


Jovem baleado em São Miguel não resiste e morre em hospital


Na noite da última quarta-feira (29), Willian Batista Gomes, vulgo "Potche", de 19 anos, foi atingido na cabeça, quando estava sentado em frente à casa de sua irmã, na Rua da Fortaleza, município de São Miguel do Guamá, na região nordeste paraense.  


Segundo informações repassadas pelo irmão da vítima, Wellington Batista Gomes, de 23 anos, um suspeito usando jaqueta e capacete pretos, numa moto não identificada, surpreendeu a vítima e efetuou dois disparos de arma de fogo, que atingiram o crânio.  

O vulgo "Potche" encontrava-se no Hospital Municipal de São Miguel do Guamá, em estado grave, e seria transferido para o Hospital Metropolitano, em Belém, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer na manhã de quinta-feira (30).

Redação NV1 (Com informações do repórter Tiago Silva / Rota Castanhal)


quarta-feira, 29 de março de 2017

PM recupera em São Domingos moto que foi roubada em Castanhal



Uma senhora que foi vítima de assalto na cidade de Castanhal recebeu a notícia de que sua motocicleta foi recuperada na cidade de São Domingos do Capim. Alana Matos Araújo foi vítima de assalto no último dia 06/03. Os bandidos levaram sua motocicleta Honda Biz 125, ano 2013, de cor Branca, além de outros pertences pessoais.

Felizmente, nesta terça-feira (28), em São Domingos do Capim, a guarnição composta pelos Sargentos Luz e Vasconcelos, cabo Gama e soldado Wallace, realizava rondas naquele município, quando na sétima rua efetuou a abordagem de um rapaz em atitude suspeita. Trata-se de Raimundo Bruno David dos Santos, 19 anos, o qual estava de posse da motocicleta com registro de roubo.


O mesmo foi conduzido para a Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis. A moto será entregue a sua verdadeira proprietária.

Repórter Tiago Silva / Rota Castanhal



Polícias Civil e Militar cumprem mandado de busca e apreensão em Inhangapi



Policiais civis e militares deflagraram na última terça-feira (28), por volta de 12h30, uma ação conjunta em cumprimento a mandado de busca e apreensão, expedido pelo poder judiciário de Inhangapi, em desfavor de Raimundo Araújo dos Santos Júnior, suspeito de cometer assaltos.

                 
Durante a ação, foram encontrados na residência do suspeito um revólver calibre 38 especial, da marca “Rossi”, com cinco munições intactas, além de seis petecas de uma substância entorpecente, possivelmente, pasta base de cocaína, um aparelho celular da marca Samsung, um aparelho celular da marca Motorola, dois chips, um celular da marca Lenovo, uma toca ninja preta, um relógio dourado marca Orient, um aparelho Play Station 2 com 03 controles e uma máquina de cortar cabelo. Todos os objetos estavam em poder de Raimundo, e sem documentos que comprovassem sua procedência.

Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais. A equipe da Polícia Civil foi composta pelo delegado Joasil Serão e investigador Sandro. Pela polícia militar participaram 1º sargento Edival, 3º sargento Evandro, cabo Câmara, cabo Barros, cabo Mendonça e soldado Daniel.

Repórter Tiago Silva / Rota Castanhal


Guarda de Castanhal e Semutran apreendem moto clonada



A Guarda Civil Municipal e a Semutran tiraram de circulação uma motocicleta que, ao que tudo indica, vinha sendo utilizada para a prática de assaltos em Castanhal. A situação foi registrada nesta terça-feira (28), as 11h30, no centro da cidade, próximo a agência do INSS.

A moto Honda Pop 100cc estava com a placa clonada, cor adulterada (era vermelha de origem e estava pintada de preto) e com o chassis arrancado. O suspeito que estava de posse do veículo conseguiu fugir, porém, os agentes da GCM e Semutran apreenderam a motocicleta.


Repórter Tiago Silva / Rota Castanhal

quarta-feira, 15 de março de 2017

JOVEM É EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS EM CASTANHAL

José Thiago Silva e Silva, de 23 anos, foi morto a tiros na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (13), por volta das 21h30min, no bairro Nova Olinda, mais precisamente na rua Major Wilson.

O sargento Sena, da Polícia Militar, comunicou, em boletim de ocorrência, que estava de serviço na viatura 0517, em companhia do cabo PM Quaresma, quando foram informados pelo 190 sobre um tiroteio na rua Major Wilson, esquina com a Comandante Assis, no bairro Nova Olinda. “No local informado estava um carro modelo Ônix, cor prata, abandonado. Bem próximo, em um terreno baldio, havia um homem caído no meio do mato. Ele apresentava perfurações provocadas por disparos de arma de fogo no rosto e em outras partes do corpo, mas ainda respirava”, disse o sargento PM Sena.

Logo foi acionado o Corpo de Bombeiros. O rapaz foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, onde morreu poucos minutos depois de dar entrada naquela unidade de saúde. A vítima foi identificada como o José Thiago Silva e Silva, de 23 anos. Em seguida, o corpo de José Thiago foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal, onde passou por exame de necropsia. Depois foi liberado aos familiares para velório e sepultamento.

Ainda no local do crime, os policiais militares observaram que o carro, que seria de propriedade da vítima, apresentava uma perfuração de projétil de arma de fogo no vidro da janela do lado esquerdo (lugar do motorista). A porta traseira do lado direito estava aberta, sendo que as demais portas estavam fechadas e travadas. No interior do Ônix prata, junto ao câmbio, havia uma cápsula de uma arma de fogo do tipo e calibre ainda não identificados. Também dentro do veículo tinha manchas de sangue, levando a crer que o boleamento aconteceu quando a vítima ainda estava dentro do carro.

O veículo foi removido para o pátio da delegacia do centro da cidade, onde caso foi registrado no plantão do delegado Patrícia Pontes, da Polícia Civil. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas.

Reportagem: Tiago Silva

ACUSADO DE HOMICÍDIO NO PARÁ É PRESO NO MARANHÃO

Policiais civis do Estado do Maranhão, com apoio de policiais civis da cidade de Castanhal, no nordeste do Pará, prenderam José Thiago Soares da Silva, acusado de ter cometido um homicídio. O crime aconteceu em Castanhal, no mês de outubro do ano passado. O acusado foi preso sexta-feira (10), na cidade de Barreirinhas/MA.

A vítima foi Maurício José Damasceno da Paixão, de idade não revelada. Na época, Maurício José foi alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça e morreu no hospital, por volta das 18h do dia 03/10/2016. “O autor do crime mantinha relacionamento extraconjugal com a esposa da vítima. E, após tomar conhecimento que a vítima teria a intenção de matá-lo, José Thiago se antecipou e matou Maurício José”, explicou o delegado Temmer Khayat, superintendente da Polícia Civil de Castanhal.

A investigação sobre o crime foi realizada pela equipe do delegado Rayrton Carneiro, titular da 12ª Seccional do Jaderlandia de Castanhal/PA, onde o policial civil representou pela prisão do acusado. “Com o apoio do NAI (Núcleo de Apoio a Investigação) conseguimos monitorar o acusado e descobrimos que ele estava no Maranhão. Após contato com policiais civis daquele Estado, conseguimos prender o José Thiago, que confessou a autoria do crime”, detalhou o delegado Rayrton Carneiro.

José Thiago Soares da Silva será transferido para a cidade de Castanhal, no nordeste do Pará, onde ficará custodiado no presídio à disposição da justiça até o dia de seu julgamento. “É mais um acusado de homicídio preso e um trabalho concluído com sucesso”, finalizou Reyrton Carneiro, delegado de Polícia Civil.

Reportagem: Tiago Silva

MISTÉRIO: HOMEM APARECE MORTO COM MARCAS DE TIROS PELO CORPO

A Polícia Civil, por meio da delegada Ariane Magno Gomes, instaurou um inquérito para investigar um homicídio que aconteceu na madrugada de domingo (12) na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense, onde um homem foi encontrado morto com marcas de tiros pelo corpo.

O investigador Carlos Alberto estava de plantão na Delegacia de Polícia Civil do bairro Centro de Castanhal quando, por volta das 3h30min, foi informado por policiais militares do Niop (Núcleo Integrado de Operações – 190) que um corpo havia sido encontrado jogado na rua Maximino Porpino, quase de esquina com a avenida Presidente Vargas, bem no centro comercial da cidade. Após as informações, os investigadores Carlos, Castelo e a delegada Ariane foram até o local e constataram que a informação era verdadeira.

No local, estava o corpo de um homem não identificado. Durante a remoção do corpo, peritos do Instituto Médico Legal (IML) detectaram perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. Também no local esteve uma guarnição da Polícia Militar colhendo informações sobre como teria acontecido o assassinato. Moradores de rua disseram que a vítima caminhava normalmente quando, em determinado momento, 2 desconhecidos passaram e atiraram contra o homem, que morreu na hora. Os moradores de rua não deram mais detalhes sobre o crime.

Reportagem: Tiago Silva

DUPLA ACUSADA DE ASSALTO É PRESA COM ARMA DE FOGO E DROGAS

Dois homens foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Eles ainda são acusados de terem cometido assaltos no município de Bujaru, no nordeste paraense. A prisão da dupla aconteceu no final da noite de quarta-feira (8), por volta das 23h30min, depois que policiais militares receberam uma denúncia anônima informando que membros de uma gangue estariam escondidos em uma casa abandonada, localizada no bairro Centro de Bujaru, mais precisamente na primeira rua da invasão do “Cocal”.

Na denúncia dizia ainda que a casa funcionaria como ponto de preparo e comercialização de entorpecentes. De posse das informações, o sargento Frazão, mais o cabo Nilton e os soldados Barbosa e Luciana se dirigiram para o endereço informado, onde de início foram encontradas 2 mulheres. Ao serem perguntadas sobre onde estariam os denunciados, elas responderam que no imóvel não havia mais ninguém além delas. Mas, durante uma varredura na residência, os policiais militares acabaram encontrando 2 homens alvos da denúncia, que estavam escondidos debaixo do assoalho. Eles foram identificados como Hioran Piedade Santos e Jefferson de Oliveira Raiol, ambos de idades não informadas. Hioran e Jefferson já vinham sendo procurados pelas policias civil e militar, suspeitos de terem cometido assaltos em Bujaru. Contra eles, de acordo com o que consta registrado no boletim de ocorrência, existia mandado de prisão para ser cumprido.

Durante uma revista mais detalhada foi encontrado um revólver calibre 38 com 5 munições intactas, mais 2 cartuchos de espingarda calibre 16, também intactos. Entorpecentes dos tipos óxi e pasta base de cocaína também foram achados e apreendidos, além de uma balança de precisão e apetrechos utilizados na embalagem dos entorpecentes, como: linha, tesoura e cacos plásticos cortados em pedaços pequenos. Até um cachimbo usado para queimar pedra de crack foi encontrado. 4 telefones celulares, diversos chips e uma TV, que seriam produtos de roubo, também estavam na residência.

Todo o material apreendido e os acusados foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Bujaru, no plantão da delegada Gersica Raphaela Veiga da Silva. Os presos Hioran Piedade Santos e Jefferson de Oliveira Raiol foram autuados pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e munições, tráfico de drogas e, se for comprovado que os telefones celulares e a TV são produtos de roubo, os presos também responderão por receptação. A dupla ficou de ser transferida para uma das casas penais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém.

Reportagem: Tiago Silva

quarta-feira, 8 de março de 2017

DETENTO É ESPANCADO ATÉ A MORTE EM SANTA IZABEL

O detento Carlos Robson da Paixão Costa, de 29 anos, foi espancado até a morte. O crime, praticado por outros internos, aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (8), por volta das 12h30min, dentro do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), em Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

O caso foi confirmado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). As circunstâncias da morte serão apuradas por policiais civis da 17ª Seccional de Santa Izabel, onde o fato foi registrado. As evidências demonstram que o preso foi vítima de sucessivas agressões. A vítima teve as mãos amarradas para trás e depois teve a cabeça esmagada por pauladas e pedradas. Carlos Robson ainda teria recebido golpes de estoque (tipo de faca pontiaguda fabricada por detentos). O corpo foi logo removido para passar por exame de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Castanhal, região do nordeste paraense.

A Susipe informou ainda que nenhum interno assumiu a autoria do crime. A Polícia Civil instaurou um inquérito para que o caso seja investigado. A Corregedoria da Susipe também abriu uma sindicância administrativa para apurar o ocorrido.

Reportagem: Tiago Silva

ACUSADO DE HOMICÍDIO É PRESO EM CASTANHAL

A Polícia Civil prendeu, segunda-feira (6), em Castanhal, nordeste paraense, em cumprimento a mandado de prisão temporária, Denilson Ferreira de Sousa, acusado de atirar contra agentes penitenciários em Altamira, no Pará. A prisão foi efetuada por volta de 17 horas por policiais civis da Superintendência da Região Integrada de Segurança Pública, regional Guamá, sediada em Castanhal.

Segundo o delegado Themmer Khayat, titular da Superintendência, a investigação do crime é presidida por policiais civis de Altamira, Divisão de Homicídios e Núcleo de Inteligência Policial. Denilson estava escondido no conjunto Buritis, em Castanhal desde a sexta-feira passada, na casa de Aline Morais Vieira. Ela chegou a ser presa pela Polícia Civil de Castanhal por tráfico de drogas, no ano passado, e atualmente respondia ao processo em prisão domiciliar determinada pela Justiça.

No momento da abordagem policial, Denilson tentou fugir pulando o muro por trás da residência, mas a equipe policial havia feito o cerco e prendeu o procurado. Com ele, os policiais apreenderam diversos documentos falsos que eram usados por Denilson para não ser preso. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documentos falsos. Já Aline Vieira foi autuada em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de favorecimento pessoal por ter dado abrigo ao foragido.

Reportagem: Tiago Silva

CORREIOS: TRIO É PRESO APÓS ASSALTO EM IGARAPÉ-AÇU

Na tarde de ontem (terça-feira), três homens foram presos após terem assaltado a agência dos Correios do município de Igarapé-Açu, no nordeste paraense. 2 armas de fogo municiadas foram apreendidas e certa quantia em dinheiro foi recuperada, além de telefones celulares. Todos os presos são da cidade de Castanhal, também na região nordeste do Estado.

Por volta das 15h, a guarnição do sargento Equicivaldo, formada ainda pelo cabo Ernesto e pelo soldado Da Silva, que estavam de serviço na viatura 0510, foram informados por populares dizendo que na avenida Barão do Rio Branco, no bairro Centro de Igarapé-Açu, bandidos estariam assaltando a agência dos Correios daquele município. Os policiais militares se dirigiram para o local e constataram que a informação era verdadeira. “Não foi com reféns. Na hora do assalto, um cidadão ia chegando e saiu do local. Ele não entrou na agência. Logo em seguida avisou a nossa viatura e nos informou sobre o assalto”, explicou o sargento Equicivaldo.

Foram presos: Joelson Gomes da Silva, 19, Ricardo Renan da Costa Vasconcelos, 20, e Francisco Antônio Silva Azevedo, de 35 anos. Com o trio foram apreendidos 2 revólveres calibre 38 municiados. Foram recuperados 4 telefones celulares, que haviam sido roubados de clientes, além do valor de R$ 4 mil, que havia sido roubado da agência dos Correios.

O trio foi apresentado na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Igarapé-Açu, onde o delegado de plantão os autuou pelos crimes de roubo, porte ilegal de armas de fogo e associação criminosa armada. Também participaram da missão os cabos Guilherme, Torres e o soldado Lins, todos do recobrimento Tático da PM.

Reportagem: Tiago Silva

segunda-feira, 6 de março de 2017

VIGILANTE MORRE APÓS SOFRER ACIDENTE NA BR=316

O vigilante Renan Freitas do Vale, de 25 ou 30 anos, morreu após sofrer um acidente de trânsito no final da noite de ontem (domingo). Aconteceu na altura do km 90 da rodovia BR-316, próximo ao Celeiro, zona rural do município de São Francisco do Pará. Renan morava em Castanhal, no bairro Caiçara, e trabalhava como vigilante no Tribunal de Justiça (TJ) do município de Mãe do Rio. Quase todos os dias ele fazia o trajeto Castanhal / Mãe do Rio e Mãe do Rio / Castanhal. No retorno para casa, Renan Freitas do Vale foi atingido por trás por um carro. Ele, que conduzia uma motocicleta, não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia não repassou informações sobre o motorista do carro causador do acidente.

Reportagem: Tiago Silva

FIM DE SEMANA SANGRENTO EM CASTANHAL COM 2 MORTES E UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O fim de semana foi sangrento na cidade de Castanhal, no nordeste do Estado, onde foram registradas 2 mortes por baleamento e uma tentativa de homicídio por esfaqueamento. A violência começou na tarde de sexta-feira (3) quando, por volta das 15h, um jovem de 21 anos foi esfaqueado no Terminal Edgar Titan, em pleno centro da cidade.

Augusto Rodinaldo Lima de Araújo, 21, levou 3 facadas, sendo 2 nas costas e 1 no braço esquerdo. Sangrando bastante, Augusto foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Castanhal. Em estado grave de saúde, Augusto Rodinaldo Lima de Araújo precisou ser transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.

O autor das facadas fugiu do local sem ser identificado por testemunhas. Guardas civis e policiais militares fizeram buscas pelo local, mas nenhum suspeito foi encontrado. As causas do esfaqueamento estão sendo apuradas pela Polícia Civil.




HOMICÍDIO

Na noite de sábado (4), por volta das 19h30min, uma mulher foi morta a tiros na área da Feira da Ceasa. A vítima foi identificada como Sidilene Sousa Soares, de 31 anos. Sidilene estava em uma motocicleta com a namorada dela quando um desconhecido se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo.

Atingida na cabeça, Sidilene caiu morta na rua Paes de Carvalho. Minutos antes de ser alvejada, a vítima fatal discutiu com pessoas em um beco, onde existem alguns bares. A namorada de Sidilene e um homem, ambos ainda não identificados, também foram atingidos pelos disparos, mas foram encaminhados com vida para o hospital. O atirador fugiu do local e ainda não foi preso e nem identificado.

Sidilene Sousa Soares já havia sido presa três vezes pelo crime de tráfico de drogas, inclusive estava em prisão domiciliar sem uso de monitoramento. Uma irmã da vítima fatal disse que “Sidilene morava em Abaetetuba, mas que aos finais de semana viajava para Castanhal, para se encontrar com a namorada, a qual nunca apresentou para a família”. A Polícia Civil tenta descobrir se o homicídio tem ou não ligação com o tráfico de drogas.

LATROCÍNIO

Já no início da manhã de ontem, por volta das 7h, foi encontrado o corpo de um homem, jogado às margens da rodovia PA-320, em frente ao loteamento da Vale, situado entre os conjuntos Jardim das Acácias e Japiim. Durante o trabalho de remoção do corpo, peritos do Instituto Médico Legal (IML) detectaram duas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo nas costas da vítima, identificada como Francisco Carlos Pereira da Silva Souza, de 50 anos.

Francisco teria sido vítima de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, já que sua motocicleta não foi encontrada no local. O crime teria acontecido no final da noite de sábado (4). Amigos da vítima disseram que, às 22h do sábado, Francisco Carlos Pereira da Silva Souza saiu do bairro Saudade com destino ao conjunto Japiim, onde atualmente morava com a família. “Ele era acostumado a sair de casa para beber, jogar bola, bilhar e baralho com os amigos”, disse a viúva Raimunda Oliveira.

O homicídio e o latrocínio foram registrados no plantão da delegada Renata Gurgel, da Polícia Civil. Até o fechamento nenhum suspeito de envolvimento nos crimes havia sido preso. Os casos serão investigados pela equipe da Divisão de Homicídios (DH).

Reportagem: Tiago Silva

DENTRO DA PRÓPRIA CASA, HOMEM É ASSASSINADO A TIROS E TERÇADADAS

Na madrugada de sábado, por volta das 3h, policiais militares da cidade de Santa Maria do Pará, no nordeste do Estado, foram informados sobre um homicídio que teria acontecido dentro de uma casa, localizada na comunidade São Pedro, zona rural daquela cidade. No local, foi confirmado que a informação era verdadeira.

Dentro da casa foi encontrado o corpo de Silvinho de Oliveira Nascimento, conhecido como “Tatuado”, de 36 anos. Silvinho foi morto dentro da própria casa com várias terçadadas pelo corpo. O terçado ficou cravado no rosto da vítima, que também foi alvejada por pelo menos 4 tiros. O corpo foi removido para ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Castanhal. Depois foi liberado aos familiares para velório e sepultamento.

O caso foi registrado na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Santa Maria do Pará, no plantão do delegado Marcos Cruz. O polícia civil não informou se já tem pistas do assassino ou dos assassinos. As motivações ainda estão sendo apuradas.

Reportagem: Tiago Silva

ASSALTANTES MORREM DURANTE TROCA DE TIROS COM POLICIAIS MILITARES

Três homens resolveram “tocar o terror” na noite de sexta-feira (03), no município de Santa Izabel do Pará, e acabaram enfrentando guarnições da 1ª Companhia do 12º Batalhão. O confronto terminou com um saldo de 2 alvejados e 1 preso.

Segundo as informações prestadas na Seccional Urbana do Município, por volta das 20h30 desta sexta-feira (03), uma equipe de policiais militares, composta pelo sargento Emilio, cabos Glauber e C. Lopes, com apoio do policiamento de motos, composto pelos cabos Ocival, Joel e soldados Nerys e Da Rocha, e o patrulhamento rural, formado pelo cabo Rogério e soldado Rocha, receberam informação de um assalto em andamento.

A ocorrência tinha como destino um local próximo ao bairro Florestal e dava conta que 3 homens em uma motocicleta CG150, de cor preta, haviam acabado de praticar um assalto na rua do Uxiteua II, no bairro Novo, periferia de Santa Izabel do Pará, roubando a moto de uma mulher e a atingindo com um tiro no abdômen.

A partir dessa informação, os policiais do 12º Batalhão fizeram um grande cerco na tentativa de localizar e prender os criminosos, enquanto familiares socorriam a vítima, identificada como Viviane de Sousa Medeiros.

Populares contribuíram com informações e, pouco tempo depois, os 3 assaltantes foram avistados pela equipe do serviço de moto-patrulhamento, iniciando uma perseguição. Os 3 abandonaram a moto da vítima e seguiram na outra moto em direção à área do Caraparu.

Após alguns minutos de cerco, os ladrões se depararam com a guarnição da Rocam, no ramal da Vila do Caraparu, e, sem atenderem a ordem de rendição, passaram a disparar contra a guarnição, que recebeu apoio das equipes do patrulhamento rural e do interativo, havendo troca de tiros no meio da noite.

O resultado desta agressão aos policiais foi o saldo de 2 homens alvejados e um preso, sendo apreendidos um revólver calibre 38 e um simulacro de arma, que foram encaminhados para o flagrante, junto com o preso, na Seccional de Santa Izabel do Pará.


Percebendo que os dois alvejados ainda estavam com vida, foi prestado o devido socorro até o hospital local, porém, na chegada, foi constatado pelo médico de plantão o óbito dos dois assaltantes alvejados, sendo um deles identificado como Emerson Evandro Faro, de 19 anos.

O segundo assaltante morto, até o fechamento desta edição continuava sem identificação no IML de Castanhal. O ladrão preso foi identificado como Bruno Frank de Oliveira da Silva, de 25 anos. A mulher baleada durante o assalto foi encaminhada para o Hospital Metropolitano, onde permanece internada em situação estável.

Reportagem: J R Avelar (Diário do Pará)

CAPITÃ DA POLÍCIA MILITAR APOSENTADA É ENCONTRADA MORTA

No Arraial do Caeté, antes do município de Ourém, pouco menos de 100 quilômetros de distânncia da cidade de Castanhal, nordeste do Estado, uma capitã aposentada da Polícia Militar foi morta, provavelmente por estrangulamento. O principal suspeito é o ex-companheiro dela, identificado como Alberto Leal Cruz, de 33 anos, que está foragido.

O corpo da oficial da PM foi encontrado na manhã de sexta-feira (3), dentro da casa dela, na cama. A vítima foi identificada como Sônia Maria Sousa Lima, de 54 anos. No pescoço dela havia lesões, no rosto também. Havia 8 anos que Sônia e Alberto estavam juntos. Recentemente resolveram se separar. Na hora de dividir os bens, o casal teria se desentendido. A situação se agravou e os problemas de relacionamento se tornaram frequentes, segundo o delegado Ramos Souto, que investiga o caso.

Reportagem: Tiago Silva (com informações do jornal DIÁRIO)

sexta-feira, 3 de março de 2017

DESCONHECIDO REAGE E MATA ASSALTANTE COM TIROS NO PEITO E NA BOCA

Ontem (quinta-feira) a noite começou com uma morte por baleamento na cidade de Castanhal, nordeste paraense. Aconteceu no bairro Estrela, por volta das 20h, bem ao lado de uma Igreja Católica. O morto foi identificado como Carlos Enrique, vulgo "Quitu", de 18 anos. Carlos residia no Conjunto Jardim Tropical, periferia da cidade.

Segundo a Polícia Militar, tudo aconteceu logo após uma tentativa de assalto a uma lanchonete. “O Carlos Enrique e um comparsa dele tentaram assaltar uma lanchonete. Um desconhecido reagiu e atirou contra a dupla. Um dos assaltantes conseguiu fugir correndo, mas o outro morreu baleado”, disse o aspirante PM Alan. O corpo ficou estendido na alameda Capanema, bem ao lado da Igreja Cristo Jovem, localizada entre as ruas Cônego Leitão e Floriano Peixoto, no bairro Estrela. Uma hora depois, o cadáver foi removido para passar por exame de necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Peritos detectaram um tiro no peito e outro na boca.

Uma jovem dizendo ser namorada de Carlos esteve no local e chorou bastante. Ela disse que seu namorado tinha 18 anos e que ele morava no Conjunto Jardim Tropical. Ricardo Enrique já possuía passagens por roubo e porte ilegal de arma de fogo. A motocicleta em que ele estava, uma Pop 100 de cor vermelha, foi apreendida e apresentada na Delegacia de Polícia Civil do centro de Castanhal, onde o caso foi registrado. O atirador saiu do local sem ser identificado.

Reportagem: Tiago Silva

quinta-feira, 2 de março de 2017

NO MÊS PASSADO, 11 HOMICÍDIOS FORAM REGISTRADOS EM CASTANHAL

O mês de fevereiro encerrou com 11 homicídios registrados na cidade de Castanhal, nordeste do Pará. Na madrugada de terça-feira (28), por volta das 2h30min, no Complexo da Feira da Ceasa, bem próximo ao mercado de carnes, José Lélio Rodrigues da Silva, de idade não informada, foi  assassinado a tiros.

Lélio seria morador de rua e estaria dormindo quando foi alvejado por pelo menos cinco tiros de revólver, sendo 1 na cabeça, 3 abaixo do ombro e 1 na axila direita. Ele morreu no local e o corpo foi removido para ser periciado no Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. No mesmo dia, Fred dos Santos Andrade, de 21 anos, foi espancado até a morte, no final da rua Comandante Assis, área do bairro Nova Olinda. Nenhum assassino foi preso ainda.

Ainda na terça-feira, por volta das 13h, aconteceu um baleamento no Parque Dos Buritis. Uma equipe da Polícia Militar foi até o local do baleamento, mas a vítima já havia sido socorrida por populares e levada para o Hospital Municipal de Castanhal, onde a vítima foi identificada como Esmael Souza da Silva, de 24 anos. Esmael disse que teria sido alvejado por um tiro no ombro esquerdo durante uma possível tentativa de assalto na rua Pau Brasil.

Ele não corre risco de perder a vida, mesmo assim teve que ser transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. O autor do disparo não foi identificado.

Reportagem: Tiago Silva

TROCA DE TIROS: SUSPEITO MORRE NA ZONA RURAL DE INHANGAPI

Na madrugada de ontem, por volta das 3h30min, policiais militares, sob o comando do sargento Domiciano, se deslocaram até a agrovila Trindade, zona rural do município de Inhangapi, nordeste do Estado, para averiguar uma denúncia de que dentro de uma casa estariam membros de uma quadrilha perigosa. “No local fomos recebidos a tiros”, afirma o sargento PM Domiciano.

Houve reação e, durante a troca de tiros, um suspeito foi alvejado e encaminhado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas da cidade de Castanhal, onde não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo logo que deu entrada naquela unidade de saúde. O suspeito foi identificado como Fábio Rodrigues de Souza, de 26 anos. “O Fábio era suspeito de envolvimento em diversos tipos de crimes nas áreas de Inhangapi, Castanhal e Santa Izabel do Pará”, disse o sargento PM Domiciano. Outros 3 suspeitos conseguiram fugir por uma área de matagal.

Reportagem: Tiago Silva

SÃO JOÃO DA PONTA: PRESO COM ARMAS DE FOGO E MACONHA

Policiais militares apreenderam grande quantidade de droga, além de 2 armas de fogo durante uma operação policial realizada no município de São João da Ponta, região do nordeste paraense. Aconteceu na madrugada de terça-feira (28), por volta das 5h.

Após receberem denúncias anônimas, policiais militares foram até a Vila da Mangueira, zona rural de São João da Ponta, às margens da rodovia PA-140. Na propriedade rural, em meio a uma plantação de mandioca, estavam plantados pés de maconha, que foram destruídos. Ainda no local foram apreendidos 4 kg de maconha, além de uma sacola contendo sementes da mesma erva. Foram encontradas ainda 2 armas de fogo, sendo 1 espingarda e 1 escopeta.

Alfael Pierre Paixão, de idade não informada, foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de São João da Ponta, onde ficou de ser autuado pelo crime de tráfico de droga e posse ilegal de armas de fogo. Na delegacia foi descoberto que o acusado estava na condição de foragido do sistema penitenciário. Participaram da missão os sargentos Chagas, Luiz Santos, Cristo, Saraiva, C. Araújo, mais os cabos R. Barreto, C. Borges e o soldado Werlen, todos da Polícia Militar.

Reportagem: Tiago Silva