quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Quatro pessoas morreram em tiroteios e duas foram presas após assassinato do Sargento J. Lameira

Um policial militar morreu após ser alvejado por disparos de arma de fogo em um confronto com bandidos no município de São Francisco do Pará, região do nordeste paraense. Aconteceu na manhã, por volta das 8h30min, depois que o sargento J. Lameira e mais um colega de farda, quando em ronda pelo ramal do km 96, que dá acesso ao município de Igarapé-Açu, resolveram abordar um carro com suspeitos dentro.
Dentro do veículo estavam seis pessoas, sendo três homens e três mulheres, inclusive uma delas gestante. Durante a abordagem, os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra os policiais militares, sendo que o sargento J. Lameira foi atingido no pescoço, ombro e pena. Não se sabe a quantidade exata de tiros que atingiram o policial, que rapidamente foi socorrido e encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas da cidade de Castanhal, onde morreu logo após dar entrada na sala de atendimento. Da UPA, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por necropsia e, à tarde, foi liberado aos familiares para velório e sepultamento. No hospital, vários amigos de farda e familiares, bastante emocionados, lamentaram o fato. Consternada, a esposa do militar não quis falar com a imprensa.
Após os disparos, os criminosos fugiram no mesmo carro abordado. Várias guarnições das policias civil e militar dos municípios de São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Castanhal, Santa Maria do Pará e Nova Timboteua realizaram uma varredura na área na tentativa de localizar e prender os acusados. Até um helicóptero do (Graesp) foi utilizado nas buscas. Já no início da tarde, uma mulher e um homem, apontados como envolvidos na morte do PM, morreram em confronto com policiais envolvidos na missão. Duas mulheres, inclusive a grávida, foram presas. Dois homens conseguiram escapar do cerco policial entrando em uma área de mata. O carro em que eles estavam foi apreendido.
As mulheres presas foram identificadas como Taís Correa Pantoja, 21, e Luciene dos Reis de Souza, de 23 anos, que está com 4 meses de gestação. Taís e Luciene são moradoras do município de Salinópolis, bairros São Tomé e Bom Jesus, respectivamente. Os que morreram em confronto foram identificados como Wellington Santana de Souza, 19, e Valdenice Sarmento Costa, de 18 anos, também moradores de Salinópolis. Os dois homens que fugiram pela mata não foram identificados e, até o fechamento dessa edição, ainda permaneciam foragidos. A arma do policial, uma pistola calibre Ponto 40, que havia sido roubada, foi recuperada. As duas mulheres presas foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil do município de Igarapé-Açu, onde foram apresentadas ao delegado Augusto Damasceno. “Elas foram autuadas pelos crimes de latrocínio, lesão corporal, receptação, furto e associação criminosa. Ambas ficarão custodiadas em um presidio feminino à disposição da justiça”, disse o delegado Augusto Damasceno.
VÍTIMA
João Francisco de Oliveira Lameira, o sargento J. Lameira, tinha 47 anos de idade e 26 na corporação. Era um policial exemplar que morreu deixando esposa e filhos. Morava em Castanhal e tirava serviço em São Francisco do Pará. Nas redes sociais, amigos e parentes comentaram o ocorrido e deixaram suas homenagens. “Meu herói, meu exemplo, meu orgulho. Meu tio morreu fazendo o que amava. Honrou a farda até o fim com garra e hoje se foi. Vai deixar muita saudade, meu tio, herói da família Lameira”, escreveu a sobrinha Beatriz Lameira.
A amiga Ana Laura Feitosa escreveu “mesmo sabendo que a vida não é pra sempre, a gente nunca está preparado pra perder alguém”. Já sua filha Ana Paula Lameira escreveu “Pai, eu te amo muito, meu herói! Melhor pai e avô do mundo”. Familiares não informaram os locais de velório e sepultamento. É o terceiro policial militar morto somente este ano, no Pará. Em dezembro do ano passado, em Castanhal, uma dupla matou a tiros o sargento Tomé, dentro de sua própria casa, no bairro Cariri. Um dos assassinos do sargento Tomé foi preso e outro está foragido.
Fonte: Tiago Silva / Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário